Notas da sessão plenária de 17 de abril
Tarifa temporal I
Bruno Pessuti (PSD) retomou a defesa da implantação do bilhete único, também chamado de tarifa temporal, em todas as linhas de ônibus de Curitiba. Projeto de sua iniciativa, que em maio de 2017 encerrou o trâmite nas comissões e já pode seguir para votação em plenário, pretende alterar a lei municipal 12.597/2008, que regulamenta o transporte coletivo da cidade (005.00016.2017). A ideia é que o usuário, dentro de um determinado período de tempo, faça quantas integrações forem necessárias, independentemente de embarcar em pontos convencionais, terminais ou estações-tubo. (Foto 1)
Tarifa temporal II
A proposta de lei, justificou Pessuti, daria liberdade aos passageiros. “Aí está uma solução para que as pessoas voltem a utilizar o transporte coletivo em Curitiba." O vereador ainda exibiu reportagem da RPC com exemplos em que a integração temporal já é ofertada em linhas convencionais, como no Interbairros I, pelo intervalo de duas horas. Ela pode ser feita em outras quatro linhas: o período vai de cinco minutos a duas horas, apenas a quem usa o cartão-transporte, e a relação esrpa disponível para consulta no site da Urbs.
Lideranças evangélicas
Ezequias Barros (PRP) agradeceu o convite do prefeito Rafael Greca para o café da manhã com lideranças evangélicas, realizado nessa terça-feira (16) no Salão de Atos do parque Barigui. A atividade reuniu vereadores de Curitiba e cerca de 100 pastores. Segundo Barros, foram discutidos diversos assuntos, como o papel social das igrejas, como no atendimento à população em situação de rua e às pessoas com dependência química. Outro tema debatido, apontou ele, foi a Marcha para Jesus, que ocorre anualmente no mês de maio. Sobre a Semana Santa, o orador destacou a lembrança da morte de Jesus, "mas principalmente, no domingo, da ressurreição". (Foto 2)
Vila Verde I
"É para isso que estamos aqui, para atender o povo dos bairros de Curitiba, principalmente os que mais necessitam. Gostaria de agradecer os vereadores corajosos, que pensam no povo de nossa cidade", afirmou Toninho da Farmácia (PDT) sobre a flexibilização das normas para servidores temporários. De iniciativa do Executivo, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) foi confirmado em plenário na última segunda-feira (15) e aguarda promulgação pela Mesa Diretora da CMC (001.000003.2018). O parlamentar pediu que o prefeito Rafael Greca priorize, com as novas regras, a contratação de profissionais para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) João Botelho, na Vila Verde, CIC. (Foto 3)
Vila Verde II
"Que possam [com as novas contratações, via processo seletivo simplificado] abrir as salas, que são para 200 crianças. Temos pais e mães que precisam trabalhar. Precisamos urgentemente abrir as vagas", declarou o parlamentar. A unidade foi entregue em julho do ano passado e leva o nome de João Botelho, um dos fundadores da Vila Verde, por indicação de Toninho da Farmácia, autor da lei municipal 15.021/2017. Ele ainda registrou uma reunião realizada no Centro de Controle Operacional (CCO), da Urbs, para estudo de soluções contra acidentes em cruzamento do Vitória Régia, na CIC.
Paixão de Cristo
Segundo Marcos Vieira (PDT), a encenação da Paixão de Cristo na Rua da Cidadania do Bairro Novo, nesta sexta-feira (19), a partir das 20 horas, deve reunir cerca de 12 mil pessoas. O vereador prevê que essa será a maior das seis apresentações deste ano alusivas à Paixão de Cristo. O espetáculo é organizado pelo grupo de teatro Arte e Vida, há 19 anos. (Foto 4)
Espaço público
Cacá Pereira (DC) apresentou pedido de informações à Prefeitura de Curitiba que questiona sobre a existência de um projeto de ocupação do espaço onde funcionava o CMEI Barigui, no bairro CIC (062.00156.2019). Segundo o vereador, o equipamento público funcionava ao lado do CMEI Hugo Peretti. Em outro requerimento, Mauro Ignácio (PSB) também pergunta à gestão do prefeito Rafael Greca se existe previsão para implantação de algum equipamento público no espaço onde funcionava a antiga Gibiteca, na rua Arthur Belache, Jardim Pinheiros (062.00157.2019).
Atendimento pediátrico
Diversas “denúncias de ausência e de dificuldade de agendamento para consultas pediátricas” na UPA Boa Vista levaram Fabiane Rosa (DC) a protocolar pedido de informações ao Executivo sobre o atendimento às crianças do equipamento (062.00158.2019). No documento, a vereadora pede a relação de médicos pediatras lotados na unidade, horário de atendimento, tempo médio de espera para uma consulta e número de atendimentos diários, incluindo urgências e emergências.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba