Notas da sessão plenária de 16 de novembro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2015 13h40, última modificação 04/10/2021 11h39
Silêncio por Paris
As vítimas dos atentados terroristas em Paris, na noite da última sexta-feira (13), foram lembradas em minuto de silêncio da Câmara Municipal de Curitiba, no início da sessão de hoje (16). Segundo as últimas informações do governo francês, 129 pessoas morreram e cerca de 350 ficaram feridas nos tiroteios e explosões, assumidos pelo grupo Estado Islâmico. “Temos que lamentar também a tragédia em Mariana [MG]”, acrescentou a vereadora Julieta Reis (DEM). (Foto 1)

Área Calma
Chico do Uberaba (PMN) foi à tribuna para falar da restrição de velocidade (40km/h) para veículos na região central da cidade, que passou a valer nesta segunda-feira (saiba mais). O vereador salientou que 16 radares de outros locais estão sendo removidos para reforçar a fiscalização do Centro. “Quem está fazendo a remoção desses radares? A empresa Consilux ou funcionários habilitados da prefeitura?”, indagou Uberaba, que também destacou a severidade das punições. “O intuito é arrecadar? A preocupação é melhorar o trânsito ou arrecadar [com a aplicação de multas]?” (Foto 2)

Etimologia I
O vereador Chicarelli (PSDC) ocupou a tribuna para comentar o uso por parte do vereador Pier Petruzziello (PTB) [em seu twitter pessoal] da expressão “idiotas”, referindo-se a colegas de parlamento. Para Chicarelli, a palavra foi usada em referência ao seu projeto que pretende a inserção da expressão “Deus seja louvado” nos textos das placas inaugurais de obras do município. Chicarelli lembrou que originalmente a palavra “idiota” designava o cidadão que optava por permanecer alheio aos assuntos da pólis, da sociedade. “Com o tempo a palavra passou a ter um significado totalmente negativo. Chamar alguém de idiota significa hoje dizer que se trata de um imbecil desprovido de bom senso” afirmou Chicarelli. (Foto 3)

Etimologia II
“Se meu projeto é idiota, por que, então, ninguém pede a retirada da expressão "Deus seja louvado" das cédulas de real?”, indagou Chicarelli, que acrescentou: “Tenho mais de 15 projetos prontos para avaliação em plenário. Não viajo com dinheiro público e participo ativamente das comissões. Tenho disposição pra assumir e encarar os erros”.

Tatuquara
Tito Zeglin (PDT) exaltou a inauguração, no último sábado (14), da Rua da Cidadania do Tatuquara, a décima de Curitiba. “Foi uma festa bonita nesse último sábado, com a presença do prefeito e também de vereadores como Mestre Pop (PSC) e Rogerio Campos (PSC).” Zeglin destacou que foi construído no local um prédio moderno que oferece condições e conforto a todos que necessitam de serviços da prefeitura, com a presença de várias secretarias. (Foto 4)

Maratona
Zeglin também destacou a Maratona de Curitiba, realizada pela prefeitura nesse domingo (15). Aproximadamente 5 mil atletas (inclusive pessoas com deficiência) percorreram o trajeto que envolvia ruas do Centro e de outros bairros. Zeglin salientou a performance positiva da atleta Dione DAgostini, que chegou em segundo lugar na categoria feminina com o tempo de 3h02. “A vitória da categoria masculina coube ao pernambucano Marcos Antônio Pereira, que conquistou o bicampeonato, superando os atletas africanos.” O vereador também destacou a vitória de Eduardo Aparecido de França, de São José dos Pinhais, na categoria dos cadeirantes.

Morte de estudante
Paulo Salamuni (PV) registrou o falecimento do universitário Marcelo Henrique Venção Sá, no último sábado (14), filho do desembargador DArtagnan Serpa Sá, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ele estava internado há dez dias, após um acidente com um ônibus da linha PUC-Rodoviária.

Ideologia de gênero
Chico do Uberaba (PMN) disse que apresentará à Câmara de Curitiba uma denúncia da deputada estadual Claudia Pereira (PSC). “A ideologia de gênero foi retirada do Plano Municipal de Educação, mas temos uma denúncia de que está sendo aplicada em uma escola municipal de nossa cidade.”

Eleição OAB-PR
Pier Petruzziello (PTB) destacou as eleições, hoje (16), da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR).

Visita
O presidente, Ailton Araújo (PSC), saudou a visita de um grupo de 15 estudantes do Colégio Palmares.

Registros
Professor Galdino (PSDB) lembrou que o 16 de novembro é o Dia Internacional da Tolerância e o Dia do Policial Federal. Tico Kuzma (Pros) registou que a data foi escolhida como o Dia do Não Fumar.