Notas da sessão plenária de 15 de outubro

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2019 13h55, última modificação 11/11/2021 07h15

Carcaça de animais
“Quantas família nós já vimos desesperadas em busca de afirmações sobre seus animais que fugiram?”, perguntou Fabiane Rosa (DC), na tribuna, ao defender a aprovação de sugestão à Prefeitura de Curitiba para que seja criado banco de dados, com registro fotográfico, das carcaças de animais recolhidas na cidade. “Permitiria o acompanhamento da efetividade do serviço, aliando o respeito ao erário e o cuidado com as famílias”, defendeu. A proposta teve apoio dos vereadores. (203.00191.2019). (Foto 1)

Animais mortos II
Além de indicação ao Executivo acatada pelo plenário, o recolhimento de carcaças de animais mortos, em Curitiba, também embasa pedido de informações oficiais (062.00500.2019) da vereadora Fabiane Rosa (DC).Ela pergunta à prefeitura como é feito o controle de efetividade do serviço prestado nessa área; o contrato de licitação que embasa a despesa; qual as condições para sua precificação; e se há registros fotográficos e aferição do peso das carcaças recolhidas.

Volvo, 40 anos
Foi aprovado, em votação simbólica, requerimento de voto de congratulações e aplausos da CMC à Volvo, pelo 40º aniversário da instalação da empresa na cidade de Curitiba (077.00447.2019). Mauro Ignácio (PSB) e Bruno Pessuti (PSD) elogiaram a companhia, “que deu início a um importante polo automotivo”, “contribuindo muito com o desenvolvimento da sociedade”. “Temos que celebrar os BRTs, que nasceram aqui e ganharam o mundo”, disse Ignácio. “A Volvo tem 4 mil funcionários. Muitos amigos engenheiros mecânicos trabalham lá”, completou Pessuti.

Equoterapia
O trabalho desenvolvido pela Associação Terapêutica Paradesportiva Equocavalaria (ATPE) foi elogiado em plenário pelo vereador Alex Rato (PSD), que exibiu vídeo institucional da ONG, que em parceria com o Regimento de Polícia Montada, atende crianças e adolescentes com deficiência e em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, a ATPE foi declarada de utilidade pública por iniciativa de Pier Petruzziello (PTB). Acompanharam a fala o tenente de Cavalaria, João Vaz, e a presidente da ATPE, Maró Barreto. (Foto 2)

Santa Dulce
Tito Zeglin (PDT) registrou em plenário a canonização da Irmã Dulce, pelo Papa Francisco, neste fim de semana. “A Santa Sé estima que 10 mil brasileiros acompanharam a cerimônia na praça de São Pedro”, enalteceu o vereador, destacando que ela, nascida na Bahia em 1914, viveu 77 anos “de forma abnegada” e agora é a Santa Dulce dos Pobres. “Os santos intercedem por nós”, afirmou. (Foto 3)

“Oportunidade perdida”
Para Dalton Borba (PDT), a vinda da secretária municipal de Educação, na sessão de ontem (leia mais), foi uma “oportunidade perdidAnimais mortos II Além de indicação ao Executivo acatada pelo plenário, o recolhimento de carcaças de animais mortos, em Curitiba, também embasa pedido de informações oficiais (062.00500.2019) da vereadora Fabiane Rosa (DC).Ela pergunta à prefeitura como é feito o controle de efetividade do serviço prestado nessa área; o contrato de licitação que embasa a despesa; qual as condições para sua precificação; e se há registros fotográficos e aferição do peso das carcaças recolhidas.a”. “Fiquei surpreso ao chegar na sessão e me deparar com a presença da secretária, um evento para o qual não fui previamente cientificado. Fiquei decepcionado por não poder fazer perguntas”, queixou-se. Na ocasião, por conta da pauta de votações, decidiu-se que apenas os líderes do Governo e da Oposição fariam perguntas. “Ontem perdemos [a oportunidade] de estabelecer um debate democrático”. (Foto 4)

Limpeza urbana
Líder da Oposição, Professora Josete (PT) comunicou ao plenário ter protocolado denúncia no Ministério Público do Paraná a respeito de possível fraude na licitação de limpeza urbana. Ela leu em plenário um resumo da queixa, pois acusa ter havido “simulação de concorrência”, uma vez que empresas participantes da licitação compartilhariam infraestrutura e recursos humanos. “Há muita similaridade de endereços e de contatos”. (Foto 5)

Retirada de proposição
Requerimento (072.00083.2019) do presidente do Legislativo, Sabino Picolo (DEM), retira projeto de lei de sua iniciativa de tramitação, para denominar ponto sobre o rio Atuba, no bairro homônimo, como Odair Soares Rodrigues  (008.00011.2018). Para tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a proposição aguardava resposta a consulta feita ao Executivo, pela Divisão de Biblioteca e Referência Legislativa. No entanto, o vereador diz que a prefeitura o informou, verbalmente, “que não denomina pontes”.

Corte de árvores I
À Prefeitura de Curitiba, Cacá Pereira (DC) questiona o andamento da solicitação feita por munícipe para o corte de pinheiro localizado na rua Maximiliano Boscardin, em frente ao número 417, no bairro Fazendinha (062.00497.2019). O cidadão, segundo o vereador, fez o pedido, de protocolo 07454664, à Central 156. Ainda de acordo com ele, “o pinheiro está podre, com alto potencial de queda” e pode “gerar graves problemas”, caso caia, como machucar pessoas e danificar a residência e os cabos da rede elétrica.

Corte de árvores II
À Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Fabiane Rosa (DC) pergunta sobre o corte de árvores na avenida Iguaçu, “realizado aparentemente para adequação do sistema elétrica” (062.00499.2019). Ela quer saber o objetivo da ação e quais medidas compensatórias serão propostas, “por solicitações recebidas no gabinete”. A medida também foi questionada, nessa segunda-feira (14), em pedido de informações oficiais da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV).

Simpósio de inovação I

O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da CMC, Paulo Rink (PL), comunicou vereadores e servidores sobre o II Simpósio Paranaense sobre Tributação e Fomento das Instituições de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, marcado para 18 de outubro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento, que é gratuito, vai debater com dirigentes e colaboradores das ICT’s sobre o aperfeiçoamento do ambiente regulatório, com foco na legislação de tributação e de fomento administrativo.

Simpósio de inovação II

O II Simpósio Paranaense sobre Tributação e Fomento das ICT’s está sendo realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná, em parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e com a Inovação (Abipti) e Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (Fupef), além do apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR). Outras informações: programação do evento e inscrições gratuitas.