Notas da sessão plenária de 18 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2019 15h10, última modificação 04/11/2021 12h46

Comunidade Escola I
O vereador Edson do Parolin (PSDB) agradeceu publicamente a Prefeitura de Curitiba pela retomada do programa Comunidade Escola. A partir deste sábado, a Escola Municipal Professora Nansyr Cecato Cavichiolo ficará aberta aos sábados, das 13h às 17h, para a oferta de atividades gratuitas. São brincadeiras, jogos, contação de histórias, oficinas de artesanato, shows de música e dança e cursos voltados a crianças, jovens, adultos e idosos. (Foto)

Comunidade Escola II
O parlamentar  disse que os moradores do Parolin têm muito orgulho da escola, pela “educação de qualidade”. “Falta tudo na comunidade. A gente briga por [causa de] enchente e por asfalto, mas ali dentro [da escola] a gente não perde pro Batel. Na minha época [de criança], os nossos heróis eram o Homem Aranha, o Super Homem [personagens de histórias em quadrinhos]. Hoje dentro das favelas quem são os heróis das crianças são os bandidos. Então, quando abre uma escola no final de semana pra recolher as crianças, para nós é muito importante”, justificou.

Adiamento
A pedido do vereador Marcos Vieira (PDT), foi adiada por três sessões a discussão no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, em primeiro turno, da declaração de utilidade pública à Associação Transforme Sorrisos (014.00049.2018). A proposição volta à pauta de votações na semana que vem. A organização leva apresentações culturais a 2 mil crianças por ano.


Meia-entrada I
Pela terceira vez consecutiva, Professor Euler (PSD) solicitou o adiamento da votação do projeto de lei que regulamenta a meia-entrada para alunos de cursos livres de Curitiba (005.00212.2017). A meia-entrada, segundo a proposta, poderá ser estendida a alunos de cursos livres autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), pela Secretaria Municipal da Educação (SME) ou pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), para a compra de ingressos de cinema, teatro, circo, espetáculos musicais e eventos esportivos, dentre outros.

Meia-entrada II
Pronta para votação em plenário desde setembro de 2017, a proposta estava na ordem do dia de 25 de fevereiro, sendo adiada por 3 sessões plenárias; retornou à pauta do dia 12 de março, quando o autor pediu novo adiamento por 2 sessões; e estava prevista para ser debatida amanhã (19). O novo adiamento, por 6 sessões plenárias, foi aprovado pelo plenário (085.00002.2019). Com isto, o texto retorna à ordem do dia de 2 de abril.

Comissão de Educação
Jairo Marcelino será o novo representante do PSD na Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC. Ele ocupará a vaga de Bruno Pessuti, conforme requerimento (019.00037.2019) da bancada do PSD, lido na sessão desta segunda-feira (18). O colegiado também reúne Marcos Vieira (PDT), presidente, Professor Silberto (MDB), vice, Julieta Reis (DEM) e Mestre Pop (PSC).

Em tramitação
Começou a tramitar oficialmente no Legislativo, com a leitura no pequeno expediente da sessão, projeto de lei para declarar de utilidade pública municipal a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz, instituição de ensino localizada no bairro Sítio Cercado. O projeto (014.00007.2019) é de iniciativa do vereador Professor Silberto (MDB).