Notas da sessão plenária de 16 de dezembro
Asfalto no Saibro
A CMC aprovou a indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão para que a rua Coronel Luiz José dos Santos – no trecho entre as ruas das Carmelitas e Bom Jesus de Iguapé – seja incluída no programa Asfalto no Saibro (203.00220.2019). O pedido é de Bruno Pessuti (PSD) explica que esta via precisa de investimento porque nela se localizam empresas que, além de empregar dezenas de pessoas, contribuem com a arrecadação de tributos municipais.
Praça Zumbi dos Palmares
Foi aprovada indicação de Rogério Campos (PSC) para que a Prefeitura de Curitiba instale câmeras de segurança na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho (203.00215.2019). Segundo o vereador, o investimento é necessário porque várias famílias, que frequentam o local, reclamam do crescente número de assaltos e da insegurança provocada pela presença de usuários de drogas.
Centenário-Campo Comprido
Também é de Rogério Campos (PSC), a indicação de ato administrativo ou de gestão para que seja ampliada a frota da linha de ônibus 303 – a linha Centenário-Campo Comprido. O parlamentar justifica que usuários reclamam dos veículos danificados e que não suprem a necessidade de quem precisa utilizá-la. “A ampliação irá servir os usuários de maneira mais cômoda, confortável e eficiente.”
Aeroporto Afonso Pena I
A Câmara Municipal de Curitiba deverá encaminhar à Infraero uma sugestão para que sejam adotadas as seguintes providências no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais: sejam realizados estudos para a ampliação da área de parada permitida para embarque e desembarque de passageiros; campanhas educativas sobre tempo e modo de parada nos locais permitidos pela sinalização no local; instalação de placas sobre requisição de imagens no terminal de passageiros; e estudos visando a liberação de parada de veículos particulares e de aplicativos para embarque e desembarque na faixa da esquerda.
Aeroporto Afonso Pena II
Propositor da indicação (203.00219.2019), Mauro Ignácio (PSB) conta que são constantes as “reclamações por parte dos curitibanos que utilizam diariamente o Aeroporto Internacional Afonso Pena, principalmente com relação à pouca área disponível para embarque e desembarque de passageiros naquele sitio aeroportuário, fato que vem acarretando na emissão exacerbada de multas indevidas por parte dos órgãos fiscalizadores de trânsito locais”. Para ele, as medidas são urgentes e necessárias e visam a redução de multas indevidas aplicadas no terminal.
Tarifa reduzida I
Vereador Bruno Pessuti (PSD) repercutiu matéria publicada no jornal Bem Paraná que mostra que a implantação da tarifa reduzida para R$ 3,50 no transporte coletivo, entre 9h e 11h e 14h e 16h, aumentou em 30% o número de passageiros. Na opinião do parlamentar, a medida, adotada após aprovação de lei de sua autoria que permitiu a tarifa sazonal, é “um sucesso” e comprova a necessidade de trazer inovações ao transporte e flexibilizar o valor da tarifa.
Tarifa reduzida II
Ainda conforme Bruno Pessuti, os estudos mostram que a tarifa sazonal beneficia a população e mantém o equilíbrio financeiro do sistema. “Um real a menos faz a diferença na vida do trabalhador. Queremos que mais linhas tenham esse sistema, principalmente na periferia, e na sequência a implantação do bilhete único em toda a cidade”. O vereador reforça que a medida contribui para que os passageiros que migraram para outros modais retornem ao transporte coletivo, considerando que a “tarifa é o principal fator de decisão do passageiro”.
Avante
Ezequias Barros (Patriota) registrou a realização de encontro do partido Avante no Paraná, na última quinta-feira (12). Vereador parabenizou os presidentes nacional, estadual e municipal do partido, Luiz Tibé, Marisa Lobo e Fabiano Santos, respectivamente, pela organização do evento. Ele explicou, no entanto, que ainda não tem uma definição sobre qual caminho seguirá nas eleições de 2020, mas que seu grupo político tem caminhado junto ao Avante. Barros registrou a presença do jornalista Ogier Buchi e outras autoridades no encontro, realizado no Hotel Bristol e que “foi muito concorrido”.
Reconhecimento I
Por iniciativa de Oscalino do Povo (Podemos), foi entregue homenagem a Elza Francisca Jaime, pelo trabalho social desenvolvido em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade e por sua colaboração para o desenvolvimento da região sul de Curitiba, em especial o bairro Guaíra. Segundo o vereador, a bacharel em Direito, enquanto presidente da ONG Centro de Apoio à Mulher e Valorização da Família, promoveu diversos cursos de capacitação para pessoas com deficiência, em parceria com órgãos governamentais.
Reconhecimento II
O vereador destacou, ainda, que a homenageada, que recebeu votos de congratulações e aplausos (077.00421.2019), ministrou palestras sobre ética, auto estima, mediação e conciliação em escolas. Também foi presidente da ONG Tock Arte, que trabalha pela preservação do Meio Ambiente, além de ser membro do Instituto Pró-Paraná, diretora do Jornal Conexão Sul e voluntária no Centro Social Vila Guaíra e na Adevipar. Acompanharam a homenagem Madalena e Leonildo Tragante e Lucimara Gogola, assistente social da Secretaria de Estado da Saúde. (Com foto)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba