Notas da sessão plenária de 11 de fevereiro - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 11/02/2020 13h30, última modificação 19/11/2021 07h14

Infraestrutura e cultura
Serginho do Posto (PSDB) defendeu o “desempenho que a cidade tem trazido nos últimos anos em algumas áreas, não apenas infraestrutura”. Ele salientou o anúncio da nova fase do programa de pavimentação de Curitiba, pelo prefeito Rafael Greca, nessa segunda-feira (10), para a requalificação de 61 ruas. Também disse que a cidade conta com cota de emendas parlamentares, ao contrário de outros municípios. “Por mais que digam que a prefeitura só faz asfalto”, o vereador lembrou de avanços em outras áreas, como na cultura, com destaque ao Cine Passeio e à Oficina de Música.

“Mau gosto”

Zezinho Sabará (PDT) alertou a vídeos que estão circulando nas redes sociais, uma “brincadeira de mau gosto”, por “imbecis que não têm o que fazer e não ligam para o bem-estar do outro, a vida do outro”. Na gravação, realizada em trio, a pessoa do meio leva uma rasteira e é derrubada no chão, batendo as costas e a cabeça. Para o vereador, os professores têm que estar atentos, na volta às aulas, e orientar os jovens para que não tentem reproduzir as imagens. “Acho que o ser humano chegou a um limite absurdo. A pessoa pode morrer ou ficar com sequelas.”

Potencial construtivo

De Professor Silberto (MDB), a Prefeitura de Curitiba receberá pedido de informações oficiais sobre quanto Estado, Município e Club Athletico Paranaense  “investiram, em títulos de potencial construtivo, para as obras de reforma e ampliação do estádio Joaquim Américo Guimarães” (062.00058.2020). “Qual o valor atualizado destes investimentos feitos pelo Município? Quanto o clube deve repassar ao Município? Quais foram as obras em infraestrutura realizadas pela prefeitura?”, completa o requerimento.

Guarda Municipal
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mauro Ignácio (PSB) questiona o número de ocorrências registradas e atendidas pela Guarda Municipal, nos bairros de abrangência da Regional Santa Felicidade, em 2019 (062.00056.2020). Ele ainda quer saber quais as ocorrências mais comuns e os bairros com mais casos. Em outro requerimento ao Executivo, o vereador pergunta se evoluiu o projeto para a implantação do binário Jacarezinho/Rosa Saporski, nas Mercês (062.00055.2020).

Educação Infantil
À Secretaria Municipal da Educação (SME), Noemia Rocha (MDB) pede informações sobre o processo de credenciamento e contratação dos Centros de Educação Infantil (062.00057.2020). Ela pergunta, dentre outros itens, quantos CEIs foram contratados, por região, e o número de crianças que serão atendidas.

Placa de bronze
Em requerimentos à Secretaria Municipal do Urbanismo e à Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Maria Leticia (PV) questiona suposta remoção de placa de bronze em homenagem à travesti Gilda de Abreu, falecida em 1983, da Boca Maldita (respectivamente, 062.00060.2020 e 062.00061.2020). “Houve a fixação na Boca Maldita de placa de bronze em homenagem à Gilda de Abreu, falecida em 1983? Há notícias de que a placa teria sido retirada pelo presidente da Boca Maldita à época. Há registro dessa retirada e do destino que foi dado à placa?”, pergunta a vereadora.

Mamografia
O plenário acatou sugestão ao Executivo do vereador Oscalino do Povo (Pode) para que a administração municipal mantenha um controle dos resultados de exames e de mamografias realizados pela rede pública e privada de saúde de Curitiba (203.00017.2020). De acordo com ele, o conhecimento estatístico sobre a doença auxiliaria na prevenção e combate ao câncer de mama no município.