Notas da sessão plenária de 19 de dezembro - 2ª edição
Faixa exclusiva I
O vereador Cacá Pereira (PSDC) é autor de requerimento de sugestão ao Executivo para que seja implantada, na Avenida Iguaçu, faixa exclusiva para ônibus, no trecho compreendido entre a rua Buenos Aires e a avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes (201.00381.2017). Segundo o parlamentar, a medida permitira aos coletivos executar o trajeto de maneira mais rápida, dando maior fluidez ao trânsito.
Faixa exclusiva II
A liberação do uso das faixas exclusivas para ônibus para motociclistas regulamentados, que realizam motofrete, também foi sugerida à Prefeitura de Curitiba por Cacá Pereira (PSDC). Para ele, a medida diminuiria a circulação de motociclistas nos corredores entre os carros, beneficiando motoristas e pedestres (201.00382.2017). Ambas as indicações foram aprovadas nesta terça-feira (19) pelo plenário, em votações simbólicas.
Trincheira
Outros dois requerimentos aprovados sugerem que a Prefeitura de Curitiba construa novas trincheiras na Linha Verde, ambos de Geovane Fernandes (PTB). Em uma das proposições, foi indicado o trecho na altura da rua 1º de Maio (201.00383.2017). No outro, o parlamentar aponta as ruas Anne Frank e Professor João Soares Barcelos (201.00384.2017). Nos dois casos, justifica-se a medida para desafogar o trânsito que, segundo Fernandes, é “caótico” nos horários de pico.
Dia da Bíblia
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), registrou a presença de Mario Reginaldo Hainal e Isabelle Farias, representantes da Sociedade Bíblica do Brasil – entidade que comemora 70 anos em 2017. Noemia Rocha (PMDB) acrescentou que, em alusão ao Dia da Bíblia, comemorado no último dia 10, foram lançados em frente ao Palácio Rio Branco balões que continham em seu interior versículos bíblicos e “vales-Bíblia”. “Agradeço a todos que participaram desta ação e espero que esta mensagem chegue às pessoas certas”, finalizou a vereadora. (Foto 1)
Rainhas
A Câmara de Curitiba recebeu a visita de Joyce Oliveira do Nascimento, rainha da Expo Flores do Ceasa 2017. O convite foi feito pelos vereadores Mauro Bobato e Oscalino do Povo, ambos do Podemos. Também estiveram na sessão Ana Júlia dos Santos, 1ª princesa, e Kauane Mayara dos Santos, 2ª princesa da festa. (Foto 2)
Comunidade judaica
O líder do governo na Câmara de Curitiba, Pier Petruzziello (PTB), informou que neste mês o povo judeu comemora em todo o mundo a semana do Chanucá, também conhecida como festa de Chanucá ou a Festa das Luzes. A data acontece sempre no 25º do mês de Kislew do calendário judaico – no Brasil, essa data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. A palavra chanucá significa inauguração. A celebração desta data dura oito dias e lembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C). (Foto 3)
Utilidade pública
O plenário aprovou em primeiro turno, com 23 votos favoráveis, a alteração da lei municipal 12.717/2008 que declara de utilidade pública o Instituto RPC (015.00004.2017). O projeto atualiza o nome da entidade para Instituto GRPCOM. O autor da proposta é Pier Petruzziello (PTB).
Reunião
A reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, marcada para às 15h desta terça-feira, foi cancelada a pedido do presidente do colegiado, vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC). Isso porque a sessão plenária se prolongou até o período da tarde, quando os vereadores ainda votavam a pauta da ordem do dia.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba