Notas da sessão plenária de 16 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 16/11/2016 13h45, última modificação 13/10/2021 07h24
1/3 de férias I
Chicarelli (PSDC) criticou a proposta do Executivo que poderá alterar a data de pagamento do adicional de férias aos servidores municipais (005.00122.2016). “O atual prefeito deselegantemente adia para o ano que vem o pagamento”, afirmou. O parlamentar leu trechos da instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris), dentre eles o que aponta que “a data de envio do projeto ao Poder Legislativo pouco antes do término do mandato e o pedido de regime de urgência não condizem com a boa administração e gestão da coisa pública”. (Foto 1)

1/3 de férias II
Líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV) foi à tribuna após Chicarelli. “Aquele que não viu o mundo mudar está completamente míope diante da atual conjuntura. Veja o que está acontecendo no Rio de Janeiro”, declarou. De acordo com ele, a proposta “não vem à Câmara com alegria”. “Ou se paga as férias [em dezembro] ou se paga o 13º salário, e o que se está propondo, por absoluta falta de recursos, é se pagar [o 1/3] no mês que se goza as férias [no caso dos professores da rede municipal, em janeiro].” (Foto 2)

1/3 de férias III
Conforme havia adiantado, o prefeito apresentou substitutivo (031.00034.2016) ao projeto de sua autoria para flexibilizar a data de pagamento do adicional de férias. A proposição retoma um trecho da lei que o texto havia suprimido. A matéria tramita em regime de urgência do Executivo e será votada até o final do ano (leia mais).

Curitiba Rugby I
Felipe Braga Côrtes (PSD) entregou votos de congratulações e aplausos ao Curitiba Rugby pelo bicampeonato brasileiro da categoria, conquistado no último dia 5, em São Paulo (077.00346.2016). “É um esporte que só tem crescido no país e que tem levado o nome da cidade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, como para conseguir patrocínio”, declarou o vereador. (Foto 3)

Curitiba Rugby II
O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Junior, acompanhou a equipe. “Estou muito orgulhoso do título nacional, mas eu diria que ele é menos importante que o trabalho de rugby feito com crianças na cidade de Curitiba. O esporte é uma ferramenta social de transformação maravilhosa”, destacou. “Hoje o projeto Vivendo Rugby atende aproximadamente 150 crianças, das redes municipal e estadual. Apenas 20% do orçamento vai para a equipe principal de competição.” (Foto 4)

Grupo Lanteri
Segundo o presidente do Grupo Lanteri, Edson Martins, os recursos que 11 vereadores destinaram à encenação da Paixão de Cristo, no orçamento deste ano, viabilizaram o espetáculo, realizado há 38 anos. Ele pediu novamente o apoio por meio de emendas parlamentares. (Foto 5)

Em tramitação
Começou a tramitar oficialmente, com a leitura no pequeno expediente da sessão, o projeto que declara de utilidade pública municipal a Associação Brasileira das Microempresas (Abramicro). A proposição (014.00056.2016) é do vereador Chicarelli (PSDC).

Cancelamento
A agenda extraordinária da Comissão de Legislação, Justiça e Redação marcada para esta quarta-feira (16), às 14h30, foi cancelada e deverá ser remarcada para a próxima semana. O colegiado ia se reunir para analisar recurso protocolado por Professora Josete (PT) contra a votação antecipada do projeto que declara de utilidade pública o Instituto Dignidade (saiba mais). A matéria foi rejeitada pelo plenário da Câmara Municipal no dia 7 de novembro, em 2º turno.

Arcebispo de Aparecida

Tito Zeglin (PDT) registrou em plenário que o Papa Francisco nomeou Dom Orlando Brandes como novo cardeal arcebispo de Aparecida. Ele é natural de Urubici (SC) e era bispo da Arquidiocese de Londrina.