Notas da sessão plenária de 14 de março - 2ª edição
Resposta Seed I
Na segunda-feira (12), Professora Josete (PT) usou a tribuna para dizer que o Governo do Paraná foi autoritário ao desautorizar o uso do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Rio Branco para a realização da etapa estadual da Conape (Conferência Nacional Popular de Educação). Nesta quarta (14), Thiago Ferro (PSDB) leu resposta da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que diz apenas ter respondido administrativamente à denúncia de uso do espaço para promoção política, desrespeitando cláusulas do contrato de locação dos auditórios.
Resposta Seed I
Ferro citou que, no Colégio Estadual, em paralelo ao Conape, eram realizadas aulas na escola e que “material de cunho político” foi distribuído na sala dos professores. “A Seed visava exclusivamente manter o bom andamento pedagógico sem prejudicar as aulas”, disse. Opondo-se às críticas de Josete à gestão Beto Richa, o vereador enumerou o aumento dos recursos públicos gastos na área, “que dobraram”, afirmando que “a Educação é uma prioridade” do governo estadual.
Trânsito no Jardim Social
Após a leitura no pequeno expediente de hoje (14), a Câmara Municipal vai encaminhar à Prefeitura de Curitiba requerimento que pede informações detalhadas sobre uma possível alteração no trânsito do bairro Jardim Social, em especial na avenida Nossa Senhora da Luz e ruas Fagundes Varela e Arquimedes Cruz (062.00115.2018). Segundo o autor, Felipe Braga Côrtes (PSD), diversos moradores da região pedem mudanças no tráfego local.
Centros Pop I
Ao Executivo, também será enviado o pedido de informações de Professor Silberto (PMDB) sobre o atendimento dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop). O documento indaga, por exemplo, como é feita a acolhida e o resgate social da população em situação de rua; quais atividades são oferecidas para garantir a saúde física e mental dos usuários; qual a real capacidade de atendimento em cada unidade; como é realizado o monitoramento dos egressos; e qual a quantidade de pessoas em situação de rua em Curitiba (062.00117.2018).
Centros Pop II
“Os Centros Pop devem ofertar, obrigatoriamente, o convívio e reinserção social, o resgate da família, os cuidados de saúde, integridade física, segurança etc. Todavia, em unidades como as do Bairro Novo, por exemplo, a população local reclama do descaso com os usuários. São comuns os dias em que vários deles são encontrados pelas marquises, desabrigados e sob o efeito de álcool e drogas. Além disso, a população local desconhece qualquer atividade que garanta a inserção social na localidade onde está a unidade”, justifica Silberto.
Contorno Norte I
A continuação das obras do Contorno Norte de Curitiba, especificamente entre os municípios de Colombo e Campina Grande do Sul, é questionada por Mauro Ignácio (PSB) em requerimento que será enviado ao Governo do Paraná (074.00008.2018). “Qual a situação das obras? Quais os impedimentos legais para a conclusão do anel viário? Qual o cronograma de conclusão? A diretriz do traçado inicialmente previsto no projeto executivo continua a mesma ou houve alteração em sua rota?”, indaga o documento.
Contorno Norte II
Segundo Ignácio, é diário o apelo da população, principalmente daqueles que se usam o anel viário para seus deslocamentos diários – entre suas residências e seus locais de trabalho – e encontram o trânsito interrompido na altura da Rodovia da Uva, sendo obrigados a percorrer por longo trecho urbano para terem acesso novamente à BR 116, ou vice versa. “Existem áreas particulares prejudicadas para construção e comercialização, por conta da diretriz prevista ao traçado do Contorno Norte de Curitiba, fato que vem acarretando perdas significativas aos proprietários e moradores do trecho em questão”, completa.
Agência do Sicredi
A inauguração de uma agência bancária do Sicredi na região Sul de Curitiba foi festejada em plenário pelos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Tito Zeglin (PDT).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba