Notas da sessão plenária de 14 de fevereiro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 14/02/2017 15h00, última modificação 14/10/2021 10h40

Alvará provisório
Helio Wirbiski (PPS) comentou em plenário sua preocupação com os empreendedores de Curitiba. Ele citou projeto de sua autoria que permite a concessão de alvará provisório às empresas novas de baixo risco, por até um ano, para se adequarem às normas (005.00029.2017). “Isso ajuda a cidade, os pequenos empresários, responsáveis pela geração de muitos empregos”, salientou. (Foto 1)

“Voltando para Casa”
Durante o pequeno expediente desta terça-feira (14), Zezinho Sabará (PDT) falou que se sente “muito feliz de voltar para Casa”, referindo-se ao seu retorno à Câmara Municipal. “Dessa vez estou ocupando o cargo com mais de oito mil votos. Pode faltar experiência, mas nunca faltou vontade de trabalhar”, manifestou. (Foto 2)

Telefonia
Zezinho Sabará comentou ainda sobre projeto de lei de sua autoria que trata das empresas de telefonia móvel em Curitiba, obrigando as empresas a manterem lojas físicas para atendimento ao consumidor (005.00117.2017). “Somos reféns dessas empresas. Meu pai sempre dizia que eles fazem da gente "gato e sapato"”.

Cidadão autor
O vereador Ezequias Barros (PRP) citou seu projeto de lei que permite a inclusão do nome da pessoa que sugeriu alguma proposta legislativa (005.00118.2017). ”Muitas pessoas têm uma ideia, uma forma de contribuir com a cidade. Hoje para apresentar uma lei precisa de 65 mil assinaturas, fica inviável, muito difícil”, comentou. (Foto 3)

Contra as Drogas I
A Frente Parlamentar Contra as Drogas, da qual Ezequias Barros é presidente, deverá trabalhar com foco na informação, “em como podemos tirar as pessoas que estão vivendo à margem da sociedade”. “Hoje vemos famílias inteiras vítimas das drogas”, lamentou.

Contra as Drogas II
Noemia Rocha manifestou apoio ao trabalho da Frente e pediu atenção às casas de apoio e aos consultórios de rua. “O governo federal diz que não cabe recursos da ação social e sim da saúde, mas as casas terapêuticas estão sem receber apoio de nenhum lado”, lamentou.

Lixo reciclável
O plenário aprovou requerimento de pedido oficial de informações, protocolado por Tico Kuzma (Pros), que questiona o município sobre a coleta do lixo reciclável na rua Pedro Américo, entre a rua Francisco Raitani e avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso (062.00071.2017). Ele quer saber quais os dias e horários da coleta.

LOA
Mauro Ignácio (PSB) pede informações sobre o projeto de duplicação e ampliação de capacidade de tráfego do viaduto sobre a BR-277, que liga a avenida Ver. Toaldo Túlio à rua João Falarz (Viaduto do Órleans), nos bairros São Braz e Órleans, previsto na LOA 2017 (062.00074.2017).  

Cohab
O prazo para finalização das obras nas Moradias Faxinal, no Santa Cândida, e a liberação das ruas bloqueadas por causa dos trabalhos foi questionada à Companhia de Habitação do Paraná (Cohab), pelo vereador Cacá Pereira (PSDC). Segundo o parlamentar, as obras estão paradas desde o final do ano passado (062.00075.2017).

Exames
O vereador Dr. Wolmir (PSC) enviou questionamento à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) sobre a média de exames laboratoriais realizados diariamente nas unidades de saúde e se existe limitação do número de coletas.