Notas da sessão plenária de 13 de fevereiro
Retorno I
Em sua primeira manifestação na tribuna após voltar à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Jonny Stica (PDT) disse estar contente com o retorno e lembrou de alguns temas que pontuaram seus dois mandatos (2009/2013), como foi o caso da reabertura da Pedreira Paulo Leminski e a elaboração do Plano Diretor. Jonny Stica assumiu a vaga deixada por Goura (PDT), que foi eleito à Assembleia Legislativa do Paraná.
Retorno II
“Foram muitas lutas e eu me lembro de cada uma delas”. Ele agradeceu o companheirismo de Pier Petruzziello (PTB), Cacá Pereira (DC) e Felipe Braga Côrtes (PSD) que, segundo ele, sempre mantiveram contato com Stica nesses últimos anos. O vereador ressaltou que nos últimos tempos esteve envolvido com o projeto arquitetônico do Souq – espaço gastronômico de Curitiba. Stica distribuiu entre os colegas uma cartilha com todas as suas ações enquanto vereador.
Cães comunitários
Fabiane Rosa (DC) lamentou a morte de um dos cães comunitários que vivia no terminal do Pinheirinho. “O "Barbudo", como era conhecido, morava no terminal há 11 anos. Morreu em função do descaso de um motorista”, disse a vereadora. Ela destacou que ontem outro cão foi atropelado, mas no Terminal de Santa Felicidade. Fabiane disse não depositar muita fé em soluções como o SAMU Animal. “Como seria o acompanhamento? E quanto aos medicamentos?”, indaga ela. “A pressa do dia a dia faz com que animais como Barbudo se tornem invisíveis. Devemos desacelerar em respeito a eles, usar os veículos com mais calma”, finalizou a vereadora que protocolou um projeto de lei que obriga motoristas a prestar socorro a cães atropelados.
Rádio Cidade
Cristiano Santos (PV) congratulou os envolvidos no retorno da rádio Cidade AM, que terá sua reestreia no dia 15 de fevereiro. “Uma rádio que marcou época entre os ouvintes. Eu mesmo iniciei como jornalista na Rádio Cidade, na companhia de profissionais como Capitão Hidalgo e outros”. Segundo o vereador, a rádio Cidade, que terá cunho jornalístico, trará a competência e o imediatismo que a notícia exige.
Torcidas
O comportamento das torcidas organizadas após os jogos foi tema da fala de Osias Moraes (PRB) durante o pequeno expediente. O primeiro “Atletiba” do ano gerou prejuízos em torno de R$ 37 mil, de acordo com a Urbs. “É dinheiro que sai dos cofres públicos”, alertou o vereador. No entendimento de Osias, o trabalhador não pode se tornar refém dessas torcidas e encontrar o terminal depredado no dia seguinte aos jogos. “A torcida só existe porque existe o clube. O clube tem de se responsabilizar pelo que a torcida faz. Precisamos identificar os vândalos, mas também é necessário responsabilizar os clubes”, defendeu o vereador.
Terreno
Rogerio Campos (PSC) pediu informações oficiais ao Município sobre terreno existente entre o final da rua Angelo Tozin e rua Alda Basset Bertoldi, no bairro Campo Santana (062.00049.2019). O vereador quer saber a quem pertence a área.
Recuperação fiscal
Dados sobre o Programa de Recuperação Fiscal e outras medidas tributárias. Essa foi a solicitação de Noemia Rocha (MDB), em pedido de informações ao Executivo (062.00050.2019). Ela quer saber, por exemplo, as flutuações de arrecadação no período 2017/2018 referentes ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI); ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); e ao Imposto sobre serviço (ISS).
Equipe médica
Professor Silberto (MDB) pede informações sobre a equipe médica administrada pelo município de Curitiba (062.00051.2019). Ele quer saber, por exemplo, o número de médicos concursados e o número de profissionais administrados pela Fundação de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes). Ele também pergunta quantos estão afastados para tratamento de saúde.
Retirada
Os autores do requerimento (062.00158.2017) que solicitava informações sobre o funcionamento e o desempenho da Ouvidoria Municipal de Curitiba, pediram sua retirada de tramitação e seu arquivamento (072.00001.2019). De acordo com a justificativa, o pedido de informação, neste caso, deve ser realizado à Mesa Executiva da Câmara através de requerimento de pedido de informações oficiais internas e não ao Município. O documento foi apresentado por Oscalino do Povo (Pode), Maria Leticia Fagundes (PV), Osias Moraes (PRB), Mestre Pop (PSC) e Noemia Rocha (MDB).
Veterinário
Katia Dittrich (SD) encaminhou ao secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Felipe Kraemer Carbonell, um requerimento perguntando sobre a existência de algum policial civil, em atividade, com formação no curso de medicina veterinária junto à pasta (074.00010.2019). “A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente necessita de um perito médico veterinário para que realize avaliação e emita laudos sobre a ocorrência, ou não, de maus-tratos praticados contra animais”, explica a vereadora em sua justificativa.
Material reciclável
Cristiano Santos (PV) sugeriu ao Executivo a criação de campanhas de conscientização sobre a importância da separação dos materiais recicláveis do lixo orgânico no município de Curitiba, em especial estabelecimentos comerciais (203.00023.2019). “Apesar dos programas municipais como o Câmbio Verde e o Eco Cidadão, são necessárias mais políticas públicas que conscientizem o cidadão a preservar o meio ambiente e a ter responsabilidade para com a cidade que deixaremos para as futuras gerações”, defende o vereador, na justificativa da sugestão.
Praça Eufrásio
Eventos em parceria com o Kombi Clube Curitiba na praça Eufrásio Correia. Essa é a sugestão ao Executivo formulada pelo vereador Mestre Pop (PSC), ao Executivo (203.00024.2019). A ideia é que haja exposição de veículos na praça, principalmente nos finais de semana.
Revitalização
Tito Zeglin (PDT) sugeriu a elaboração de projeto para a revitalização das avenidas Winston Churchill e República Argentina (203.00025.2019). De acordo com a justificativa, o plano poderia contemplar as seguintes benfeitorias: nova iluminação; troca do asfalto; desalinhamento das estações-tubo para o Ligeirão; implantação de binários perpendiculares para a passagem de veículos; implantação de ciclofaixas e pistas de caminhadas; implantação de áreas de descanso próximas às estações-tubo com paraciclos e quiosques; implantação de paisagismo e arborização; e implantação de calçamento (paver) com acessibilidade.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba