Notas da sessão plenária de 12 de abril
Independente I
A vereadora Professora Josete (PT) declarou-se, a partir de hoje, independente, ou seja, fora do bloco de apoio ao prefeito. Ela leu em plenário uma nota sobre a aliança do PT com o PDT nas últimas eleições e o atual desligamento. “Naquele momento, a avaliação da maioria do partido era que uma vitória de [Gustavo] Fruet permitiria que nosso projeto de cidade pudesse ser parcialmente colocado em prática.” Segundo ela, várias sugestões do PT foram incorporadas ao plano de governo. “De 2013 para cá, certamente contribuímos para avanços significativos nas políticas públicas destinadas à população de Curitiba.” (Foto 1)
Independente II
No entanto, Josete ressaltou que, em encontro realizado em novembro de 2015, foi definido pela candidatura própria à prefeitura nas eleições municipais deste ano. “Esta decisão se deu em face da atual conjuntura política, que exige um diálogo direto com a população, e também por divergências em relação à condução da administração municipal pelo prefeito Gustavo Fruet. Ela elencou discordâncias do partido em relação ao transporte público, às negociações de reivindicações feitas por servidores, à realização de audiências públicas durante o dia – enquanto o partido defendia que fossem à noite para aumentar a participação – e na condução do orçamento público, “exemplo claro quando o executivo divulga dados que não conferem na prática com o compromisso de atingir 30% de investimento na educação”.
Impeachment
Professor Galdino (PSDB) comemorou a aprovação do parecer na Comissão Especial do Impeachment que determina a continuidade do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff. “Esse resultado dá combustível para a vitória no plenário”, disse. Segundo o vereador, o PT tentou “de várias maneiras” travar o processo, “mas tudo deu errado”. Galdino acredita que a maior parte dos brasileiros quer a saída da presidente e que, somente assim, o país voltará a crescer. “O Brasil é dos brasileiros e não dessa quadrilha”, resumiu.
Homenagem I
A Escola Municipal Ivaiporã, que oferece educação infantil e ensino fundamental, foi homenageada por seus 40 anos de fundação. O vereador Tico Kuzma (Pros) entregou votos de congratulações e aplausos (077.00131.2016) à instituição, certificado recebido pela diretora Vania Cala Guimarães de Liz. Aproximadamente trinta estudantes da instituição estiveram presentes. (Foto 2)
Homenagem II
Inaugurada no dia 7 de abril de 1976, a escola era composta de três salas de aula, um centro de criatividade e biblioteca e uma sala dividida em quatro partes que servia para o setor administrativo, dividido entre Direção, Supervisão, Orientação e Secretaria. Hoje, possui nove salas de aula, um laboratório de informática, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta, horta, bosque e diversos outros espaços. Desenvolve projetos como: Guarda Mirim, Conhecer para Prevenir, Programa Saúde na escola, atividades sobre bullyng e direitos humanos. Além disso oferece, na educação permanente, aulas de dança e futsal. (Foto 3)
Permissionários de táxi
O valor recolhido em taxas e impostos por cada permissionário do sistema de táxi de Curitiba e sua destinação é o tema de um pedido de informações de Mauro Ignácio (PSB) à prefeitura (062.00132.2016). O vereador também questiona quais são os tributos pagos e os critérios para o cidadão se tornar permissionário do serviço.
Unidades de saúde
Pedido de informações oficiais de Jorge Bernardi (Rede) à Prefeitura de Curitiba faz questionamentos às áreas de abrangências das unidades de saúde Ouvidor Pardinho e Santa Quitéria II (062.00131.2016). O vereador diz ter recebido diversas reclamações de cidadãos que passaram a ser atendidos, nas últimas semanas, em outros equipamentos públicos.
Contrato I
A Professora Josete (PT) pediu informações à Prefeitura de Curitiba sobre um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores (062.00133.2016). A vereadora solicitou o contrato, as datas e nomes dos cursos ministrados e nome dos palestrantes, dentre outros questionamentos.
Contrato II
Em outro pedido de informações ao Executivo (062.00134.2016), a Professora Josete solicita a documentação e faz questionamentos a um contrato firmado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). “Há veracidade no fato de que os equipamentos destinados à realização das atividades esportivas estão sendo retirados dos locais de destino? Se o fato é verídico, qual a motivação do mesmo?”, aponta a parlamentar.
Estrutura da Câmara
Em pedido de informações oficiais internas, Jorge Bernardi (Rede) pede o posicionamento da Mesa Diretora sobre a estrutura física da Câmara Municipal de Curitiba – especificamente, sobre os sanitários, o sistema de ar-condicionado, a rede elétrica e a rede lógica. “São fartas e justas as reclamações dos funcionários e visitantes”, diz o requerimento (064.00004.2016).
Colaboraram: Fermanda Foggiato, Marcio Alves Silva e Michelle Stival da Rocha.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba