Notas da sessão plenária de 13 de março - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 14/03/2019 11h35, última modificação 04/11/2021 11h28

Reunião do Brics I
“De hoje [13] até sexta-feira [15] nossa cidade será a capital diplomática do Brasil”, afirmou o prefeito Rafael Greca sobre o evento do Brics, durante a visita à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (13), para a entrega de ônibus biarticulados. O grupo é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e se reunirá no Salão de Atos do parque Barigui. (Foto 1)

Reunião do Brics II
O chefe do Executivo disse que a atividade trará a Curitiba o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e embaixadores desses países, dentre outras autoridades. Os países do Brics, completou Greca, “representam 24% da área da Terra”. “53% da população mundial estará aqui representada”, apontou.

UPA Pinheirinho I

Tico Kuzma (Pros) falou sobre a reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pinheirinho, que ocorreu na terça-feira (12) e que havia sido fechada para reforma no início de novembro. Segundo o vereador, as obras custaram R$ 450 mil. “A UPA volta melhor. Além da reforma física, também foi remodelado o sistema de atendimento”, destacou. (Foto 2)

UPA Pinheirinho II
Chamado de Circuito Direcionado de Atendimentos (CDA), o novo modelo possui quatro salas: duas para situações de emergência, urgência e priorizações, uma para as crianças e outra para pacientes cujos casos não são considerados urgentes. O sistema, defendeu Kuzma, trará “mais agilidade” e “humanizará” os atendimentos. Na visita à CMC para a entrega de biarticulados, o prefeito Rafael Greca também destacou a reabertura, dentre outras atividades citadas por ele, já alusivas ao aniversário da cidade, no dia 29 de março.

Alagamentos no Parolin I
Edson do Parolin (PSDB) criticou fala de Professora Josete (PT) durante o grande expediente de terça-feira (12), sobre enchentes no Parolin. “Lá [no bairro] tem representante”, afirmou. “Convido qualquer vereador a estar comigo lá às dez horas da noite.” Ele defendeu que a Defesa Civil e a Fundação de Ação Social (FAS) auxiliaram os moradores atingidos pelo último alagamento, no final de fevereiro. “No mesmo dia daquela enchente o prefeito ligou à noite. Meia hora depois o Thiago Ferro [presidente da FAS] saiu da Vila Capanema e foi me acompanhar”, contou. (Foto 3)

Alagamentos no Parolin II
“Tem que rever contratos, concordo”, ponderou o vereador sobre as empresas que executam as obras de contenção de enchentes na região. Josete solicitou informações oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre o assunto (leia mais). No entanto, Edson do Parolin alegou que a atividade estava parada na gestão passada e foi retomada pela administração atual. Josete rebateu: “Só para deixar claro, o que eu disse é que a Defesa Civil não esteve presente, pelo menos naquela região em que eu estive. Não citei outros órgãos da prefeitura. Relatei o que me foi dito [pelas pessoas que a teriam convidado para a visita]”. Na terça, a parlamentar exibiu um vídeo com relatos de moradores atingidos por alagamentos no Parolin. Segundo a comunidade, a situação piorou com as obras de contenção das cheias. (Foto 4)

Homenagem
O curador do Museu de Ciências Forenses do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná, José Joel de Camargo, foi homenageado pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV). O voto de louvor e congratulações foi entregue ao médico legista (077.00256.2018) para destacar o trabalho do médico legista, que há 40 anos está no quadro da Polícia Científica do estado. “Sua dedicação, capacitação e trabalho levou ele a ministrar aulas para estudantes de inúmeras formações acadêmicas”, completou a parlamentar. (Foto 5)

Centro de Patinação
Marcos Vieira (PDT) defendeu hoje, em plenário, sua sugestão de ato administrativo ou de gestão para que a Prefeitura de Curitiba crie um Centro de Excelência em Patinação na área externa do Clube da Gente e Ginásio de Esportes na Regional Bairro Novo, no Sítio Cercado (203.00050.2019). Conforme o vereador, no local cerca de 40 pessoas já usam o local para a prática do esporte, “inclusive com aulas para iniciantes, com possibilidade real de aumento de adeptos, principalmente no público adolescente/jovem”. (Foto 6)

2º turno I

Com 25 votos favoráveis, o plenário confirmou, em segunda votação, a aprovação do projeto de lei que regula a instalação de brinquedos e equipamentos de lazer acessíveis à pessoa com deficiência (PcD). De Felipe Braga Côrtes (PSD), a iniciativa altera o Código de Posturas de Curitiba (005.00011.2017, com substitutivo geral 031.00011.2019) e agora segue para sanção do prefeito Rafaela Greca. A ideia é que a implantação ocorra “conforme disponibilidade orçamentária e projetos técnicos elaborados pelo Poder Executivo” (saiba mais).

2º turno II

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) também vai encaminhar para sanção a proposta de Professora Josete (PT) que denomina um dos logradouros públicos da cidade de Memorial da Cultura Cigana (008.00003.2018). Josete apontou, na votação em primeiro turno nesta terça-feira (12), que o memorial poderá ser o primeiro do Brasil, de acordo com o que informaram a ela. No Brasil, existem três etnias ciganas registradas, com idiomas, cultura e costumes próprios. Hoje, a matéria recebeu 24 votos “sim” em segunda votação.

Substitutivo geral

Para corrigir questão técnica legislativa, de pontuação no texto proposto, foi protocolado substitutivo geral (031.00006.2019) ao projeto de lei de Fabiane Rosa (DC) que estabelece procedimento a ser tomado por profissional da área da saúde animal quando constatar sinais de maus-tratos (005.00151.2018). A matéria altera a lei municipal 13.908/2011, que prevê penalidades a quem praticar atos de crueldade contra animais. A proposição foi protocolada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme parecer de Osias Moraes (PRB).