Notas da sessão plenária de 16 de abril

por Assessoria Comunicação publicado 16/04/2019 14h05, última modificação 05/11/2021 09h11

Copos plásticos I
Herivelto Oliveira (PPS) complementou as informações do debate dessa segunda-feira (15) sobre o consumo interno de copos plásticos de água mineral, levantado a partir de sugestão de Professora Josete (PT). Acatada em plenário, a proposta da vereadora é que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) adote copos de vidro (203.00070.2019). (Foto 1)

Copos plásticos II
Segundo Oliveira, a CMC consumiu, de 3 de outubro de 2018 até o último dia 12 de abril, 20 mil copos plásticos de 200 mililitros e 5.370 copos pequenos, utilizados para o consumo de café. De copos de água mineral, acrescentou, “já consumimos 6,3 mil, o que vai dar até o final do ano 20 mil copos”. “Qualquer medida sustentável que queiramos fazer nesta cidade temos que começar pela Câmara. Deixo a sugestão que estudemos formas de minimizar esse impacto”, propôs.

Nota de repúdio

Maria Leticia Fagundes (PV) destacou nota de repúdio do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar) à agressão física a uma médica na UPA de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. “Esperamos que a agressora e seus familiares, bem como sua comunidade, dirijam-se aos verdadeiros responsáveis por tamanha insatisfação, que são os representantes públicos, que voluntariamente se disponibilizaram a resolver tais situações e que, muito provavelmente, estão cercados por sistemas e esquemas de segurança que não permitiriam tal ato contra si”, leu a vereadora, em um dos trechos da mensagem. (Foto 2)

Transporte coletivo
Geovane Fernandes (PTB) disse estar elaborando um projeto de lei “de cunho social”, de custeio à tarifa do transporte coletivo, para o qual pediu a assinatura e sugestões dos demais vereadores. Uma das ideias é que os empresários da cidade contribuam com uma “taxa mensal”. Em vez de descontar o percentual de até 6% vale-transporte sobre o salário de seus funcionários, os empregadores “passariam a contribuir por boleto”. A receita anual para o sistema, calcula o vereador, chegaria a R$ 95 milhões. Outra proposta para a mobilidade urbana e diminuição do custo de rodagem dos veículos, defendeu o vereador, é que vans circulem nos bairros de Curitiba, em regiões ou horários com fluxo menor de passageiros. (Foto 3)

Dança folclórica

Maria Manfron (PP) parabenizou o Grupo Folclórico Ítalo-brasileiro de Santa Felicidade pela participação no programa “Domingão do Faustão”, da Rede Globo, no último domingo (14). “Parabéns à equipe, parabéns aos diretores”, disse a vereadora. A apresentação, destacou ela, foi de dança folclórica italiana. O grupo foi fundado em agosto de 1986, por moradores do bairro, para preservar e difundir a cultura ítalo-brasileiro. Além da categoria de adultos, existem as divisões infantil e infanto-juvenil. (Foto 4)

Em tramitação

O Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba, popularmente conhecido como Enamorados do Samba, poderá receber a utilidade pública municipal (014.00013.2019). De iniciativa da vereadora Fabiane Rosa (DC), o projeto de lei começou a tramitar oficialmente nesta terça-feira (16), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária.

Em tramitação
Com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária desta terça-feira (16), começou a tramitar na CMC o projeto de lei que declara de utilidade pública o Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba (014.00013.2019). A proposta é de Fabiane Rosa (DC). O documento é necessário, por exemplo, para que entidade possa firmar convênios com o Poder Público para repasse de verbas.

Suicídio

Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) debate a prevenção ao suicídio na Tribuna Livre (076.00018.2019). O tema será abordado pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, por iniciativa de Professor Silberto (MDB). A instituição foi fundada em São Paulo em 1962 e atualmente tem unidades em diversas cidades brasileiras, entre elas a capital paranaense. Ela presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato. Contatos com a entidade pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação).