Notas da sessão plenária de 16 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 16/05/2016 18h20, última modificação 07/10/2021 07h52

Denúncia
Professor Galdino ocupou a tribuna durante o pequeno expediente para relatar que promoveu uma denúncia no Ministério Público. De acordo com ele, a situação pode embaraçar assessores do prefeito Gustavo Fruet.  “No final da semana passada”, disse Galdino, “um empresário me disse que foi procurado por um funcionário da Agência de Desenvolvimento de Curitiba solicitando apoio para reeleição do prefeito”. Ele disse que confirmou que o funcionário realmente trabalha na agência. “Estaria Fruet se valendo das mesmas artimanhas do governo petista?” indagou o vereador.

Prêmio Pinóquio I
“Se a Câmara de Curitiba criar o prêmio Pinóquino do ano, já tem ganhador: o prefeito Gustavo "sumido" Fruet”, reclamou Chico do Uberaba (PMN). De acordo com ele, no sábado pela manhã, em encontro promovido no Parque Barigui, o prefeito teria dito que fez doze mil casas e que construiu 5 trincheiras. “Sabemos que isso não é verdade, e um exemplo é a gambiarra que estão fazendo na avenida Salgado Filho”.

Prêmio Pinóquio II
“Os blogs dizem: Fruet não é mais candidato... eu estou quase acreditando. O que ele vai usar em sua campanha? Mentiras?”, desafiou Uberaba. “E tem também essa briga de fachada com o PT. Petistas de carteira abandonaram o barco e migraram pro PDT”, lembrou o vereador.

Transparência
Chicarelli (PSDC) exaltou sites como “Às Claras” que divulgam dados em concordância com a lei de transparência. Ele permite, por exemplo, saber que uma pessoa física que gerencia uma empresa doou para a construção do viaduto estaiado. “Ele doou com o uso do seu próprio CPF e a empresa não consta como doadora”, comentou o vereador. Chicarelli disse que vai protocolar um projeto de lei pra regulamentar essa situação.

Invasão
Mauro Ignácio, por meio de requerimento de pedido de informações, indaga sobre o número de famílias que foram retiradas da invasão na rua José Rubens de Lima, bairro São Braz, e que procuraram os serviços de atendimento social da Prefeitura de Curitiba, bem como, que procuraram a COHAB após a reintegração de posse (062.00173.2016).

Manutenção
O mesmo vereador encaminhou três requerimentos de pedido de informação à prefeitura com o objetivo de conseguir dados sobre obras de manutenção urbana nos bairros das administrações regionais de Santa Felicidade (062.00174.2016); Boa Vista (062.00175.2016) e CIC (062.00176.2016). Ele pergunta quais obras são prioridades e qual o custo estimado. Além disso, ele também pergunta quais dessas obras constam do PPA, da LDO e da LOA.

Cobertura
Requerimento de pedido de informações promovido pelo vereador Tico Kuzma (Pros) questiona se há um projeto pronto para a implantação da cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Arapongas, no bairro Novo Mundo; se há uma previsão para a implantação; e como se encontra o processo para regularização, ou seja, o processo de transferência para o município da área onde se encontra a escola (062.00178.2016).


Cidadania honorária
Começou a tramitar na Câmara de Curitiba um projeto de lei de autoria do vereador Bruno Pessuti (PSD) para conceder o título de Cidadania Honorária a Hirofumi Nakagiri.  Nascido em 1947 na cidade de Fukuoka, no Japão, naturalizou-se cidadão brasileiro em 1982. É vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Japão e presidente do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (006.00008.2016).

Santo Papa
A lei que denomina papa João Paulo II um dos logradouros públicos da capital poderá ser modificada (11.478/2005). Começou a tramitar na Casa um projeto de lei de Tito Zeglin (PDT) que pretende alterar o nome para Papa São João Paulo II, devido à canonização declarada pelo Papa Francisco em abril de 2014 (010.00004.2016).

Retirada
Três requerimentos de retirada de proposição foram lidos em plenário. Julieta Reis (DEM) solicitou a retirada (072.00026.2016) de um projeto de lei ordinária de sua autoria que denomina de Arquiteta Teresa Elvira Gomes de Oliveira, um dos logradouros públicos da Capital. Mauro Ignácio (PSB) e Chicarelli (PSDC) pediram o arquivamento de indicações ao Prêmio Pablo Neruda de Direito Humanos (072.00027.2016 e 072.00028.2016, respectivamente), por já terem indicado, dentro do prazo da premiação, outras pessoas.

Colaboraram: João Cândido Martins e Michelle Stival da Rocha.