Notas da sessão plenária de 12 de março
Carnaval de Curitiba
Edson do Parolin (PSDB) parabenizou a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Cultural (FCC) pelos desfiles de Carnaval, realizados nos dias 2 e 3 de março. “Cada escola faz com dedicação o Carnaval de Curitiba. Foi um sucesso. Levou todas as comunidades para a Marechal [Deodoro]”, disse ele, que destacou o pentacampeonato da Mocidade Azul. O vereador ainda disse que as atividades atraíram turistas à cidade. “Está de parabéns nossa cultura, e sem tirar dinheiro de área nenhuma. Ano que vem será ainda melhor.” (Foto 1)
Educação infantil
Vice-líder da oposição, Professora Josete (PT) reforçou as críticas feitas na véspera (11) pela líder, Noemia Rocha (MDB), ao Conselho Municipal de Educação. Ela disse que a deliberação 01/2019, que vinha sendo debatida desde o ano passado, propõe alterações na formação dos profissionais da educação infantil. Segundo a vereadora, pode-se “presumir” que serão admitidos auxiliares sem formação em Magistério. “Nos preocupa quando um conselho abre mão de sua autonomia para defender aquilo que a gestão determina, ao invés de fazer o debate aprofundado em termos de políticas públicas, daquilo que é papel do estado na educação”, avaliou. (Foto 2)
Parque do Semeador
A reestruturação, a drenagem pluvial, a iluminação, ações preventivas ao vandalismo, a manutenção e a promoção de eventos públicos no parque do Semeador, no parque Sítio Cercado, são questionadas por Professor Silberto (MDB). O autor do pedido de informações oficiais ao Executivo justifica que a área é “fundamental” à comunidade, mas está “comprometida” pela falta de estrutura e problemas como “alambrados estragados, lixo doméstico espalhado, precariedade da iluminação, academia ao ar livre deteriorada, campo de futebol em condições precárias, além da frequente presença de usuários de drogas” (062.00093.2019).
Roubos e vandalismo I
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Professor Silberto (MDB) requer o balanço dos casos de roubo e vandalismo nos equipamentos públicos da cidade, registrados nos últimos dois meses (062.00094.2019). Ele quer saber se algum dos delitos à comunidade, por meio de vídeos, denúncias ou fotografias, “auxiliou o trabalho da Guarda Municipal”.
Roubos e vandalismo II
No mesmo requerimento, Silberto pergunta quais são os equipamentos públicos que já tiveram mais de um caso de roubo ou de vandalismo. Em outro pedido de informações, o parlamentar trata especificamente sobre os roubos e atos de vandalismo contra a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Aparecida, no Sítio Cercado, nos últimos dois anos (062.00095.2019).
Aplicativos de transporte
Com a justificativa de mapear o transporte individual privado por aplicativos em Curitiba, Noemia Rocha (MDB) apresenta uma série de questionamentos ao Poder Executivo (062.00096.2019). Ela quer saber, por exemplo, qual a metodologia adotada para a fiscalização do serviço, que na cidade é regulamentado via decretos. Outras perguntas tratam do número de motoristas cadastrados em cada empresa; mecanismo de controle e reclamações levantadas a partir dessa ferramenta; arrecadação; e impactos para a mobilidade urbana e o transporte coletivo, dentre outros apontamentos.
Enchentes no Parolin
Pedido de informações da Professora Josete (PT) é direcionado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ela pergunta se a pasta adotou ações para minimizar consequências de alagamentos recentes no bairro Parolin (062.00097.2019). “Há trabalhos de prevenção junto à comunidade por parte da secretaria? Quais?”, completa. A vereadora levantou o problema durante discurso no grande expediente, interrompido devido ao final do tempo regimental da sessão, de três horas. O debate deve ser retomado nesta quarta-feira (13).
Retirada de tramitação
Requerimento (072.00014.2019) de Jairo Marcelino (PSD) solicita a retirada de proposição de iniciativa do vereador, protocolado em 2018 (009.00038.2018). A justificativa é que o vereador excedeu a cota daquele ano (de até cinco projetos de denominação por sessão legislativa) e deverá reapresentar a iniciativa. Ele ideia é batizar um bem público como Doutor Rubens de Quadros Ribas, delegado da Polícia Civil do Paraná falecido em 2011.
Atendimento
Maria Leticia Fagundes (PV) comemorou a notícia de que a Casa da Mulher Brasileira (CMB) passará a contar com atendimento da Delegacia da Mulher 24 horas por dia. A vereadora agradeceu a equipe de delegados da Polícia Civil do Paraná que trabalhou para que a nova modalidade de atendimento fosse ofertada às mulheres. A CMB acolhe vítimas de violência e oferece apoio psicológico e jurídico. Também há um espaço reservado para alojamento de passagem e área de entretenimento para filhos das mulheres agredidas.
UPA
A reabertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pinheirinho, que estava fechada para reformas, foi anunciada pelo vereador Tico Kuzma (Pros). Segundo ele, a entrega do equipamento de saúde, na terça-feira (12), será feita pelo prefeito Rafael Greca, a partir das 19h, dentro do calendário de comemorações do aniversário de 326 anos de Curitiba. “Foi toda reformada e terá um novo modelo de atendimento”, comentou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba