Notas da sessão plenária de 14 de outubro

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 14/10/2020 14h31, última modificação 14/10/2020 14h31
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.

Superlotação

No pequeno expediente da sessão plenária desta quarta-feira (14), foi lido pedido de informações oficiais que solicita à Prefeitura de Curitiba que se manifeste uma reclamação feita à Ouvidoria da CMC a respeito da superlotação dos ônibus do transporte coletivo durante a pandemia da covid-19. No requerimento, a Comissão de Serviço Público cita que a denúncia feita ao Legislativo – anexada à proposição – também trata da falta de manutenção da frota (062.00568.2020).

Contaminação

O Executivo também deverá encaminhar ofício à Câmara Municipal em resposta ao requerimento que questiona se foram registradas ocorrências de contaminação em decoração da ocupação na Vila Nova Concórdia (062.00569.2020). O requerimento é de iniciativa do vereador Cacá Pereira (Patriota).

Volta às aulas presenciais

No horário das lideranças, o vice-líder do bloco PTB/Pode, Bruno Pessuti (Pode) voltou a se posicionar pela reabertura das escolas particulares de Curitiba, mediante a adoção de protocolos sanitários. O vereador comentou a respeito de um debate online, promovido nesta terça-feira (13) pelo SINEPE/PR (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná), que tratou o assunto com médicos especialistas.

Dia do Professor

Líder da oposição no Legislativo, Professora Josete (PT) destacou as lutas que permeiam professores e professoras neste Dia do Professor, que será comemorado nesta quinta-feira (15). “Uma das nossas qualidades sempre foi a resistência. Ser educador, educadora neste país nunca foi fácil”, disse, ao defender principalmente os profissionais da educação que atuam na rede pública de ensino. A data também foi comentada por Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da CMC: “parabéns professor, professora. [Vocês] têm o meu respeito. Tiro o meu chapéu.”

MDB

A líder do bloco parlamentar MDB/PT, Noemia Rocha (MDB) mais uma vez destacou a importância das mulheres na política ao informar ao plenário sobre a indicação de Professora Sheila para o cargo de vice-prefeita na chapa do seu partido.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTubeFacebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).