Notas da sessão plenária de 11 de abril - 2ª edição
Comando da PM
A posse da coronel Audilene Dias Rocha no comando da Polícia Militar do Paraná, nesta quarta-feira (11), foi destacada em plenário pelos vereadores Osias Moraes (PRB) e Thiago Ferro (PSDB). O primeiro marcou o fato de ela ser a primeira mulher, nos 163 anos da corporação, a assumir o posto. Ferro também elogiou o fato.
Secretaria da Saúde I
Professora Josete (PT) e Noemia Rocha (PMDB) fizeram críticas à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A primeira reclamou da resposta a um pedido de informações oficiais (062.00124.2018) assinado por diversos vereadores, referente à redistribuição das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) conforme o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das Unidades Básicas de Saúde (Ivab), tema que gerou polêmica em plenário. “Nos surpreende mesmo como o Executivo responde. Era um pedido bastante objetivo, com dez questionamentos, para que de fato houvesse resposta a cada dúvida, mas a resposta ignora alguns dos questionamentos”, avaliou ela. Para Josete, “parece que a Secretaria da Saúde começou do zero”. (Foto 1)
Secretaria da Saúde II
“A resposta vem em percentuais genéricos. Não consigo conceber que um programa [ESF] concebido em diversas unidades [UBS] não tenha um levantamento de cada unidade. Certamente existe esse dado. Só queria registrar minha indignação sobre a falta de interesse do Executivo”, acrescentou Josete. Na avaliação de Noemia Rocha, “existe uma realidade in loco e a realidade da Secretaria da Saúde”. Ela relatou problemas verificados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e UBSs, como a carência de profissionais. “Existem muitas coisas a serem revistas. Quando a gente vê pedidos de informações com respostas genéricas, sem nenhum contexto, dá a impressão que não estão conversando”, argumentou. “Tem unidade com 22 mil usuários e 1 médico. Outras com 9 mil usuários e 8 médicos.”
Votos de congratulações
Felipe Braga Côrtes (PSD) destacou a aprovação de votos de congratulações e aplausos (077.00112.2018) de sua iniciativa ao médico hematologista Ricardo Pasquini, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR), devido à conquista do European Group for Blood and Marrow Transplantation (EBMT). Ele recebeu o prêmio pela publicação de melhor artigo da América Latina em 2018, referente a estudos sobre a anemia de Fanconi, uma doença hereditária. Segundo o vereador, ele pretende trazer o homenageado à Câmara, para a entrega do diploma.
Vice-prefeito
O vereador Thiago Ferro (PSDB) registrou a visita à Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (11), do vice-prefeito de São Jorge DOeste, Evandro Almeida. O político é da mesma sigla do parlamentar.
Transformadoras
Amanhã, quinta-feira (12), o PMDB Mulher realiza em Curitiba o evento “Mulheres Transformadoras”, no Hotel Granville, das 8h às 16h. O convite para quem se interessar em participar da atividade foi feito em plenário pela vereadora Noemia Rocha (PMDB).
Direção da Copel
Ex-copeliano, o vereador Oscalino do Povo (Pode) fez questão de registrar em plenário a indicação de Jonel Iurk para a direção da Companhia Paranaense de Energia. Ele assume o posto antes ocupado por Antônio Souza Guetter. Iurk estava na Compagás.
Mercosuper 2018
A Câmara Municipal de Curitiba foi representada pelo vereador Mauro Bobato (Pode) na abertura da Mercosuper 2018, ontem (10), no Expotrade Pinhais. Mercosuper é o nome dado à Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, atividade coordenada por Joanir Zonta, presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba