Notas da sessão plenária de 16 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 16/03/2016 15h50, última modificação 06/10/2021 07h19
Corrupção I
Durante o pequeno expediente da sessão desta quarta-feira (16), Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna para comentar a denúncia divulgada ontem (15) de que o ministro Aloizio Mercadante teria feito contato com o então já preso senador Delcídio do Amaral para, segundo o vereador, conseguir seu silêncio. “Nós temos uma avalanche de denúncias. A atuação de Mercadante prova que o PT opera para se manter no poder [e com corrupção]. Os brasileiros estão dispostos a voltar para as ruas caso isso continue”, afirmou Galdino. (Foto 1)
 
Corrupção II
“Mercadante deveria ter sido demitido ontem, mas o governo não é sério”, entende o vereador Galdino. “Precisamos enviar para a cadeia todos os corruptos e isso significa que se houver envolvimento do Aécio Neves, também ele merece estar ao lado de Lula no presídio em Piraquara. Lugar de bandido é na cadeia”, afirmou. Ainda para Galdino, é necessário sempre lembrar a frase dita pelo ex-presidente Lula, em 1988: “quando pobre rouba, vai pra cadeia; quando rico rouba, vira ministro”.

Licitação I
Chico do Uberaba (PMN) questionou o processo de licitação aberto pela prefeitura, em fevereiro desse ano, relativo à Fábrica de Software. A proposta prevê que a empresa vencedora realizará atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informática, por 48 meses, com uma remuneração de R$70 milhões. De acordo com o vereador, foram constatadas inconsistências técnicas. (Foto 2)

Licitação II
“O objeto da licitação”, diz ele, “não foi especificado. Protocolei um pedido no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para suspender a licitação”. Ele entende que a licitação deveria esclarecer quais as necessidades, quem será atendido e outros detalhes. “Tenho a certeza de que o TCE não permitirá esse descaso com o dinheiro público”, concluiu ele.

Placas de inauguração
Foi lido no horário do pequeno expediente o projeto substitutivo (031.00008.2016) de Chicarelli (PSDC), ao seu projeto (005.00217.2015), que pretende regulamentar placas de inauguração em Curitiba. De acordo com Chicarelli, a substituição visa revogar a lei 1.544/58.

Parque Náutico
Também passou pelo pequeno expediente o pedido de informações oficiais do município, de autoria do vereador Serginho do posto (PSDB), sobre a manutenção e conservação do Parque Náutico do Iguaçu (062.00100.2016). Ele indaga, por exemplo, se há alguma Parceria Público Privada (PPP), contrato de gestão ou concessão privada que vise a conservação e a exploração daquele local, semelhante  ao que ocorre com a Pedreira Paulo Leminski. (Foto 3)

Meios-fios
Também de Serginho do posto (PSDB) é o requerimento que solicita informações sobre os meios-fios instalados na cidade (062.00110.2016). Ele pergunta, por exemplo, se os meios-fios utilizados nas obras das vias públicas atendem ao padrão estabelecido pelo município e pelas normas da ABNT; e se a empresa que fornece tais materiais possui certificação de qualidade.

Dia da Mulher
Noemia Rocha (PMDB) informou ao plenário que foi uma das oito mulheres homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher em um jantar promovido pelo Instituto Qualicare. “O evento aconteceu no dia 8 de março no Ristorante Siciliano. A presidente da FAS [Fundação de Ação Social], Márcia Fruet, e a secretária da Mulher, Roseli Isidoro, também foram homenageadas”, destacou a vereadora.

Dia do Ouvidor
Professor Galdino (PSDB) registrou que dia 16 de março é o Dia Nacional do Ouvidor. A data foi instituída em 2012 por meio da lei federal 12.632/2012.

Por João Cândido Martins e Pedritta Marihá Garcia.