Notas da sessão plenária de 12 de junho

por Assessoria Comunicação publicado 12/06/2017 15h20, última modificação 18/10/2021 10h36

Vila Verde I
Único orador do pequeno expediente, Toninho da Farmácia (PDT) aproveitou a presença do secretário municipal da Defesa Social e de Trânsito, Algacir Mikalovski, presente na Câmara devido à greve dos servidores, para pedir atenção a uma indicação de sugestão ao Executivo (201.00306.2017) de sua iniciativa, aprovada em plenário na semana passada e já encaminhada ao prefeito (confira o ofício). Ele solicitou que uma equipe da pasta vá até a rua Pedro Leinecker, entre a Emilio Romani e a Anjolilo Buzzetti, e estude a alteração da via para mão única. Segundo ele, a rua é estreita, tem passagem de ônibus e uma igreja da Congregação Cristã do Brasil. (Foto 1)

Vila Verde II
Toninho retornou à tribuna no grande expediente e comentou requerimento de sua iniciativa que requer à Secretaria Municipal de Obras Públicas “a reconstrução do talude na curva do rio Barigui, próximo à ponte da rua Vicente Michelotto”, na Vila Verde (043.00237.2017). “As barreiras que haviam ali na CIC foram baixadas. Estive ali até a madrugada com as pessoas [atingidas pelas inundações devido às chuvas da semana passada]. Isso aí é nocivo à saúde das pessoas”, declarou. O vereador pediu que a obra seja priorizada.

Comércio ambulante
A vereadora Julieta Reis (DEM) se disse “aborrecida” com a atuação dos fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) quanto à fiscalização do trabalho dos vendedores ambulantes de Curitiba. Segundo ela, não estão sendo respeitadas as diferenças entre as legislações do comerciante ambulante (lei municipal 6.407/1983) e dos food trucks (lei municipal 14.634/2015). “Food truck não tem nada a ver com a carretinha do comércio ambulante, com o vendedor de cachorro-quente, os pobrezinhos que trabalham à noite”, disse Julieta. Os vereadores Cacá Pereira (PSDC), Maria Manfron (PP), Mauro Ignácio (PSB) e Sabino Picolo (DEM) também se manifestaram sobre o assunto. (Foto 2)

Cidadão Honorário
Começou a tramitar nesta segunda-feira (12) proposição, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PTB), que concede o título de Cidadão Honorário de Curitiba à Maria Cianci Vianna (006.00007.2017). Maria Cianci trabalha na Secretaria de Saúde Pública e atualmente é Diretora Técnica da Associação de Ensino Novo Ateneu (AENA), entidade mantenedora do Colégio Novo Ateneu e da Faculdade UNICURITIBA.

Utilidade Pública
Protocolado projeto de lei que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Tatuquara – APMF (014.00030.2017). A iniciativa é do vereador Sabino Picolo (DEM), que informou anteriormente já ter encaminhado requerimento semelhante, arquivado (014.00026.2016).

Sugestão de Ato Administrativo
A vereadora Katia Dittrich (SD) encaminhou sugestão de ato administrativo que pede a implantação do Krav Maga, arte marcial de origem israelense, como método de defesa pessoal para servidores municipais em caso de situação de risco (203.00002.2017). A autora cita como exemplos os fiscais de trânsito, agentes e guardas municipais.

Obituário
A Câmara Municipal de Curitiba observou um minuto de silêncio pelo falecimento do professor de Biologia, Flávio Ávilla. O pedido foi feito por Toninho da Farmácia (PDT), que informou que o homenageado foi encontrado morto, no último sábado (10), na zona rural de São José dos Pinhais. Ele estava desaparecido desde a última terça-feira (6).

Regimento Interno
A reunião da Comissão Especial de Estudo e Reforma do Regimento Interno da Câmara Municipal, agendada para a tarde desta segunda-feira (12), foi adiada por falta de quorum. Essa é a segunda vez que o colegiado adia o encontro. Uma nova data será marcada.

Textos: Claudia Krüger, Pedritta Marihá Garcia, Fernanda Foggiato e João Cândido Martins, com a colaboração de Luiz Kozak, estudante de Jornalismo
Revisão: Michelle Stival da Rocha

Supervisão de estágio: Filipi Oliveira