Notas da sessão plenária de 18 de abril - 2ª edição
Transporte coletivo
Dr. Wolmir Aguiar (PSC) citou matéria divulgada, no jornal Gazeta do Povo, de que Curitiba continua sendo referência no modelo de transporte coletivo, apesar de questões como responsabilidade na aquisição de nova frota, ônibus sucateados entre outros itens pouco discutidos, na sua opinião. “Debateu-se em legislaturas anteriores a implantação do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, [também] o metrô. Curitiba tem que acompanhar as modernidades e adequações necessárias”, pontuou. (Foto 1)
Petróleo
“Ontem o presidente [da Câmara Municipal de Curitiba] Serginho do Posto e eu fomos convidados para conhecer a Unidade Offshore Techint no litoral do Paraná”, informou Bruno Pessuti (PSD). O parlamentar lembrou que, ano passado, fez uma solicitação de indicação ao Executivo para que a prefeitura aderisse ao manifesto das novas regras da indústria do petróleo e do gás. “Havia, à época, o risco de uma redução do conteúdo local”, comentou ele, que disse ter a oportunidade de conhecer a plataforma P-76, um casco de navio com 300m de comprimento onde foram instalados 20 módulos construídos por paranaenses. “São 4.500 empregos diretos gerados e mais 16 mil indiretos”. (Foto 2)
Audiência
Oscalino do Povo (Pode) convidou os vereadores para participarem da audiência pública de sua iniciativa que será realizada hoje, às 14h, no auditório do Anexo II do Legislativo. O tema do encontro serão as obras de contenção das cheias na bacia do rio Pinheirinho em especial na extensão dos bairros Fanny, Lindoia, Guaíra e Parolim (saiba mais).
CIC
Zezinho Sabará (PDT) concordou com as afirmações feitas ontem pelo vereador Toninho da Farmácia (PDT) sobre os comentários feitos sobre a vida pessoal do vereador. “Trabalhamos pelo povo mais humilde porque é o nosso dom”, disse o pedetista. O vereador comentou que a CIC tem recebido muitos moradores vindos do Nordeste. “Se a CIC fosse um município, seria o 9º em população em todo o estado”, analisou. (Foto 3)
Israel
Pier Petruzziello (PTB) registrou as festividades em comemoração aos 70 anos de criação do Estado de Israel. “É um país que tem um papel fundamental na agricultura e na tecnologia, a única democracia no oriente médio. Precisamos valorizar o que representa Israel para o mundo e para o povo judeu”. De acordo com o calendário hebraico, as festividades do dia da independência do Estado judeu começam nesta quarta-feira (18). Ezequias Barros (PRP) também citou o aniversário e disse que será realizado evento na Câmara Municipal para prestigiar a data. (Foto 4)
Falecimento
Thiago Ferro (PSDB) lamentou o falecimento de José Luís Barbosa Ramalho Clerot, ministro do Supremo Tribunal Militar e deputado federal constitucionalista. “Um homem que marcou a história do Brasil por cuidar das pessoas e cuidar do país”. DE acorco com o vereador, Clerot morreu em paz na companhia dos familiares. “Que tenhamos mais homens como Clerot”, disse o vereador. (Foto 5)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba