Notas da sessão plenária de 16 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 16/10/2018 13h05, última modificação 29/10/2021 07h50

Contrapartida 1
“A avenida Salgado Filho está esburacada, as ruas internas [da regional do Cajuru] estão esburacadas”, protestou Helio Wirbiski (PPS), perguntando à liderança do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba o porquê de ter sido autorizada a construção de um prédio de 36 metros de altura na área ocupada hoje pela empresa Electrolux sem que fosse exigida contrapartida social ao empreendimento, uma vez que ele está fora das especificações do zoneamento da região.

Contrapartida 2
“A empresa Electrolux se instalou e cresceu junto com a região Leste de Curitiba”, disse Wirbiski no início da sessão, “ela gera empregos e recolhe impostos”. “Agora o tráfego de caminhões impacta a região e não há contrapartida. Poderiam ter chamado os conselhos de segurança para conversar”, acrescentou o vereador, que pediu explicações para o Executivo. (Foto 1)

“Faz um ano!”
Dizendo que um engenheiro “não pode manchar o nome de uma secretaria inteira”, o vereador Toninho da Farmácia (PDT) cobrou obra prometida para a rua Airton Duma, na Vila Verde, dentro do bairro Cidade Industrial de Curitiba. Segundo o parlamentar, funcionário da Smop (Obras Públicas) esteve no local há um ano, realizou a topografia da via, que precisa de correção em 100 metros de manilhamento, mas nada foi feito. Ele pediu uma providência ao secretário Eduardo Pimentel e ao diretor de pontes e drenagem da pasta, Augusto Meyer. (Foto 2)

9º adiamento
Foi adiado hoje, pela nona vez, a votação do projeto de lei que obriga condomínios, supermercados e hipermercados a criarem pontos de coleta de óleo de cozinha usado, como incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem do produto (005.00226.2017, com substitutivos 031.00036.2018 e 031.00053.2018). Julgando que não haveria tempo para debater a proposta, Professor Euler (PSD), que assina a proposição com Felipe Braga Côrtes (PSD), pediu para que a discussão ficasse para o dia seguinte. A votação está prevista para esta quarta-feira (17).

Proteção aos idosos
O vereador Professor Silberto (MDB) pergunta à Prefeitura de Curitiba, oficialmente (062.00492.2018), sobre quais equipamentos públicos oferecem à população serviços de saúde preventiva. Ele pede a relação dos órgãos, os tipos de atendimento e a quantidade dos idosos que usufruíram dessas políticas públicas. Também pede o detalhamento das ações chamadas “Portais do Futuro”. “Muitos idosos desconhecem ou não possuem acesso aos programas preventivos à terceira idade”, argumenta o autor na proposição.

Utilidade pública
Começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba proposição do vereador Serginho do Posto (PSDB), atual presidente do Legislativo, que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Santa Rosa. A instituição fica no bairro Cajuru e tem ensino fundamental e médio (014.00037.2018).

Libras
Dona Lourdes (PSB) sugeriu que se inclua no curricular municipal o ensino obrigatório da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a todos os alunos matriculados (201.00086.2018). A autora da sugestão lista uma série de razões que fundamentam seu pedido como, por exemplo, o fato de que todas as crianças, independente de deficiência, gozam da totalidade dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, devendo lhes ser garantido pela administração pública todas as oportunidades e facilidades para desenvolver as suas capacidades físicas, mentais, morais, espirituais e sociais, em condição de liberdade e dignidade, conforme salientado no artigo 3º e seu parágrafo único do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Banheiros
O plenário acatou a sugestão proposta por Toninho da Farmácia (PDT) de instalação de banheiros na Praça da UPS, entre as ruas Jornalista Rubens Ávila, Ney Pacheco e Beato Pedro Donders, na Vila Verde, no CIC (203.00150.2018). De acordo com o vereador, a solicitação veio dos moradores, pois o espaço é muito frequentado devido aos equipamentos implantados no local e aos constantes campeonatos realizados. “É uma praça muito movimentada, o local onde todo o povo se reúne”. Toninho lembrou que os equipamentos que estão lá são provenientes das emendas propostas por ele.  “A implantação dos banheiros pode beneficiar os moradores e as pessoas que vêm de fora. A ideia é preservar as famílias que ali vivem e frequentam a praça”.

Homenagem
Helio Wirbiski (PPS) anunciou que irá discutir na sessão desta quarta-feira (17) seu projeto que denomina de Karlos Heinz Rischbieter, um dos logradouros públicos da capital (009.00012.2018). O homenageado foi ministro da Fazenda durante o governo do presidente João Batista Figueiredo. A matéria obteve aprovação em primeiro turno com 30 votos favoráveis e retorna para segunda votação amanhã.