Notas da sessão plenária de 16 de agosto - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2017 15h55, última modificação 20/10/2021 06h57

Lombadas e rotatórias
No pequeno expediente, Oscalino do Povo (Pode) cobrou do Poder Executivo a implantação de lombadas e rotatórias. “Às vezes, a prefeitura demora ou nem dá retorno [a requerimentos protocolados por ele]. Encaminhamos 12 pedidos e só 2 tiveram resposta”. O vereador citou como exemplo a avenida Santa Bernadete, no bairro Lindoia. “Ao lado do CMEI Lindoia há risco [de acidentes] porque tem uma subida e quando começa a descida, já está em cima do CMEI e da unidade de saúde. O pedido é feito em nome dos moradores, profissionais da saúde e educadores da região”, frisou. (Foto 1)

Sebrae
Oscalino do Povo (Pode) destacou o lançamento do curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” do Sebrae, nesta terça-feira (14), fruto de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação. “Doze cidades do Paraná já firmaram esse convênio, e agora Curitiba toma essa iniciativa”. De acordo com o site do SEBRAE, o objetivo do programa é “disseminar o empreendedorismo aos alunos do ensino fundamental da capital por meio de projetos e planos de trabalho voltados para o estímulo da cultura empreendedora”.

Gênero
Maria Leticia Fagundes (PV) subiu à tribuna para solicitar uma moção de apoio à Proposta de Emenda Constitucional 134/2015, que tramita na Câmara dos Deputados e estabelece percentuais mínimos de gênero para a ocupação de cargos eletivos como vereador, deputado estadual e deputado federal. “São Paulo tem 70 deputados federais, sendo que somente 6 são mulheres; Sergipe nem tem [representantes] mulheres”. De acordo com a vereadora, se a distribuição continuar como é hoje, só haverá igualdade de gênero no campo da política em 2080. De iniciativa do Senado Federal, a PEC 134 já está pronta para votação do plenário da Câmara. (Foto 2)

Agroleite 2017
Ao abordar sua ausência na sessão plenária desta terça-feira (15), Bruno Pessuti (PSD) destacou sua visita à feira Agroleite 2017, que está sendo realizada em Castro. “O Paraná produz 4,6 bilhões de litros de leite por ano”, salientou. Para o vereador, Curitiba ganhou importância nesse contexto, pois “muitos laticínios beneficiam seus produtos aqui”. O requerimento que justifica a falta por atividade inerente ao mandato já foi protocolado (405.00168.2017) e será votado na próxima segunda-feira (21). (Foto 3)

Dia dos pais
Durante o horário do grande expediente, Ezequias Barros (PRP) comentou sobre a passagem do Dia dos Pais, no último domingo (13). “Nós temos sim, muitos homens de valor, cumpridores de seus deveres como maridos e pais”. E complementou: “é necessário dividir tarefas”. O vereador lembrou uma matéria da rádio CBN em que foi revelado que a cada 3 casos de delinquência infantil, 2 se verificam em crianças criadas sem a presença paterna. “Muito do que acontece no nosso país é por pais que não se colocaram na posição de pais, não cuidaram como deveriam cuidar”, opinou.

Revitalização

Ezequias Barros (PRP) também pediu ao prefeito Rafael Greca a revitalização de 2,5 km da BR 476 (antiga BR 116), no acesso sul de Curitiba. “[A rodovia] recebe todo o fluxo de quem vem de Fazenda Rio Grande, Quitandinha e Piên. Quem passa ali às 18 horas encontra tudo travado”, disse ele, que também agradeceu à prefeitura pela obra realizada na rua João Bonato, Pilarzinho.

Segurança

Os recentes episódios de violência verificados em escolas e creches de Curitiba foram abordados por Toninho da Farmácia (PDT) no grande expediente. De acordo com o vereador, há quatro anos ele vem “batalhando” pela aprovação de um projeto que garanta a segurança dos profissionais que trabalham nas escolas e, principalmente, dos alunos. A proposta foi readequada para um monitoramento pela Guarda Municipal (005.00296.2017), “para que tenha alguém por trás das câmeras vendo o que acontece. Não adianta ter câmeras e só chegar meia hora depois”. O tema foi corroborado por Ezequias Barros (PRP).