Notas da sessão plenária de 13 de fevereiro - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 13/02/2017 14h35, última modificação 14/10/2021 10h35

Drenagem contra alagamentos I
Toninho da Farmácia (PDT) alertou que algumas regiões da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) sofreram com os temporais desse fim de semana. “Muitas pessoas tiveram as casas alagadas devido a manilhas entupidas.” Ele pediu à Secretaria Municipal de Obras intervenções urgentes de drenagem na Vila Verde, na “região alta” do Vitória Régia e em trecho da rua Vicente Michelotto que teve um deslizamento. (Foto 1)

Drenagem contra alagamentos II
“Todos os vereadores têm suas bandeiras, mas todos têm direito à dignidade de não ter suas casas invadidas nos dias de chuva. Se as águas pluviais estivessem correndo normalmente não teriam acontecido, mesmo que as residências estejam abaixo do nível da rua”, afirmou Toninho. O vereador também disse que é necessário um trabalho de conscientização ao descarte adequado do lixo.

Sem reajuste?
Noemia Rocha (PMDB) criticou a entrevista em que o secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi, disse ao jornal “Gazeta do Povo” que pode não haver reajuste aos servidores públicos. “Não é aumento real, é reposição da inflação. O prefeito tem que fazer a lei [da data-base] que ele mesmo sancionou [em 1995]. Será um absurdo se ele não conceder. Aumento abusivo de 15% na tarifa, muito além da inflação, daí pode… mas dar reposição da inflação aos servidores daí não pode?”, declarou.

Hospital Evangélico
A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) informou que irá representar a Câmara Municipal no lançamento da Associação Independente e Laica Amigos do Hospital Evangélico. Segundo a vereadora, o hospital, que vive “à míngua”, atende 1,5 milhão de pacientes ao ano. “Agora a sociedade civil procura se organizar para ajudar”. O evento será nesta terça-feira (14), às 9h, no Sesc da Esquina (rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro).

Fogos de artifício
Fabiane Rosa (PSDC) convidou os vereadores para a audiência pública, na quarta-feira (15), sobre a proibição em Curitiba de fogos de artifício proposta por ela, por meio de projeto de lei (005.00002.2017). O debate será Às 14h30, no auditório do Anexo II. “Quando falamos em fogos estamos falando de artefatos primitivos e arcaicos que prejudicam idosos, crianças autistas, animais. Não vou recuar na defesa da vida, sejam de vidas humanas ou não humanas”, disse.

Bancada do PMDB
Noemia Rocha registrou o evento da bancada do PMDB – que no Legislativo de Curitiba também reúne o Professor Silberto – realizado na Câmara Municipal na noite da última quinta-feira (9). Foram debatidos, dentre outros temas, o papel do vereador e o transporte coletivo. A atividade teve o apoio da Fundação Ulysses Guimarães.

Minuto de silêncio
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-vice-presidente do Coritiba, Domingos Moro. O corpo do advogado foi encontrado neste domingo (12) em seu apartamento no Rio de Janeiro (RJ). Ele faleceu aos 57 anos. O sepultamento será nesta terça-feira (14), às 17h, no Cemitério Municipal de Curitiba. O registro foi feito pelo vereador Professor Euler (PSD). (Foto 2)

Funeral gratuito I
Cristiano Santos (PV) informou aos vereadores que a lei municipal 14.880/2016, que regulamenta o funeral gratuito para doadores de órgãos, está em vigor e sendo cumprida pela Prefeitura de Curitiba. “A Secretaria Municipal de Saúde informou que, em janeiro, duas famílias de doadores de órgãos foram beneficiadas. Segundo a pasta, cada doador pode salvar entre 5 a 10 vidas”, explicou. (Foto 3)

Funeral gratuito II
A lei 14.880/2016 é de iniciativa de Cristiano Santos e foi aprovada pela Câmara de Curitiba em junho de 2016 (veja aqui). Em suma, isenta do pagamento das taxas funerárias as famílias de pessoas que morreram e doaram seus órgãos. De acordo com a norma, o doador pode ser curitibano ou morador da cidade na data do óbito. A isenção contempla uma urna (caixão) modelo nº 8, remoção e transporte do corpo, velório e sepultamento.

Bancada do PTN
O líder do PTN na Câmara de Curitiba, Mauro Bobato disse que a bancada – formada por ele e pelo vereador Oscalino do Povo – foi recebida pelo prefeito Rafael Greca (PMN) na última sexta-feira (10). Durante o registro, ele parabenizou a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra Korman, pelo lançamento do novo mapa de turismo da cidade. (Foto 4)