Notas da sessão plenária de 15 de março - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2016 15h15, última modificação 06/10/2021 07h17
Aprovado
A Associação Pequenos Sonhos Grandes Esperanças, que presta serviços na área da assistência social, deverá receber a declaração de utilidade pública municipal (014.00029.2015). Aprovado em primeiro turno unânime, com 24 votos favoráveis, o projeto de lei é da vereadora Julieta Reis (DEM).

Convite
O presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Sérgio Pires, será convidado para vir até a Câmara de Curitiba para apresentar os estudos de duplicação do viaduto do Orleans. O tema foi tratado na sessão plenária desta segunda-feira (14) por Mauro Ignácio (PSB) (leia mais). O vereador é autor do requerimento do convite (052.00003.2016).

Em tramitação
O projeto de lei que declara de utilidade pública o Instituto Princesa Benedikte (IPB) começou a tramitar na Câmara Municipal nesta terça-feira (15), após ser lido no pequeno expediente da sessão plenária. A matéria (014.00004.2016) é de Paulo Salamuni (PV).

IPMC
A Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização protocolou pedido de informações ao Executivo sobre o atraso em repasses ao fundo previdenciário administrado pelo IPMC (Instituto de Previdência do Município de Curitiba). A prefeitura deverá encaminhar, entre outros documentos, o relatório de aportes mensais de julho de 2015 até a presente data e a comprovação bancária dos mesmos. O requerimento (062.00107.2016) foi aprovado na reunião do colegiado do dia 8 de março (entenda).

Trânsito I
Foi lido em plenário o pedido de informações ao Executivo sobre a implantação de uma lombada na rua Pedro Floriano Sobrinho, Cidade Industrial de Curitiba (062.00103.2016). No documento, Cacá Pereira (PSDC) pergunta em qual altura da via o redutor de velocidade será construído e quando a obra será executada.

Trânsito II
Tico Kuzma (Pros) e Tito Zeglin (PDT) são autores de requerimento sobre a execução de emenda à LOA 2015 (302.00367.2014), no valor de R$ 100 mil para a implantação de um semáforo na esquina da av. Winston Churchil com a rua Frei Teófilo, no Capão Raso (062.00105.2016). “Até o momento nem semáforo nem outro projeto técnico foi implantado. Diversos acidentes e atropelamentos já aconteceram no cruzamento”, justificam os vereadores.

Asfalto?
A Câmara Municipal também irá encaminhar à Prefeitura de Curitiba o pedido de informações de Mestre Pop (PSC) que pergunta por que a Central 156 informa que a rua Yara Amaral, no bairro Tatuquara, consta como asfaltada. Segundo o vereador, a via não tem pavimentação (062.00106.2016).

Moradores de rua
O plenário aprovou requerimento que pede realização de audiência pública com o tema “Análise da população em situação de rua, seus aspectos sociais e a reinserção na sociedade”. O evento ainda não tem data definida. A proposição (083.00005.2016) é de Chicarelli (PSDC).
 
Janela partidária
“O PSB vai filiar hoje quatro deputados estaduais: Artagão Junior, Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli e Jonas Guimarães [todos do PMDB]. Outros dois deputados estão em conversa com o nosso partido”, informou Mauro Ignácio (PSB) ao plenário. Ele também convidou vereadores como Aldemir Manfron (PP) e a bancada do PSC para migrarem para aproveitarem a janela partidária e mudarem para sua sigla. “O PSB está aberto para formar a maior bancada nesta casa em 2017.” (Foto 1)

Femipa
Noemia Rocha (PMDB) comunicou que representou, como presidente, a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte na posse da nova diretoria da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). O evento, que também marcou os 30 anos da entidade, aconteceu nesta segunda-feira (14), no Buffet Curitiba.

Falecimento
O falecimento do radialista Vanderlei Portela foi comentado por Colpani (PSB). Segundo o vereador, ele faleceu aos 54 anos, vítima de um câncer na garganta. “Ele foi sepultado hoje pela manhã”, informou. (Foto 2)

Dia do Consumidor
Professor Galdino (PSDB) registrou que nesta terça-feira, 15 de março, é comemorado o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A data foi escolhida por causa do ex-presidente dos EUA, Jonh Kennedy, que em 15 de março de 1962 disse que “todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido”.

Por Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia