Notas da sessão plenária de 13 de novembro - 1ª edição
Encontro do Pros I
Durante o pequeno expediente, o vereador Tico Kuzma (Pros) destacou o 1º Encontro do partido realizado ontem (12) no município de Fazenda Rio Grande. “O evento reuniu lideranças, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, vereadoras, membros, presidentes das comissões provisórias liderados pelo nosso presidente estadual Toninho Wandscheer”. Ele destacou que também esteve presente o presidente nacional do Pros, Eurípedes Júnior, juntamente com o presidente da Fundação do Pros, Felipe do Espírito Santo. (Foto 1)
Encontro do Pros II
“Durante o encontro, foram discutidos os caminhos que o partido pretende seguir aqui no Paraná e nacionalmente e também foi tratado sobre a reforma política”. Segundo o parlamentar, estiveram presentes no evento a vice-governadora Cida Borghetti e o ministro da saúde, Ricardo Barros. “O desafio é transformar cada comissão provisória num diretório municipal”, disse Kuzma.
Comendador Franco I
Helio Wirbiski (PPS) subiu à tribuna para falar da retirada das torres da avenida Comendador Franco, anunciada pelo governador Beto Richa. “Como dizia o vereador Jairo Marcelino (PSD), mais tradicional que a Comendador Franco era a Salgado Filho, que foi esquecida com o passar dos anos”. De acordo com Wirbiski, a iniciativa aumenta a capacidade de transmissão de 96 mil quilowatts para 240 mil quilowatts, “o que significa uma possibilidade menor de apagão para Curitiba”. A expectativa da população da região é que sejam concluídas as obras que causam transtorno desde o PAC da Copa. “O dinheiro destinado não veio e o que está sendo usado é o da COPEL”. (Foto 2)
Comendador Franco II
“Então eu faço um apelo ao prefeito Rafael Greca, porque é muito simplista dizer que estamos tirando as torres para plantar flores. Nós também gostamos de flores mas gostamos muito mais das 300 mil pessoas que moram na região e que precisam da interligação do transporte coletivo”. Para Wirbiski, seria importante fazer um corredor de transporte que ligasse à região metropolitana. “Nós precisamos de um terminal para ligar com São José [dos Pinhais]”.
Segurança
Wirbiski também comentou sobre a segurança no bairro Cristo Rei. De acordo com ele, os comerciantes estão desesperados com a quantidade de assaltos que estão ocorrendo. De acordo com ele, representantes da região virão à Câmara nesta terça-feira (14) para tratar do assunto.
Madalena Sofia
Rogerio Campos (PSC) agradeceu pelos votos de apoio durante o período em que esteve doente. “Quero agradecer aos colegas e à população. Sábado foi o primeiro dia em que saí para andar pelo bairro e o calor humano, o interesse das pessoas me deixou impressionado”. O vereador contou que ficou internado no hospital Madalena Sofia onde recebeu um bom tratamento. “Fui atendido pelo SUS, muito bem tratado, muito bem cuidado” disse o vereador que complementou: “o profissional quando tem carinho pelo que faz atende bem qualquer paciente, independente de quem ele esteja atendendo”. (Foto 3)
Família patriarcal I
Osias Moraes (PRB) foi à tribuna para reclamar das declarações da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) que, segundo ele, tem por meta destruir a família patriarcal. De acordo com o vereador, a deputada declarou que “defender a família patriarcal é defender a sociedade de classes, porque se destruir a sociedade patriarcal, destrói a sociedade de classes e se destrói a propriedade”. “O que eles querem pro futuro com essas declarações?”, indagou o vereador. (Foto 4)
Família patriarcal II
Ainda segundo ele, a deputada declarou que “se construirmos uma anarquia conseguimos destruir a família. Aí poderemos enfrentar os tabus e sermos uma sociedade incestuosa”. Para o vereador, “enquanto houver homens e mulheres de bem, como eu, como os senhores, que constituem uma família de classe, uma família patriarcal, nós não vamos deixar isso acontecer. Construir uma sociedade incestuosa só pode vir de uma mente insana. É nojento”, disse.
Caminhada do Coração
Tito Zeglin (PDT) destacou o voto de louvor (077.00385.2017) aprovado pela Câmara Municipal ao Hospital Costantini, pela 13ª Caminhada do Coração que aconteceu no início desse mês. “Caminhada que saiu da Praça do Japão em direção ao Parque Barigui”, frisou o vereador. De acordo com ele, a incidência de doenças cardiovasculares continua sendo motivo de preocupação pela Organização Mundial de Saúde. “Só no Brasil, em 2016, morreram mais de 300 mil pessoas em função de doenças cardiovasculares”. De acordo com Zeglin, o Hospital Cardiológico Costantini promove, desde 2005, a Caminhada do Coração, uma das maiores do Brasil. O voto de louvor foi recebido por Débora Smolen, gerente de marketing do Hospital Costantini. (Foto 5)
Banco Regional
Bruno Pessuti (PSD) fez um convite para a posse do novo presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, recentemente nomeado pelo governador Beto Richa. “Existe uma rotatividade entre os estados da região sul na presidência desse banco e estamos na vez do Paraná”. De acordo com Pessuti, o banco é um fomentador de investimentos na região sul do país e “terá na presidência um paranaense, ex-governador do estado do Paraná, que muito fará pelos investimentos do estado”. (Foto 6)
Ponte
Pessuti também destacou o lançamento das obras da ponte na Vila Esperança, no Atuba, ligando Curitiba a Colombo. O evento teve a presença do prefeito Rafael Greca, do vice Eduardo Pimentel, da prefeita de Colombo, Beti Pavin e do secretário estadual de obras Pepe Richa. A ponte, que substitui uma outra destruída em 2016, atravessará o rio Atuba. A obra é fruto de um convênio assinado entre a cidade de Curitiba e o governo do estado. “Há sete anos não era construída uma ponte em Curitiba. Agora com dez meses de gestão, Rafael Greca já se iniciam obras dessa natureza. Sem falar na requalificação asfáltica do município”.
Tramitação
Iniciaram tramitação dois projetos de lei para denominação de bem público. Um deles é de Jairo Marcelino (PSD) que denomina de Christiano Osvaldo Andreguetto um logradouro (009.00039.2017). E também o projeto de Helio Wirbiski (PPS) que denomina de Arlindo Ribas de Oliveira, um logradouro do município (009.00040.2017).
Utilidades
Três projetos de declaração de utilidade pública foram lidos no pequeno expediente. As entidades contempladas são: a Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Estadual Dom Orione – Ensino Fundamental, de autoria de Tico Kuzma (Pros) (014.00082.2017); o Instituto Milton Luiz Pereira, de autoria de Felipe Braga Côrtes (PSD) (014.00083.2017); e o Instituto Hominus de Estudos Sociais, Políticos e das Relações de Trabalho, de autoria de Pier Petruzziello (PTB) (014.00084.2017).
Retirada
Foi solicitada a retirada da proposição de autoria de Goura (PDT), Fabiane Rosa (PSDC) e Katia Dittrich (SD) que pretendia instituir a campanha internacional “Segunda sem carne” na rede municipal de ensino (005.00286.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba