Notas da sessão plenária de 18 de novembro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2015 15h15, última modificação 05/10/2021 07h19

Corrupção I
Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna para falar sobre o que ele chamou de “avanço da corrupção no país”. Ele citou reportagem do jornal Gazeta do Povo, segundo o qual uma funcionária do deputado estadual Gilberto Ribeiro teria sido obrigada a repassar parte de seu salário ao parlamentar. “Infelizmente esse tipo de notícia não é um fato isolado. As denúncias de corrupção não se restringem ao Executivo e ao Legislativo”, disse. (Foto 1)

Corrupção II

“Estou cansado dessa corrupção endêmica e, muitas vezes, aceita pelas pessoas. É inadmissível que escândalos sejam tratados com naturalidade, e os responsáveis finjam que nada aconteceu”, reclamou Galdino, que concluiu lembrando que: “não basta que sejamos honestos, precisamos parecer honestos”.

Conselho Tutelar I
Pedro Paulo (PT) destacou a comemoração do Dia do Conselheiro Tutelar, nesta terça-feira, 18 de novembro. A convite do vereador, a conselheira Dagmar Nascimento, que atua no bairro Boqueirão, elencou alguns avanços obtidos pelos conselheiros ao longo da atual gestão da prefeitura (2013-2016), mas fez um alerta quanto à questões que ainda permanecem em aberto, como a da falta de vagas em creches.

Conselho Tutelar II
“As promessas são feitas há anos e nós conselheiros temos de explicar essa falta de vagas à população”, disse Dagmar Nascimento. A conselheira acrescentou: “o conselheiro tutelar não pode se esconder. O cidadão que nos procura vem cheio de esperança, muitas vezes pensando que podemos realizar milagres, mas não é assim”. (Foto 2)

Escrita oficial
O curso gratuito “Comunicação Escrita Oficial Legislativa”, marcado para hoje (18) e amanhã (19), foi adiado para adequações técnicas, mas ainda não há nova data prevista. O evento é da Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba e tem o objetivo de capacitar servidores para a escrita oficial. Entre os temas abordados estão: língua, linguagem e oralidade; conceitos e características da linguagem escrita; os gêneros do discurso; a comunicação escrita oficial; e o princípio da publicidade, conforme o artigo 37 da Constituição Federal. Outras informações pelo telefone (41) 3350-4775.

Centenário I
A passagem do centenário da construção do primeiro templo da Igreja Adventista do 7º Dia, em Curitiba, foi destacada em plenário por Dirceu Moreira (PSL). Ele manifestou seu desejo de que “as bençãos de Deus continuem recaindo sobre essa entidade religiosa”. Pastor Paulo Bravo lembrou que a Igreja Adventista passou por algumas sedes: o templo da Brigadeiro Franco, inaugurado em 1915; o segundo templo na Ermelino de Leão (1935); o terceiro, na Carlos de Carvalho (1996); e o quarto, em 2010, também na mesma rua. (Foto 3)

Centenário II

“Ao todo em Curitiba temos 25.514 adventistas que frequentam 125 entidades. Em todo o Estado, mais de 89 mil professam sua religiosidade em 889 igrejas dessa denominação”. Bravo lembrou que a Igreja Adventista está presente em 206 países e atua em mais de 891 línguas e dialetos. “Neste sábado, nossa igreja vai comemorar o centenário da construção do primeiro templo. Estão todos convidados”, disse o pastor que recebeu um diploma referente ao voto de louvor sugerido por Moreira.  

Leptospirose
Relembrando o vídeo postado nas redes sociais, em que ratos são vistos à luz do dia na Praça Tiradentes, o vereador Chico do Uberaba usou o horário do PMN na Câmara Municipal para se dizer assustado com os relatos de mortes por leptospirose na cidade. “Um avô chegou ao meu escritório, no bairro, dizendo que o neto faleceu em decorrência da doença. Precisa vigilância urgente!”, pediu o parlamentar. “Curitiba é uma cidade de primeiro mundo. É uma vergonha andar tropeçando em ratos à noite”, criticou. (Foto 4)

Consciência Negra

A tradicional lavação das escadarias da Igreja do Rosário, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, foi destacada por Tito Zeglin (PDT). A atividade inter-religiosa é inspirada na célebre Lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), e será realizada a partir das 9h30 do próximo domingo (22). O parlamentar é autor da lei que incluiu a Festa da Igreja do Rosário no calendário oficial do município.

Louvor
Cristiano Santos (PV) utilizou o pequeno expediente para homenagear o comerciante Valdemar Lopes Ferraz, também conhecido como “Xixo”. O empresário administra, em companhia do filho, o “Espetinho Daniel e Xixo”, estabelecimento localizado no bairro Hugo Lange. De acordo com ele, o negócio começou pequeno, mas hoje conta com centenas de avaliações positivas na internet (077.00255.2015). (Foto 5)

Festa na CIC
A comemoração pelos 50 anos da Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), será neste sábado (21). O convite para a festa foi do vereador Toninho da Farmácia (PDT).