Notas da sessão plenária de 15 de agosto
UPA da CIC
“Amanhã a UPA da CIC será reaberta”, comemorou em plenário Pier Petruzziello (PTB), líder do Executivo na CMC. Ele e Zezinho Sabará (PDT) convidaram os vereadores para a reabertura da unidade, fechada desde novembro de 2016. “Quem está numa UPA não quer saber se é o setor público ou o privado que está cuidando dele. Estamos quebrando os paradigmas, vencendo o terror sindical”, comentou Petruzziello, dizendo-se favorável às terceirizações. (Foto 1)
Reivindicações na Cohab I
Na presença de sindicatos que representam trabalhadores da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em plenário, o vereador Felipe Braga Côrtes (PSD) pediu que a Câmara Municipal apure se há, como denunciam as entidades, proposta para cortar gratificações dos servidores efetivos do órgão. “Isso já é falado internamente [da Cohab]”, garantiu o parlamentar. Ele divulgou que a Prefeitura de Curitiba respondeu ao pedido que solicitava informações sobre os recursos humanos da Cohab (062.00307.2018). “A Cohab diz ter 45 cargos comissionados, cuja despesa é de R$ 250 mil. Ora, o que querem cortar dos efetivos são R$ 55 mil. Não é justo”, disse. (Foto 2)
Reivindicações na Cohab II
Felipe Braga Côrtes pretendia usar ainda o horário do grande expediente, mas a sessão foi encerrada com o término do horário regimental. Goura e Marcos Vieira, do PDT, Professora Josete (PT) e Maria Letícia Fagundes (PV) abriram mão de discutir seus requerimentos, e o plenário derrubou dois pedidos de adiamento da sessão – por 15 minutos de Braga Côrtes e por 10 minutos de Noemia Rocha (PMDB). A Mesa da Câmara Municipal de Curitiba recebeu as representantes dos trabalhadores da Cohab na sala de reuniões anexa ao plenário, logo após a sessão. Na reunião, estiveram presentes o presidente Serginho do Posto (PSDB), o vice Tico Kuzma (Pros), e os secretários Mauro Ignácio (PSB) e Julieta Reis (DEM). (Foto 3)
Tampas de bueiros
Citando notícias da imprensa local sobre roubo de tampas de bueiro de ferro em Curitiba, o vereador Tito Zeglin (PDT) usou a tribuna para reclamar de a prefeitura ainda não ter posto em prática lei municipal da autoria dele (lei 14.448/2014). “Nós nos preocupamos com isso lá atrás, dizendo para as tampas passarem a ser feitas com concreto ou material plástico reciclado, que tem valor comercial mínimo, diferente das tampas de ferro”, alertou Zeglin. (Foto 4)
Registro de candidatura
“Hoje é um dia que ficará marcado na história”, disse a vereadora Professora Josete (PT), em plenário, “pois hoje o Partido dos Trabalhadores estará registrando a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva a presidente”. Para ela, a medida é uma resposta “à desconstrução das políticas sociais” implantadas nos governos do PT. “O registro da candidatura do Lula traz para o Brasil a opção entre um projeto de soberania e um outro, excludente”, defendeu Josete. (Foto 5)
Visita
A presença de Douglas Camaroski (PTB) e Antonio Gomes (DEM), vereadores de Rio Branco do Ivaí, foi registrada em plenário pelo presidente Serginho do Posto (PSDB). Os parlamentares, que acompanharam parte das discussões do dia, foram recepcionados por Toninho da Farmácia (PP). (Foto 6)
Em tramitação I
Dois projetos de lei para denominação de logradouros públicos começaram a tramitar oficialmente nesta quarta-feira (15), com a leitura no pequeno expediente da sessão. Ambos são de iniciativa da vereadora Julieta Reis (DEM). Em uma proposição, ela indica o nome do artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann, falecido em junho passado (009.00030.2018). Na outra, o da professora e médica veterinária Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, falecida em março deste ano (009.00031.2018).
Em tramitação II
Também foi lido substitutivo (031.00058.2018) de Helio Wirbiski (PPS) a projeto de lei (005.00274.2017) de sua iniciativa que pretende divulgar o Disque Denúncia, serviço ofertado pelo telefone 181, no vidro traseiro de pelo menos 30% dos ônibus de Curitiba. Segundo o novo texto, os recursos para a execução da lei e adesivação dos veículos correrão por conta das dotações orçamentárias previstas para 2019, e não mais pela verba destinada ao Programa Curitiba Mais Segura.
Retirada de tramitação
Requerimento (072.00117.2018) da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) retirou projeto de lei (005.00011.2018) de sua iniciativa, que segundo ela será apresentado como indicação de sugestão ao Executivo. A proposição trata do serviço funerário e pretende, segundo ela, evitar burlas ao sistema de rodízio (saiba mais).
Saúde municipal
Em pedido de informações à Secretaria Municipal da Saúde, Noemia Rocha (MDB) pergunta quais os critérios para os pacientes terem acesso a dois medicamentos – anti-VEGF e Eylia (062.00384.2018). Mauro Ignácio (PSB) também é autor de questionamentos sobre a saúde pública municipal (062.00389.2018). Ele requer dados à Prefeitura de Curitiba sobre a estrutura disponível ou eventual projeto de ampliação do atendimento de mulheres com alcoolismo, dependência química e transtornos mentais.
Emendas orçamentárias
Professor Silberto (MDB) apresentou três pedidos de informações oficiais sobre a execução de emendas parlamentares de sua iniciativa ao orçamento deste ano. As proposições questionadas pretendem destinar recursos à reforma de escolas municipais Augusta Gluck Ribas, Madre Teresa de Calcutá e Paulo Freire (respectivamente, 062.00390.2018, 062.00391.2018 e 062.00392.2018).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba