Notas da sessão plenária de 16 de fevereiro

por Assessoria Comunicação publicado 16/02/2016 13h35, última modificação 05/10/2021 11h00
Política assistencial
Chicarelli (PSDC) foi à tribuna para tratar da conduta do jornalista Celso Nascimento, do jornal Gazeta do Povo. “Normalmente ele é ágil para criticar o governador e não falar dos problemas da prefeitura”, disse o vereador. Mas foi positiva a recente crítica feita por Nascimento à esposa do prefeito quanto à política assistencial desenvolvida pela FAS, que, segundo ele, não previu o aumento de pessoas vulneráveis pelas ruas e agora não sabe como lidar com o problema. “Ninguém recusa carinho, abrigo e tratamento decente, mas a FAS foi entregue a petistas que deixaram o órgão uma porcaria”, entende o vereador. (Foto 1)

Margem da Ecovia I
Serginho do Posto (PSDB) destacou que, recentemente, a administração municipal resolveu encampar 100% das custas relativas às adequações na Ecovia, da rua Jorge Gomes até trincheira do Jardim Mercúrio. “Esse novo contrato deve ter acompanhamento do Ministério Público”, afirma Serginho, que desde 2006 acompanha essa situação, com requerimentos à prefeitura, pedidos de informação e reuniões com o Ministério Público e a Ecovia, concessionária que administra a BR-277 (Foto 2).

Margem da Ecovia II
De acordo com Serginho do Posto, essas obras – que estão paralisadas desde 2013 – vão melhorar a trafegabilidade no bairro, principalmente das vias marginais. “Eu entendo que é uma concessão, nem governo nem município deveriam agir, e sim, a Ecovia”, defendeu o vereador.

"Caos"
”Três ou quatro dias após a publicação das nossas críticas à manutenção do Parque do Tropeiro, a sede do local foi incendiada”, afirmou Chico do Uberaba (PMN). Para ele, o fato demonstra que o gerenciamento da Guarda Municipal está um caos, arrebentado por esta gestão”, denunciou Uberaba. (Foto 3)

Dengue
Diversos vereadores protocolaram um requerimento de convite ao secretário de saúde César Monte Serrat Titton, para que ele compareça à Casa e fale das medidas tomadas para a contenção do mosquito Aedes aegypti, vetor de proliferação da dengue (052.00001.2016).     

Novo adiamento I
Com o fim do tempo regimental da sessão (que é de três horas), ficou para amanhã (17) a discussão do projeto do Executivo que institui a Lei de Proteção ao Patrimônio Cultural de Curitiba. Este foi o quinto adiamento da votação. A proposição prevê instrumentos para a preservação de imóveis e bens imateriais e impõe penalidades aos proprietários que não os conservarem. Também cria o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (Funpac) e o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (CMPC).

Novo adiamento II
A proposta de lei recebeu um substitutivo geral assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, mas até o encerramento da sessão, 78 emendas ao texto continuam em tramitação (leia mais). Além do líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV), seis vereadores já se inscreveram para o debate: Chico do Uberaba (PMN), Julieta Reis (DEM), Pedro Paulo (PT), Professor Galdino (PSDB), Professora Josete (PT) e Valdemir Soares (PRB).

Pré-candidatura
Capitão do título Brasileiro do Atlético Paraense em 2001, o ex-zagueiro Nem visitou a Câmara Municipal. Valdemir Soares (PRB) anunciou que ele se filiou a seu partido e é pré-candidato a vereador de Curitiba. (Foto 4)

Parque Peladeiro
Cristiano Santos (PV) agradeceu a Guarda Municipal por intensificar o patrulhamento, que já havia reivindicado, no Parque Peladeiro, no bairro Cajuru. Segundo o vereador, a reivindicação era principalmente dos praticantes de softball, vítimas de constantes assaltos nos fins de semana. (Foto 5)

Dia do Repórter
O Dia Nacional do Repórter, comemorado nesta terça-feira (16), foi lembrado em plenário. O registro foi do vereador Professor Galdino (PSDB). (Foto 6)

Pista de passeio
Professor Galdino solicitou informações oficiais quanto à nova pista de passeio no entorno do Cemitério Água Verde (062.00035.2016). Ele indaga qual a data de início das obras de implantação; qual o prazo para a execução das intervenções; qual a empresa contratada para os serviços; e qual o valor total da obra.