Notas da sessão plenária de 14 de agosto
Reformas na CMC I
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB), subiu à tribuna para informar vereadores e a população sobre as reformas e adequações que estão sendo feitas nos prédios e setores do Legislativo. “São medidas preventivas e corretivas necessárias, algumas delas assinadas num Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Corpo de Bombeiros”, disse. Ele pediu a compreensão de todos, porque “muitas vezes há um barulho de furadeira ao lado do gabinete, mas são obras temporárias com o intuito de melhoria nas condições de trabalho de todos nós”, complementou. (Foto 1)
Reformas na CMC II
Serginho do Posto citou, durante seu discurso, diversas obras que estão sendo feitas nos prédios da Câmara. “Na semana passada, entregamos a nova sala das comissões, reformada, com novo visual e novas tecnologias”, afirmou, lembrando a aquisição de tablets para que as votações passem a ser eletrônicas, “o setor de Medicina e Saúde Ocupacional mudou de lugar e alguns departamentos do Anexo III estão passado por adequações”, concluiu.
Energia fotovoltaica
Bruno Pessuti (PSD) comemorou o fato de que o prédio da Prefeitura de Curitiba será o primeiro do Brasil a ter 100% de energia fotovoltaica. “O anúncio da instalação de painéis para captação de energia solar na cobertura da prefeitura foi feito ontem pelo prefeito. A ideia é expandir essa tecnologia para outros prédios públicos. A energia fotovoltaica poderia ser usada inclusive nas estações tubo”, sugeriu o vereador, autor do projeto de lei que estabelece a Política Municipal de Incentivo à Autogeração de Energia Elétrica Renovável. (Foto 2)
Impunidade
Jairo Marcelino (PSD) exibiu em plenário um vídeo que trata de imunidade parlamentar, realizado pela Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal. De acordo com o vídeo, a única arma possível contra a impunidade é o título de eleitor. Entre as recomendações do vídeo, está “a não eleição de candidatos envolvidos em escândalos” (veja aqui o vídeo na íntegra). (Foto 3)
Audiência
Um pedido de agenda com o presidente do IPPUC foi o encaminhamento da audiência pública promovida dia 8 de agosto pela Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação, segundo o vereador Goura (PDT). Ele classificou a audiência como “exitosa”, sobre a realização de concursos públicos para projetos de arquitetura. “Necessário destacar a presença do Gilson Paranhos da CODHAB-DF, que é uma espécie de COHAB-CT de Brasília. Lá eles aplicam os concursos”, explicou o vereador. (Foto 4)
Trajetos
Goura afirmou que promove um abaixo-assinado cobrando do prefeito Rafael Greca as promessas feitas em campanha e que, segundo o vereador, não estão sendo cumpridas. O vereador disse que a prefeitura divulgou que os trajetos por bicicleta representariam apenas 2% dos trajetos feitos em Curitiba. “Um bom gestor lutaria para aumentar esse número para 4%, 6% ou 8%. Ou até mesmo para alcançar índices como os de Amsterdã, Dublin e Paris”, pontuou.
Cristolândia
Noemia Rocha (PMDB) enalteceu o projeto Cristolândia mantido pelas missões da Igreja Batista em parceria com a prefeitura. De acordo com ela, o projeto surgiu na Cracolândia em São paulo e consiste em reinserir o dependente em drogas ao mercado de trabalho. “A prefeitura está para liberar um espaço na rua Dr Faivre para o atendimento da população de rua”, salientou a vereadora, que aproveitou sua fala para parabenizar a Igreja Assembleia de Deus pelos 89 anos de existência. “A Assembleia faz um trabalho que vai além da evangelização”, disse. (Foto 5)
Minuto de silêncio
A pedido de Pier Petruzziello (PTB), o plenário realizou um minuto de silêncio pelo falecimento do conselheiro nato e ex-presidente do Conselho Deliberativo do Coritiba, José Antonio da Fontoura, o Tico Fontoura. O dirigente faleceu na última quinta-feira (9). Oscalino do Povo (Pode) solicitou que a homenagem póstuma fosse estendida a Ovídio Gregório. (Foto 6)
Projetos de lei
Foi lido hoje no pequeno expediente o projeto de lei que denomina de Ernesto Carvalho Teixeira um dos logradouros públicos da Capital (009.00029.2018). A medida, de iniciativa da vereadora Fabiane Rosa (DC) homenageia o engenheiro que foi funcionário do DER-PR de 1953 a 1981. Tito Zeglin (PDT) solicita a retirada da proposição que dispõe sobre a intervenção do Poder Público Municipal em áreas particulares para realizar obras de drenagem e manejo de águas pluviais (005.00048.2018).
Sítio Cercado
Chicarelli (DC) solicita informações sobre a existência de estudos/projetos para criação de um parque no Bosque Sambaqui (062.00385.2018). Marcos Vieira (PDT) sugeriu à Prefeitura a implantação de asfalto na Rua Pérola do Oeste, entre a Rua Nova Cantu e a Rua Victalino José Bolicenha (203.00110.2018).
Pedidos de informações
Professor Silberto (PMDB) questiona a Prefeitura sobre a realização de emendas parlamentares, uma delas relacionada à Unidade de Saúde Osternack (062.00386.2018). As demais são referentes aos CMEIs Novo Horizonte (062.00387.2018) e Lala Snhneider (062.00388.2018). Caso não tenham sido atendidas, o vereador pergunta se existe previsão de atendimento e qual o prazo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba