Notas da sessão plenária de 15 de fevereiro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 15/02/2017 16h30, última modificação 14/10/2021 10h47

Resposta a crítica
Noemia Rocha respondeu (PMDB) declaração de ontem (14) feita pelo líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), de que ela não teria “argumento técnico” para criticar o aumento da tarifa do transporte de R$ 3,70 para R$ 4,25 (leia mais). A vereadora repetiu que o reajuste foi “abusivo”. “Quero que fique registrado nas atas. Tive uma participação efetiva na CPI e estudei o relatório do Bruno Pessuti [PSD]. Isso, a meu ver, desmerece e desqualifica outro vereador. É falta de argumento. É meu momento de responder”, defendeu. (Foto 1)

Combate à violência
"Todos os movimentos sociais devem ser acolhidos pela Casa", disse a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) sobre o evento de sua iniciativa realizado na tarde de ontem (14). A reunião pública debateu propostas de lei voltadas ao combate à violência contra a mulher (leia mais). "Meus projetos tratam da causa. Eu não pertenço a nenhum movimento, mas apoio todos", completou. (Foto 2)

Apoio da OAB-PR
A presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Crime da OAB-PR, Liane Slobodian Motta Vieira, enviou nota à Câmara Municipal de Curitiba em apoio ao debate sobre a proteção às vítimas de violência, que tem sido promovido pela vereadora Maria Letícia (PV) dentro e fora do plenário. O registro foi feito pelo presidente Serginho do Posto (PSDB).

Minuto de silêncio
Os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao cabo da Polícia Militar, Sandro Ferreira Maciel, que faleceu nesta terça-feira (14) em sua casa. Segundo Bruno Pessuti (PSC), ele integrava a equipe do Batalhão de Operações Especiais. Cabo Maciel tinha 49 anos. Ele será sepultado nesta quinta (16), às 10 horas no Cemitério São Marcos, Pilarzinho. (Foto 3)

Parabéns I
Ezequias Barros (PRP) lembrou que o Hospital do Trabalhador, referência em traumatologia, completou 70 anos de atividades em janeiro deste ano. “Ele faz 1.100 atendimentos diários. Parabéns ao doutor Geci [Labres de Souza Júnior], diretor do Hospital do Trabalhador, pelo trabalho eficaz.” O vereador destacou que será inaugurado, neste ano, o Anexo da Mulher.  

Parabéns II
Barros também parabenizou o Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa e seu diretor, Jailson da Silva Neco. “Se fossemos buscar entre os alunos, encontraríamos homens e mulheres que fizeram a diferença para a cidade. Quando você passa pela [avenida] Iguaçu, não tem como não vê-lo”, declarou.

Apoio ao Evangélico
Presidente da Comissão de Saúde, Maria Leticia Fagundes (PV) registrou a representação da Câmara, o inicio da manhã de ontem (14), no lançamento da Associação Independente e Laica Amigos do Hospital Evangélico. "Como médica e vereadora, me comprometi nesta caminhada. A causa é nobre", declarou. Ela pediu o apoio da Casa em defesa no Evangélico.

Apresentação da FAS
O presidente da Câmara de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), reforçou o convite do prefeito Rafael Greca (PMN) aos vereadores para a apresentação da nova gestão da Fundação de Ação Social (FAS). A solenidade acontece nesta quinta-feira (16), 14h30, no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura de Curitiba). (Foto 4)

Capacitação da Escola
Serginho do Posto (PSDB) ainda lembrou ao plenário que nesta quinta (16) e sexta (17) a Escola do Legislativo da Câmara Municipal vai promover uma capacitação legislativa para os gabinetes parlamentares. A atividade será realizada das 14h30 às 17h no auditório do Anexo II e é voltada a vereadores, assessores parlamentares e demais servidores interessados (leia mais).