Notas da sessão plenária de 13 de abril - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 13/04/2016 14h15, última modificação 06/10/2021 10h03
Gripe A
Chico do Uberaba (PMN) denunciou suspeita de surto da gripe A (H1N1) na Escola Estadual Alfredo Parodi, do bairro Uberaba. Segundo o vereador, há pelo menos 15 alunos e funcionários da instituição doentes. “É uma situação gravíssima, que requer atenção e precisa ser apurada”, defendeu o vereador, ao criticar a demora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em investigar a situação. (Foto 1)

Denúncia
O Professor Galdino (PSDB) disse ter recebido uma denúncia de uma servidora de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de falta de repasses de verbas. “Falta papel higiênico.  Chamem a polícia. A propaganda [da Prefeitura de Curitiba] está sendo desviada da educação”, afirmou. O vereador também criticou a gestão por “ruas tomadas por buracos e pelo mato”. “A cidade está igual ao trânsito: travada, na inércia”, acrescentou. (Foto 2)

Crise
“Até domingo o país tomará um novo rumo, independentemente de qual for o resultado [da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados]”, avaliou Serginho do Posto (PSDB). “São milhões de desempregados, empresas fechando as portas. Nunca antes da história desta país tivemos tantos problemas. Como será daqui para a frente para retomarmos o crescimento? O Brasil precisa urgentemente resolver essa crise instituída, política e moral, que fez com que quebrasse a maior empresa petroleira do país, a Petrobras”, defendeu o vereador. (Foto 3)
 
Impeachment
Pier Petruzziello (PTB) registrou seu posicionamento favorável à abertura do processo de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff, no Congresso Nacional.

Ausências em plenário
“Se houver esses abusos de não participar de votações, sinto muito. Vou ter que mandar lançar falta”, alertou o presidente da Casa, Ailton Araújo (PSC). O vereador destacou que o Regimento Interno determina não só a presença nas duas chamadas, no início e no final das sessões, mas também nas votações. “Não se justifica vereador não participar das votações, ainda mais se estiver na sala ao lado”, completou. (Foto 4)

Minuto de silêncio
A pedido de Jairo Marcelino (PSD), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Silviane Manfron Martins, irmã do vereador Aldemir Manfron (PP). O corpo foi velado no Cemitério Paroquial de Santa Felicidade e será cremado ainda nesta quarta-feira (13). (Foto 5)

Imposto de renda I
Segundo Helio Wirbiski (PPS), nesta sexta-feira (15), a Boca Maldita receberá a campanha “Declare Certo”. “Durante o evento, contabilistas voluntários darão orientações sobre como preencher a declaração de imposto de renda corretamente e destinar parte do IR aos projetos sociais de Curitiba”, explicou o vereador.

Imposto de renda II
A campanha é uma iniciativa do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná) e será realizada simultaneamente em outras 11 cidades do interior: Apucarana, Arapongas, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Pato Branco, Toledo e Umuarama. Mais informações no site da entidade.
 
Colaboraram: Fernanda Foggiato e Pedritta Marihá Garcia.