Notas da sessão plenária de 12 de abril - 1ª edição
Demora para alvará I
O vereador Ezequias Barros (PRP) falou em plenário sobre reclamações frequentes que ele tem recebido sobre a liberação de alvarás para o funcionamento de empresas em Curitiba. “Fala-se em aumentar impostos e melhorar a arrecadação, mas ao mesmo tempo vemos empresários tentando se estabelecer e não conseguem nem obter a CPL - Consulta Prévia de Localização”. Ele pediu que a Secretaria Municipal de Urbanismo trabalhe de maneira mais “urgente” para atender à demanda do município. (Foto 1)
Demora para alvará II
“80% dos empregos da nossa cidade vêm das pequenas empresas, mas elas vêm sofrendo com a burocracia para obtenção da documentação para funcionamento”, reclamou Helio Wirbiski (PPS). “Estou há quase cinco anos trabalhando para conseguir que se tenha o alvará provisório em Curitiba, para liberar o funcionamento da empresa que não oferece risco, para que ela tenha até um ano para que obtenha o alvará”, acrescentou (Foto 2)
Fila no Refic
“Ontem muitas pessoas voltaram para suas casas sem poder fazer seu refinanciamento porque havia apenas cinco pessoas trabalhando em apenas cinco máquinas, lá no setor de Finanças”, disse Ezequias Barros, referindo-se ao fim do prazo, que é hoje (12), para os interessados a aderirem ao refinanciamento de dívidas de tributos com o Município. “Até às 14h havia sido atendidas 47 pessoas e havia mais de 100 pessoas na fila”, contou.
Lixo
O convite para o Workshop Gestão Pública para Cidade Lixo Zero, que será realizado amanhã (13), foi reforçado pelo vereador Goura (PDT) nesta quarta-feira (12). Ele afirmou que as técnicas difundias no evento têm sido utilizadas com sucesso em diversos locais pelo Brasil. “Será um dia de aprendizagem sobre reciclagem, compostagem, recuperação energética, mobilização comunitária, comunicação voltada ao lixo zero”, disse. “Também protocolamos com a Secretaria de Educação e de Meio Ambiente para que Curitiba passe a ter sistemas de compostagens em espaços públicos, como já acontece em Florianópolis”, acrescentou. (Foto 3)
Contradição
Goura também demonstrou preocupação com o trânsito da cidade. “Ontem o prefeito informou que está licitando a remoção da área calma, quando na resposta a um pedido de informação que recebemos o próprio prefeito afirma que na área central a velocidade mais baixa irá permitir a convivência dos diversos modais, mas nas redes sociais ele se contradiz”. O vereador acredita que falta uma política clara sobre a mobilidade urbana nesta gestão municipal.
Paixão de Cristo I
Tico Kuzma (Pros) convidou os vereadores para a 39ª apresentação da Paixão de Cristo realizada pelo Grupo Lanteri, que ocorrerá na sexta-feira (14), na Pedreira Paulo Leminski, às 19h. “Aqueles que desejarem, às 18h, os integrantes farão um tour pelos bastidores contando um pouco da história do grupo e da apresentação”. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores para buscar junto ao Executivo ajuda para a realização do evento (leia mais). (Foto 4)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba