Notas da sessão plenária de 17 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2016 15h20, última modificação 07/10/2021 06h48
Shinobi I
A convite do vereador Jonny Stica (PDT), estiveram na Câmara na manhã desta terça-feira (17) os alunos do curso Jogos Digitais da Universidade Positivo, que participaram neste último fim de semana do evento Shinobi Spirit, onde foram premiados com o Concurso Game Curitiba, voltado para desenvolvedores de jogos eletrônicos. “É função dessa Casa estimular boas ideias e projetos que estejam em acordo com o interesse público e, a homenagem a esses jovens é procedente”, defendeu Stica.

Shinobi II

O evento Shinobi Spirit está em sua 17ª edição e oferece ao público o melhor da cultura pop (nerd, otaku, geek), com diversas atividades como concurso de cosplay, concurso de animeoke, apresentações de dança e de bandas, entre outras atividades. Nicholas de Lucca, um dos alunos vencedores do Concurso Game Curitiba, destaca que, apesar da falta de experiência e de equipamentos específicos, foi possível ao grupo ganhar o certame com o game “Chuvitiba”. “Curitiba tem potencial para atividades como o desenvolvimento de games e nós apostamos nisso”, salientou o estudante (Foto 1).  

Metrô I
Jorge Bernardi (Rede) destacou a fala do secretário municipal de Planejamento, Fábio Scatolin, sobre o aumento das possibilidades – no governo Temer - da construção do metrô, em Curitiba. “O senhor está há três anos como secretário do Planejamento, é um poderoso secretário e, nesse tempo, a proposta do metrô não saiu do papel, a não ser com declarações e com eventos que foram feitos na cidade anunciando o edital do metrô. "Me" engana que eu gosto”, disse Bernardi. “Vamos parar de enganar o povo de Curitiba. Vamos fazer um plano de mobilidade urbana para a cidade, um plano que preveja todas as formas de trânsito. Isso é previsto pela lei de mobilidade urbana e pelo Estatuto das Cidades”, acrescentou (Foto 2).

Metrô II
“Lembro que num desses eventos, em 9 de maio de 2014, além de participar da solenidade - que contou com a presença de vários vereadores – a presidente Dilma anunciou um aumento da verba de R$2,1 bilhões. E o que aconteceu? Absolutamente nada”. Bernardi lembrou que as tentativas mal sucedidas de implantar o metrô têm origem na década de 1980, ainda sob a gestão do prefeito Maurício Fruet. “Hoje Curitiba só copia. Quero lamentar a forma como procuram enganar a população de Curitiba dizendo que com o governo Temer o metrô vai sair”, concluiu.

Telhado verde
Professor Galdino (PSDB) usou a tribuna, durante o pequeno expediente, para destacar o fato de que recentemente a cidade de Recife adotou o sistema conhecido “telhados verdes”. Segundo ele, “trata-se de um projeto desenvolvido por mim e que tramita nesta Casa há três anos, mas que não prosperou, em função do lobby do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR)”. Para Galdino, a entidade sindical não quer novas obrigações para construtores e empreiteiros, que seriam obrigados a planejar aspectos como, por exemplo,  sustentabilidade e renovação do ar circulante, entre outros (Foto 3).

Corrupção I
Na tribuna, Professora Josete (PT) declarou que todo combate à corrupção é necessário, mas “a partir do momento em que o presidente temporário nomeia ministros que respondem por crimes na Operação Lava Jato e em outras investigações de improbidade, não dá para acreditar que se trata de algo sério”. Para ela, diante destas nomeações, o discurso anticorrupção fica parecendo desculpa para justificar o golpe que, segundo ela, o governo anterior sofreu (Foto 4).

Corrupção II
Ela destacou que reformas estruturais são necessárias. “Judiciário, Ministério Público, realização e fiscalização de obras públicas. Tudo deve passar por revisão, mas para isso, é necessário que o país viva esse momento de conscientização”. Ela concluiu lembrando duas frases. Uma do jornal New York Times, segundo o qual “o Brasil é um país onde uma pessoa que não rouba é julgada por ladrões”. A outra frase é do ex-presidente norte-americano, Thomas Jefferson: “quando a injustiça se torna lei a resistência torna-se um dever”.

Utilidade Pública
Deu início ao trâmite regimental, após leitura no pequeno expediente desta terça-feira, o projeto de lei de Bruno Pessuti (PSD) que declara de utilidade pública a Associação dos Funcionários da Secretaria de Estado da Agricultura (AFSEAG-PR) – 014.00017.2016.

Viaduto do Órleans
O vereador Mauro Ignácio (PSB) encaminhou, à Prefeitura Municipal, pedido de informações oficiais sobre a previsão de recursos, na LDO 2017, para a elaboração de projeto a fim da duplicação ou ampliação do Viaduto do Órleans, na BR 277 (062.00180.2016).

Regras eleitorais
A Câmara Municipal sediou, nesta segunda-feira (16), a palestra “As Novas Diretrizes do Direito Eleitoral Brasileiro”, com o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Gustavo Guedes. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes e puderam tirar dúvidas sobre a nova legislação eleitoral. A iniciativa foi do vereador Pier Petruzziello (PTB) e contou com a presença de Geovane Fernandes (PTB) e Paulo Salamuni (PV).

Valorização da enfermagem
O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) realizou audiência pública voltada à categoria na tarde desta terça-feira (17), no auditório da Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD), que fez a abertura oficial do evento. “O debate acontece no Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Enfermagem. As reivindicações da classe são relacionadas à jornada de trabalho, local adequado para o descanso e um piso salarial mais justo”, destacou. Cerca de 80 pessoas participaram do evento (Foto 5).

Colaboraram: Claudia Krüger, Filipi Oliveira e João Cândido Martins.