Notas da sessão plenária de 17 de maio - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2017 14h20, última modificação 18/10/2021 07h41

Desagravo I
O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), fez um desagravo ao vereador Mauro Bobato (PTN) a respeito de críticas recebidas pelo parlamentar ao parecer emitido por ele ao projeto do prefeito que trata do Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC) – 005.00194.2017, que passou pela análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ontem (17) – leia mais. “Acredito que essas pessoas não tenham ligação com os sindicatos, com os quais estabelecemos uma ponte. Temos respeito e damos todo espaço para que os sindicatos possam se manifestar”, disse Serginho. (Foto 1)

Desagravo II

“Digo aqui que essa crise não foi causada pela Câmara. Quem provocou essa crise tem nome e sobrenome. Ficou no poder até dia 31 de dezembro. Essa crise já dava sinais há muito tempo. Nenhuma atitude foi tomada pela gestão passada. Agora a Câmara tem uma responsabilidade de gestão”, frisou Serginho do Posto. Mauro Bobato agradeceu o apoio recebido. Em outro momento da sessão, Ezequias Barros (PRP) se solidarizou com Bobato. “Imagine que foi só a admissibilidade do projeto, imagine quando for o voto. Temos responsabilidade, estamos pensando a cidade para os nossos netos, não podemos nos acovardar”, disse.

Guarda Municipal
No pequeno expediente desta quarta-feira (17), o vereador Toninho da Farmácia (PDT) lamentou o arquivamento pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação, do seu projeto de lei que previa a presença da Guarda Municipal 24 horas em equipamentos públicos (005.00090.2017). “A Secretaria de Defesa Social dizia que gerava despesa, mas unidades de saúde e escolas são prejudicadas”, disse. Segundo ele, o monitoramento eletrônico terceirizado, realizado pela empresa G5 não é suficiente. “A Guarda Municipal é o que há de mais preparada para cuidar dos bens da nossa cidade”, afirmou. (Foto 2)

Homofobia

O Dia Municipal contra a Homofobia, comemorado neste 17 de maio, foi lembrado em plenário pela vereadora Professora Josete (PT). “Independente das pessoas aceitarem, concordarem ou não, entendemos que as pessoas não podem sofrer violência a partir de uma orientação sexual tida como fora do padrão”, disse. “Acredito que é importante que se mantenha uma discussão quanto ao ódio e o preconceito presentes na nossa sociedade. Temos que respeitar o direito de cada um expressar sua sexualidade. O Brasil está entre os países mais homofóbicos e Curitiba entre as capitais mais violentas”, lamentou. (Foto 3)

Estação de ginástica
O vereador Tico Kuzma (Pros) agradeceu a resposta encaminhada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de que três estações de ginástica e alongamento em aço inox, sugeridas por ele ao Executivo, já estão indicadas em licitação aberta pelo Município. Os equipamentos serão instalados no Capão Raso, Pinheirinho e Novo Mundo. “É importante que as secretarias nos respondam, se serão aproveitadas as nossas sugestões”, comentou. (Foto 4)

Alvará
Tico Kuzma falou que esteve em reunião na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) para discutir sobre seu projeto de lei, em parceria com Helio Wirbiski (PPS) que trata do Alvará de Licença de Funcionamento Condicionado (005.00206.2017). “Há empresários que precisam do alvará, mas como o imóvel está irregular, devido a ampliações que são feitas durante o tempo, não conseguem o alvará”. Segundo o vereador, a intenção é que haja a liberação do alvará mediante o cumprimento de diversas exigências e o acompanhamento técnico do imóvel.

YouTube da Câmara I
Bruno Pessuti (PSD) destacou que desde a última segunda-feira (15) as sessões plenárias estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da Câmara de Curitiba no YouTube. “Convidamos todos os vereadores que se inscrevam no canal”, afirmou o primeiro-secretário do Legislativo. Ele parabenizou a Diretoria de Comunicação e a Seção de Registro e Reprodução Sonora pela iniciativa. (Foto 5)

YouTube da Câmara II
A transmissão ao vivo pelo YouTube começou devido a um problema técnico com a TV Câmara, que transmite as sessões e demais atividades realizadas no Palácio Rio Branco por meio do site institucional. A Rádio Online, que também abrange o auditório do Anexo II, continua no ar.

Ordem do dia I

Aprovada em segunda votação unânime, com 34 votos favoráveis, a proposta de lei que denomina logradouro público de Curitiba de Flávio Kinap seguirá para a sanção do prefeito (009.00011.2017). Natural de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ele trabalhou durante 40 anos no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e faleceu em dezembro de 2008. A iniciativa é do vereador Tito Zeglin (PDT). (foto 6)

Ordem do dia II
A segunda votação do Dia do Garçom, que deverá fazer parte do calendário oficial da cidade, ficou para a próxima semana. O autor da matéria (005.00119.2017), Mauro Ignácio (PSB), estava ausente do plenário. O vereador representou a Câmara em evento da Prefeitura da Curitiba.