Notas da sessão plenária de 16 de outubro
Participação no orçamento I
Presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, o vereador Thiago Ferro (PSDB) convidou a população a participar da fase de consulta pública das leis orçamentárias. Nas dez administrações regionais da cidade, e nos prédios do Legislativo, foram colocadas urnas para receber a opinião dos cidadãos, assim como disponibilizado um formulário online para a consulta pública (leia mais). “O prazo termina amanhã”, lembrou o parlamentar. (Foto 1)
Participação no orçamento II
“Peço aos vereadores para reforçar a divulgação nesta reta final”, sugeriu Thiago Ferro. Ele lembrou que as leis orçamentárias em trâmite na Câmara Municipal indicam que a Prefeitura de Curitiba planeja concluir a Linha Verde, aumentar as obras de pavimentação, manter os investimentos na Saúde e obter financiamentos internacionais para a cidade.
Horário de verão I
“Acho que o governo federal deveria ter acabado com o horário de verão”, opinou a vereadora Julieta Reis (DEM). Ela argumentou que, enquanto os bares e restaurantes vão funcionar independentemente do horário de verão, trabalhadores e mães, que já acordavam cedo, “agora terão que levantar à noite”. “E isso sem uma justificativa plausível”, acrescentou, reclamando dos efeitos que a mudança de horário tem no “relógio biológico definido”, como ela própria disse. (Foto 2)
Horário de verão II
Sabino Picolo (DEM) concordou com a vereadora Julieta Reis, que o horário de verão deveria acabar, mas fez uma ressalva. Ele discorda de quem menospreza o ato de acordar cedo. “Acordar cedo não é feio, não prejudica ninguém. [Acordar cedo] faz parte [da cultura] de quem quer trabalhar”, disse. No fim do dia, acrescentou, “a pessoa não precisa ir ao bar, pode fazer uma aula de tênis ou caminhar no parque Barigui”. (Foto 3)
Dia do professor
A comemoração do Dia do Professor, neste domingo (15), foi lembrada em plenário pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). Ela destacou a importância a profissão para o país e parabenizou individualmente os parlamentares Silberto (PMDB), Euler (PSD), Josete (PT) e Fabiane Rosa (PSDC), que lecionavam antes de ingressarem na vida pública.
Casamentos simultâneos
O vereador Osias Moraes (PRB) comemorou a realização, pela Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus), de 14 mil casamentos simultâneos no dia 12 de outubro, em várias cidades do mundo, sendo 11.361 em todo o Brasil. “É algo muito especial para nós, que lutamos para contribuir com a família, já que o casamento é um dos pilares da doutrina cristã”, completou Moraes. Ele citou dados do IBGE, que registrou 1,1 milhão de casamentos no Brasil em 2016. (Foto 4)
PMDB Mulher
“Convido todos ao encontro do PMDB de Curitiba, nesta segunda-feira (16), às 18h30. Todos podem participar”, anunciou Noemia Rocha, presidente do diretório provisório da cidade. Chamando a atenção para o trabalho do PMDB Mulher, ela brincou com o plenário: “queremos tirar 15 vereadores homens e pôr mulheres, para ficar 50% a 50%”. Ela também pediu que, na próxima composição da Mesa Executiva, duas mulheres integrem o grupo de oito parlamentares que dirigem a Câmara Municipal – hoje Julieta Reis (DEM) é a única mulher na Mesa. (Foto 5)
Saída do bloco
Como já foi anunciado na semana passada (leia mais), o PV deixa, a partir de hoje, o bloco parlamentar liderado por Helio Wirbiski (PPS, Pros, PRP, PRB, PSDC e PTB). O requerimento (405.00009.2017) foi lido no início da sessão plenária. A legenda tem dois parlamentares na Câmara de Curitiba: Maria Leticia Fagundes e Cristiano Santos.
Utilidade pública I
Foi aprovado com 29 votos positivos em 1º turno o projeto de autoria do vereador Paulo Rink (PR) que declara de utilidade pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima - Ensino de 1º Grau (014.00031.2017).
Utilidade pública II
Começou a tramitar, nesta semana, projeto do vereador Thiago Ferro (PSDB) que pede declaração de utilidade pública para a organização não-governamental CTM Cultural (014.00068.2017). Trata-se de um grupo de teatro que funciona há 18 anos com a realização de peças em comunidades carentes.
Homenagem
Os vereadores realizaram um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Henor Pintos dos Reis, que era membro do Diretório Nacional do Partido Verde e um dos fundadores da agremiação no Paraná. O registro foi feito por Cristiano Santos (PV), que lamentou a perda. “Ele lutava contra o diabetes e faleceu no sábado, aos 73 anos de idade. O partido perde um de seus pilares, um homem dedicado e comprometido com as causas ambientalistas e demais causas defendidas pelo PV”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba