Notas da sessão plenária de 16 de dezembro
Moro I
Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna durante o pequeno expediente para exaltar o juiz federal Sérgio Moro, magistrado responsável pela condução da Operação Lava Jato. “Com o apoio de Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF), o maringaense “tem mudado o país com a prisão de pessoas envolvidas em atos de corrupção. É assim que um juiz correto age, como se não tivesse a importância que tem”, afirmou o vereador.
Professor Galdino (PSDB) foi à tribuna durante o pequeno expediente para exaltar o juiz federal Sérgio Moro, magistrado responsável pela condução da Operação Lava Jato. “Com o apoio de Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF), o maringaense “tem mudado o país com a prisão de pessoas envolvidas em atos de corrupção. É assim que um juiz correto age, como se não tivesse a importância que tem”, afirmou o vereador.
Moro II
“Não por acaso, o vereador Chico do Uberaba [PMN] sugeriu a concessão da cidadania honorária para Moro, homem de caráter, correto e corajoso, cujo perfil foi descrito no último domingo pelo jornalista Rogério Galindo, da Gazeta do Povo. Humilde, ele quer o melhor para o país”, disse Galdino. O parlamentar lembrou que em outubro, Sérgio Moro aproveitou sua presença na mídia para lançar um vídeo em apoio ao menino Henrique Gravatá, de Minas Gerais, que está na fila do transplante de medula.
Banda Lyra
A convite dos vereadores Julieta Reis (DEM) e Paulo Salamuni (PV), a Banda Lyra Curitibana compareceu esta manhã à sessão plenária. Os músicos tocaram músicas no em homenagem aos vereadores e ao término deste ano legislativo. Fundado em 1982, o grupo é secretariado por Cireno José Bello e conta com a direção musical do maestro César Matoso, e executa temas eruditos e populares.
Plano Diretor
O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Salamuni (PV), convidou os demais parlamentares para a assinatura da sanção do Plano Diretor de Curitiba nesta quinta-feira (17), às 14h30, na Escola Municipal Papa João XXIII, no Portão. O projeto foi aprovado pelos vereadores no mês de novembro (leia mais).
Combate ao mosquito
Foi lido em plenário o pedido de informações de Bruno Pessuti (PSC) sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti em Curitiba. “Qual o valor destinado no orçamento para combate ao mosquito vetor da dengue? Quais ações estão sendo realizadas? Há algum plano de gerenciamento para a prevenção e controle?”, questiona o documento (062.00497.2015). Segundo o vereador, o Brasil tem 500 mil infectados, sendo 42 mil no Paraná. “O mesmo mosquito vetor também é responsável pela transmissão do Zika Vírus”.
Carnaval 2015/2016
Cristiano Santos (PV) solicita ao Executivo dados sobre o Carnaval de Curitiba de 2015 e do ano que vem (062.00499.2015). Na proposição, são requeridos o valor total destinado ao evento em 2015 e às escolas de samba da capital e da região metropolitana; e qual a estimativa de investimentos para 2016. “Há recursos oriundos da iniciativa privada para realização do desfile das escolas de samba? Se sim, qual o valor?”, também indaga o parlamentar.
Iluminação
Ainda será enviado à prefeitura, o requerimento de Mauro Ignacio (PSB) que pede informações sobre a iluminação pública no ginásio de esportes da praça Antônio Bertolli, em Santa Felicidade (062.00500.2015). “Houve divergência entre as informações da resposta ao requerimento 044.00349.2015, que informava a revitalização do sistema para o segundo semestre de 2015; e a informação repassada em evento público no dia 12 de dezembro, pela administradora regional de Santa Felicidade, de que obra será feita somente no segundo semestre de 2016”, justifica.
Viaturas
Chico do Uberaba (PMN) indaga ao Executivo sobre o funcionamento da frota de veículos da Guarda Municipal (062.00501.2015). Entre outros questionamentos, ele pergunta se as viaturas são adquiridas (uso próprio) ou locadas; solicita relação do número atual de viaturas; o número total de viaturas em funcionamento e total de viaturas paradas; o motivo de estarem paradas; qual a quilometragem média que os veículos rodam durante um dia; qual o valor gasto com a manutenção mensal; e qual o nome das empresas prestadoras de serviço de manutenção.
Sistema de votação I
Outro pedido de informações de Chico do Uberaba (PMN) questiona os gastos despendidos com o sistema eletrônico de votação da Câmara de Curitiba (064.00036.2015). “Qual foi a forma de contratação desse sistema? Foi realizado processo de licitação? O processo foi específico ou englobado em alguma outra contratação?”. O vereador também solicita cópia do contrato firmado com a empresa vencedora do certame.
Sistema de votação II
De acordo com Uberaba, “o painel eletrônico foi anunciado como grande avanço no processo de transparência do Legislativo”. “É um sistema que tem o escopo de auxiliar na organização de sessões plenárias, facilitando e agilizando o controle de discussões e votações de matérias”. Apesar disso, segundo o parlamentar, durante a votação das emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no último dia 8, a Casa optou por votação simbólica.
Transplantados
Cristiano Santos (PV) registrou em plenário a realização da Festa de Natal dos Transplantados do Hospital Pequeno Príncipe, realizada dia 10 de dezembro. O evento é realizado anualmente e reúne pacientes que fizeram transplantes cardíacos, renais e hepáticos. “Lembro ainda que existe um projeto de lei aguardando votação, de minha autoria [005.00169.2015], que garante às famílias de pessoas falecidas, doadoras de órgãos, serem isentadas do pagamento das taxas do serviço funerário”, comentou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba