Notas da sessão plenária de 17 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 17/04/2017 13h45, última modificação 15/10/2021 11h43

Homofobia I
No pequeno expediente desta segunda-feira (17), a vereadora Katia Dittrich (SD) lamentou o caso de homofobia praticado contra um casal que planejava se mudar para uma residência no bairro Água Verde. “Neste sábado (15), estive na Praça Elias Abdo Bittar, onde aconteceu um ato contra a homofobia, onde centenas de amigos e militantes estiveram para dar um basta à homofobia”, disse. “Não podemos tolerar a homofobia. Ela fere, destrói, mata todos os dias. Exigimos respeito. Mexeu com um, mexeu com todos”, declarou a vereadora. (Foto 1)

Homofobia II
“Dois cidadãos, vítimas de homofobia, que foram expostos”, lamentou o vereador Goura (PDT). “A situação que se coloca é que temos que ser intransigentes com a violência, pois isso é um ato de violência. Curitiba tem um histórico de agressões a homossexuais e travestis. Independente do que as pessoas fazem na sua vida privada ou da sua opção sexual, não podemos permitir isso”, declarou o vereador.

Paixão de Cristo
O vereador Thiago Ferro (PSDB) comentou sobre a realização da 39ª Paixão de Cristo, na Pedreira Paulo Leminski, na última sexta-feira (14). “Refleti muito sobre o propósito de Jesus, sobre a tolerância. Preocupa-me o posicionamento dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, para uma possível guerra nuclear”, apontou. Ele ainda citou a corrupção no Brasil, a operação Lava Jato e as 10 Medidas Contra a Corrupção. “Separar o partidarismo, a ideologia, pensar em todos os curitibanos, desenvolvermos o melhor para a nossa cidade”, disse. (Foto 2)

Santa Felicidade
Mauro Ignácio (PSB) registrou audiência pública na Regional de Santa Felicidade, na última quarta-feira (12). “Pudemos comemorar o início das obras de revitalização da avenida Manoel Ribas, investimento de R$ 20 milhões, as obras já estão em execução, era um clamor daquela comunidade há mais de 20 anos. Nosso agradecimento ao prefeito Rafael Greca e ao secretário de Obras Públicas, Eduardo Pimentel”, disse. (Foto 3)

Liceu de Ofício
A vereadora Katia Dittrich (SD) encaminhou pedido de informações oficiais ao Município sobre o funcionamento do Liceu de Ofício do Sambaqui (062.000206.2017). Ela deseja saber qual o horário das atividades, a quantidade e quais são os funcionários lotados no equipamentos, além dos cursos oferecidos nesta unidade. “O local parece estar fora de funcionamento, sempre fechado e sem funcionários para atendimento à população”, diz a justificativa da vereadora.

Aeroporto
A retirada de diversas paradas de ônibus da linha ligeirinho Aeroporto foi questionada pelo vereador Goura (PDT) ao Executivo. “A mudança da linha de ônibus Ligeirinho Aeroporto pegou seus usuários despreparados na manhã da última segunda-feira (10).  Os poucos avisos colocados nos locais de embarque e desembarque da linha não foram suficientes para evitar sobressaltos”, diz a justificativa do requerimento (062.00209.2017). “Considerando a atual relação da URBS e da COMEC, são poucos os motivos apresentados que justificam o fim dessa linha, que atendia o interesse de viagens de trabalhadores e turistas”, continua.

Cancelamento
A reunião da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania e Segurança Pública, agendada para esta segunda-feira (17), não ocorreu, por falta de quórum.

Falecimentos
O plenário realizou um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Nelson Xavier Paes. Segundo Felipe Braga Côrtes (PSDB), que solicitou a homenagem póstuma, “Nelsão”, como era conhecido, trabalhou muito tempo na prefeitura, no Departamento de Limpeza Pública. O falecimento ocorreu hoje e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério Água Verde. Geovane Fernandes (PTB) pediu que a homenagem fosse estendida a Martin Ferraresso, o “Seu Martim”, que morreu no domingo (16). O parlamentar disse que o fato “deixou a comunidade do Xaxim muito triste”. O sepultamento foi realizado no cemitério Jardim da Saudade na manhã desta segunda.