Notas da sessão plenária de 11 de junho
Esclarecimento I
Cristiano Santos (PV) foi à tribuna durante o pequeno expediente para esclarecer que estava presente durante a votação do projeto que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado (005.00076.2019), ocorrida ontem (10). Segundo ele, após o voto, dirigiu-se à sala lateral do plenário para atendimento à população. “O colega Herivelto Oliveira (PPS) questionou minha presença, o que levantou dúvidas não só sobre minha idoneidade quanto também sobre a idoneidade do vereador Marcos Vieira (PDT), que senta ao lado da minha bancada. Eu votei, estava presente e em momento algum alguém votou em meu lugar”. De acordo com Santos, a acusação repercutiu em alguns blogs já durante a tarde, mas as informações foram retiradas após se ouvir sua versão. (Foto 1)
Esclarecimento II
Cristiano Santos também disse que as câmeras da Casa não registraram com clareza seu voto. “Se eu dependesse das imagens para provar que efetivamente votei, eu estaria perdido”. O presidente da Casa, Sabino Picolo (DEM), afirmou que chamou Santos para que pudesse esclarecer os fatos, “antes que prevalecesse a injustiça sobre a verdade”. Já o segundo-secretário da Câmara, Professor Euler (PSD), ressaltou que o Legislativo passa por processo licitatório para a modernização dos equipamentos do plenário. “Em breve, estaremos com novas câmeras e também estamos fazendo estudos para a implantação de biometria nas bancadas, para evitar qualquer tipo de problema”. (Fotos 2 e 3)
Energia solar
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Geovane Fernandes (PTB) pergunta qual foi o valor investido para a implantação dos painéis fotovoltaicos, sistema destinado à geração de energia solar, no Palácio 29 de Março (062.00269.2019). Segundo o vereador, o questionamento partiu de eleitores.
Ligação intermunicipal
“A via de acesso ao bairro Jardim Boa Vista 1, em Campo Magro, localizada nas proximidades do numeral 10.000 da avenida Manoel Ribas, no bairro de Santa Felicidade, é uma rua oficial, pertencente a Curitiba?”, indaga Mauro Ignácio (PSB). No pedido de informações oficiais ao Executivo, o vereador defende sua consolidação como “via de ligação intermunicipal, restando reconhecida sua característica vintenária”, há muitos anos. Ele pergunta se há estudos para a realização de obras no local, como para pavimentação e para implantação de calçadas (062.00273.2019).
Cidadania Honorária
Projeto de lei de Oscalino do Povo (Pode) indica o empresário Leodir Bonilha para ser contemplado com a Cidadania Honorária de Curitiba (006.00011.2019). Natural de Siqueira Campos (PR), ele chegou à capital aos 11 anos de idade. Foi conselheiro do Coritiba e já disputou a vice-presidência do clube. A proposição começou a tramitar oficialmente nesta terça-feira (11), com a leitura no pequeno expediente da sessão plenária.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba