Notas da sessão plenária de 16 de fevereiro

por Fernanda Foggiato, José Lázaro Jr. e Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 16/02/2022 17h35, última modificação 17/02/2022 13h59
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Notas da sessão plenária de 16 de fevereiro

Notas da sessão plenária da CMC de 16 de fevereiro. (Arte: Arquivo/CMC)

Votos de pesar
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento, nessa terça-feira (15), da mãe do vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), Maria Antonia da Silva Oliveira, aos 91 anos de idade. Noemia Rocha (MDB) também lamentou a  perda do pastor Samuel de Carvalho, filho do também pastor José Pimentel de Carvalho.

Banheiros-família
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) comemorou em plenário a vigência da lei 15.890/2021, que regulamentou os banheiros-família, ampliando o uso do espaço para pessoas com deficiência intelectual e autismo. "O primeiro a se adaptar à lei foi o Shopping Curitiba e os outros afirmaram que estão cumprindo também", informou o parlamentar, autor da proposição que resultou na norma.

Atraso da merenda
Professora Josete (PT) cobrou da CMC um posicionamento mais ativo quanto ao atraso da entrega da merenda nas escolas municipais, nesta semana, sugerindo ações de fiscalização conjunta da Frente da Segurança Alimentar e da Frente do Retorno Seguro às Aulas. "Com o atraso, as equipes não tiveram tempo para entregar de forma adequada, já que é necessário o revezamento no refeitório. Nesses dias, houve aglomeração, aumentando o risco de novas contaminações", alertou a parlamentar.

Movimento Livres
Amália Tortato (Novo) fez uma homenagem, em plenário, ao Movimento Livres, do qual faz parte. "O único movimento que defende a liberdade por inteiro no Brasil. Costumamos dizer que a esquerda quer o Estado fora do seu quarto, mas dentro do seu bolso; que a direita quer o Estado fora do seu bolso, mas dentro do seu quarto. E nós queremos que o Estado fique fora do seu quarto e fora do seu bolso", resumiu a parlamentar.

Segurança alimentar
Líder do governo, Pier Petruzziello (PTB) elogiou em plenário o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, destacando a ampliação da rede de restaurantes populares, Armazéns da Família, hortas comunitárias e do atendimento do Programa Mesa Solidária. "É uma secretaria muito ativa e que faz um trabalho de muita responsabilidade social", destacou.

Registros da sessão
Marcelo Fachinello (PSC) recepcionou em plenário o colega de partido Thiago Ribeiro, vereador da cidade de Piracicaba (SP). Também acompanharam a sessão os servidores Rafaela Cavalcanti e Eleomar Trevisol, da Câmara Municipal de Quatro Barras. Parlamentares e servidores da CMC cumprimentaram o aniversariante Moisés da Silva Bueno, garçom que atende o plenário. 

Banheiros públicos*
Maria Leticia (PV) solicita novas informações, referentes a outro requerimento de sua autoria de 2021, que indagava sobre a indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão (203.00237.2021), para a instalação de banheiros públicos com pias e chuveiros nas Regionais de Curitiba, para atendimento à população em situação de vulnerabilidade (062.00869.2021). Agora, a vereadora solicita o critério utilizado para a definição do endereço dos locais de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, assim como o número de usuários, entre outras informações (062.00099.2022). 

Transporte público*
Os dados e custos do transporte público de Curitiba após o Novo Regime Emergencial de Operação e Custeio do Transporte Coletivo são tema do requerimento de Indiara Barbosa (Novo). Uma vez que o regime emergencial acaba no final de fevereiro, a vereadora solicita os demonstrativos dos aportes realizados pela prefeitura durante o período em que o regime estava em vigor, assim como da quilometragem rodada pelas empresas de transporte público de Curitiba, do custo atualizado por quilômetro rodado pelos consórcios etc. (062.00100.2022). 

*Nota elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva