Notas da sessão plenária de 14 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 14/06/2016 15h05, última modificação 07/10/2021 09h03

Alfinetadas I
“Tudo leva a crer que o dinheiro desviado da Petrobras e da Eletrobras financiou a greve dos professores no ano passado, para prejudicar o governador Beto Richa”, acusou o Professor Galdino (PSDB), no grande expediente da sessão plenária. Segundo ele, esses supostos recursos foram repassados à APP Sindicato. Galdino também afirmou que o prefeito Gustavo Fruet e vereadores receberam dinheiro de empreiteiras na campanha de 2012, mas foi interrompido por Jairo Marcelino (PSD), que pediu verificação de quorum válida como a segunda chamada da sessão. Depois disso, o plenário se esvaziou. “O nobre vereador Jairo deveria ao menos esperar meu discurso. Ou fazia [o pedido de verificação] antes ou depois”, reclamou Galdino. (Foto 1)

Alfinetadas II
Professor Galdino já havia discursado no pequeno expediente da sessão. “Vou fechar meu mandato com R$ 2,5 milhões para a causa animal, mas também destinei recursos à saúde, à educação e para Curitiba. Chamo a atenção à causa animal porque quando comecei [o primeiro mandato] não havia políticas públicas definidas [para a área] como existem hoje”, disse o vereador do PSDB. “Enquanto alguns parlamentares me boicotam, os prefeitos me apoiam. Foi assim com a tração animal, com a ficha limpa municipal. […] Aqui [na Câmara] arquivam [os projetos de sua autoria] por vaidade, por lobby, por inveja.” (Foto 2)

“Pray for Orlando” I
A Câmara de Curitiba observou um minuto de silêncio em homenagem às 50 pessoas que morreram no atentado a uma boate voltada ao público LGBT em Orlando, nos EUA. O ataque aconteceu na madrugada do último domingo (12) e deixou outras 53 pessoas feridas. O atirador, Omar Saddiqui Mateen, foi morto durante o confronto com a polícia local. (Foto 3)

“Pray for Orlando” II
“O mais importante da vida é a vida, e essa não pode ser violentada”, disse o presidente do Legislativo, Ailton Araújo (PSC). O vereador Jorge Bernardi (Rede) também lamentou o fato, lembrando que Orlando é cidade-irmã de Curitiba. A homenagem foi solicitada em plenário por Professora Josete (PT). (Foto 4)

Em tramitação
Três projetos começaram a tramitar nesta terça-feira (14), com a leitura no pequeno expediente da sessão. Jonny Stica (PDT) propõe a Cidadania Honorária de Curitiba ao padre Renaldo Amauri Lopes, diretor-presidente do Pequeno Cotolengo do Paraná (006.00012.2016), enquanto as proposições de Paulo Rink (PR) e de Pier Petruzziello (PTB) tratam de utilidades públicas municipais. O primeiro vereador indica a Associação Beneficente Kalahari para receber a declaração (014.00022.2016) e o outro parlamentar quer atualizar a lei que concedeu a utilidade ao Instituto GRPCOM, em 2008 (015.00003.2016).

Binários
Em pedido de informações oficiais ao Município, Cacá Pereira (PSDC) questiona quando começará a implantação de binários em trechos das ruas Major França Gomes e João Alencar Guimarães, no bairro Santa Quitéria (062.00214.2016). Segundo o vereador, as obras foram anunciadas pelo Executivo em uma audiência pública e a população está “ansiosa”.

Vagas em berçários
Requerimento de Chicarelli (PSDC) à Prefeitura de Curitiba pede informações sobre o fechamento de vagas em berçários de CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). O vereador pergunta quantas crianças foram impactadas, novos contratos com creches conveniadas e a previsão de abertura de vagas nos equipamentos próprios até o final deste ano (062.00215.2016).
 
Central 156
Atendimentos realizados pela Central 156 são tema de pedido de informações da Professora Josete (PT) à Prefeitura de Curitiba (062.00216.2016). A vereadora questiona sobre protocolos específicos, de demandas apresentadas em 2014 por Ronaldo Tavares, e os processos internos para se resolver problemas apontados pela população.

Miss Curitiba
A Miss Curitiba Universo, Aline Provenzi, esteve na sessão plenária desta terça-feira (14) para anunciar que será a representante da cidade no Miss Paraná BE Emotion 2016. O evento será dia 9 de julho, em Maringá. “Há 12 anos uma curitibana não ganha [o concurso]. Curitiba é minha cidade e ela estará bem representada não só na política, como na beleza”. Esta é a segunda vez que a miss visita a Câmara Municipal (veja aqui). (Foto 5)  

“Intercâmbio”
Os vereadores de Curitiba receberam a visita de dois parlamentares na sessão. Um deles foi Alcides Barbosa da Silva (DEM), conhecido como Cidão, da cidade de Barracão, interior paranaense. Adão Luiz Vieira Filho (PT), o Neguinho da Saúde, é vereador em Nova União (RO) e também passou pelo plenário hoje.

53 anos
Tito Zeglin (PDT) entregou votos de louvor ao empresário Edmundo Domahovski, pelos 53 anos de fundação da distribuidora de doces Garoto Mania. “É com profunda satisfação que esta Casa presta homenagem singela a este empreendimento, fundado em abril de 1963 pela família Domahovski, que construiu uma história de bom atendimento e serviços de qualidade a toda comunidade”, diz a justificativa do requerimento (077.00176.2016). (Foto 6)

Colaboraram: Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia.
Edição: Michelle Stival da Rocha.