Notas da sessão plenária de 11 de março - 2ª edição
Pesquisa I
Pier Petruzziello (PTB) fez uso da tribuna para comentar sua recente viagem à Roma. O vereador, que perdeu seu braço em um acidente automobilístico em 2007, foi o primeiro homem a movimentar uma mão mecânica por meio de estímulos cerebrais. O processo foi possível por meio da implantação de eletrodos no nervo periférico. Pier destacou que a experiência foi conseguida graças a investimentos públicos daquele país. (Foto 1)
Pesquisa II
“A União Europeia autorizou a Itália a investir e a ministra da tecnologia italiana disse que novos investimentos na área serão realizados”. Pier lamentou que, no Brasil, a experiência não tenha sido divulgada, mas salientou que investimentos em pesquisa seriam desejáveis. Sabino Picolo (DEM), presidente da Casa, congratulou Pier. “Você engrandece a cidade”, disse ele.
Campo de Santana
Mauro Bobato (Pode) quer saber se existe previsão para que a rua Rogério Zara do Amaral, no bairro Campo de Santana, seja asfaltada (062.00085.2019). Segundo ele, os moradores reclamam do “péssimo estado de conservação” da via, que tem gerado transtornos a pedestres e motoristas.
Santa Cândida
“Em que fase encontra-se a implantação do parque das Várzeas? Qual a previsão de finalização da implantação? Serão instalados equipamentos para a prática de exercícios físicos?”, indaga Oscalino do Povo (Pode) sobre as obras do equipamento público, localizado no Santa Cândida (062.00090.2019). O bairro é mote de outro pedido de informações de sua iniciativa, em que o vereador questiona o abandono de um terreno localizado na rua Dagoberto Leitner (062.00091.2019).
Obras públicas I
A urbanização da Vila Formosa, no bairro Novo Mundo, é tema de pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba e à Secretaria Municipal de Obras Públicas (062.00086.2019). Autora da proposição, Professora Josete (PT) solicita o nome das empresas responsáveis pelo contrato e a cópia do processo licitatório que o originou. “Por que as obras encontram-se paralisadas após estarem 71,07% finalizadas? Há previsão de retorno?”, complementa.
Obras públicas II
Em outra proposição, Josete trata das intervenções nas calhas dos rios e nas bacias de amortecimento dos rios Belém, Pinheirinho, Água Verde e Pilarzinho (062.00088.2019). Segundo ela, as obras estão atrasadas. A vereadora pergunta se há previsão de término, quais as empresas envolvidas na atividade e o número do processo licitatório que originou o contrato.
Brinquedos adaptados I
Com um novo substitutivo (031.00011.2019), protocolado na manhã desta segunda-feira (11), a proposta de lei (005.00011.2017) que prevê a instalação de brinquedos e equipamentos de lazer adaptados à pessoa com deficiência (PcD), em parques, praças e demais espaços públicos da capital, retorna à pauta do plenário nesta terça-feira (12). Segundo o autor, Felipe Braga Côrtes (PSD), as alterações foram propostas “em conjunto com a assessoria do prefeito, para que ficasse um projeto mais viável”. (Foto 2)
Brinquedos adaptados II
Assim como o substitutivo anterior (031.00017.2017), a nova redação também pretende alterar a lei municipal 11.095/2004, o Código de Posturas de Curitiba. Só que agora a proposta é que a instalação dos brinquedos adaptados ocorra “conforme disponibilidade orçamentária e projetos técnicos elaborados pelo Poder Executivo”. Anteriormente, a ideia era que pelo menos dois equipamentos por administração regional recebessem o mobiliário especial.
Criação de aplicativo
A Câmara de Curitiba enviará ao Poder Executivo sugestão aprovada nesta manhã, sem discussão (203.00042.2019). A proposta, de iniciativa de Mauro Bobato (Pode), é a criação de um aplicativo pelo qual os pais ou responsáveis possam acompanhar o “desenvolvimento escolar” dos estudantes da rede pública municipal, bem como monitorar faltas, notas e agenda de atividades.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba