Notas da sessão plenária de 10 de setembro

por Assessoria Comunicação publicado 10/09/2019 13h15, última modificação 10/11/2021 09h06


Retirada de proposição
Requerimento de Fabiane Rosa (DC) retirou de tramitação projeto de lei de sua iniciativa, com a justificativa de “incapacidade técnica de implementação” (072.00067.2019). A matéria autorizava a Prefeitura de Curitiba a receber doações a entidades filantrópicas de proteção animal, por meio do carnê do IPTU e do ISS (005.00082.2019). A proposição havia sido devolvida ao gabinete da vereadora pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para adequações no texto.

Tarifa domingueira
Noemia Rocha (MDB) pergunta, em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba e à Urbs, qual o impacto financeiro para a retomada da tarifa domingueira (062.00438.2019). Ela solicita que as consequências de tal medida sejam especificadas conforme a tarifa social, os contratos com as concessionárias do sistema de transporte e o Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). A parlamentar ainda questiona qual era o número efetivo de usuários nos últimos dois anos em que a domingueira existiu, seu impacto na tarifa técnica, estudos que embasaram a extinção e eventual debate, antes de tal decisão, junto ao Conselho Municipal de Transporte.

Verba publicitária

Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, Mestre Pop (PSC) questiona a verba publicitária gasta pelo Município em 2018 e neste ano (062.00435.2019). O vereador pergunta quais veículos foram contemplados, os critérios aplicados na escolha e o respectivo percentual na distribuição das verbas; a tiragem de cada uma das mídias impressas; e quais campanhas/peças publicitárias foram veiculadas.

Obras públicas I
Mauro Ignácio (PSB) pergunta à Prefeitura de Curitiba se existe projeto para implantação de pavimentação asfáltica na rua Sapirangá, no bairro Butiatuvinha (062.00436.2019). O vereador também quer saber quanto custaria tal obra e se a via “é pública e oficial”.

Obras públicas II
“Qual o prazo para a implantação da lombada na rua Itataia, entre a João Borsato e a Miguel Abraão [no bairro Portão]?”, indaga Tico Kuzma (Pros), em pedido de informações à Prefeitura de Curitiba (062.00437.2019). Segundo ele, o Executivo afirmou, em resposta a proposição de sua iniciativa, apresentada no ano passado, que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) já havia elaborado um projeto para atender a demanda dos moradores e comerciantes da região (062.00223.2018).

Educação Política
Alunas do 4º período de Jornalismo da Universidade Positivo, Sâmar Mourad, Júlia Wal, Gabriela Pavanelli e Sabrina São Gregório conheceram, nesta manhã, o funcionamento da Diretoria de Comunicação e da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na sessão plenária, foram saudadas pelo presidente do Legislativo, vereador Sabino Picolo (DEM). A atividade fez parte da disciplina “Jornalismo, Ética e Democracia”. (Com foto)


*Nota elaborada pela estudante de Publicidade e Propaganda Maryane Vitória Souza, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Filipi Oliveira.