Notas da sessão plenária de 10 de novembro

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2015 15h50, última modificação 04/10/2021 11h04
Perturbação do sossego I
Jorge Bernardi (Rede) disse que pedirá esclarecimentos oficiais à Prefeitura de Curitiba sobre a construção de um estacionamento para ônibus da empresa CCD Transporte Coletivo, do consórcio Pioneiro, em uma área residencial, no Capão da Imbuia. “Os ônibus destruíram o antipó que ali existia há décadas e havia sido pago pelos próprios moradores, que perderam a paz e o sossego. De manhã, à tarde e à noite, não vigora a lei do silêncio naquela região”, declarou. (Foto 1)

Perturbação do sossego II
“Os moradores estão revoltados. Solicito providências da administração municipal. A cidade é de todos, e não de um grupo de privilegiados que exploram a população com uma tarifa superfaturada”, completou Bernardi. Segundo ele, o estacionamento abriga cerca de 160 ônibus da empresa.

Visita de alunos
Estiveram na Câmara Municipal, nesta terça-feira (10), 43 estudantes do Colégio João Paulo II. “Eles gostaram de conhecer o Legislativo na prática e comentaram que, por ser a primeira vez na instituição, acharam o trabalho de plenário bastante sério, mais sério que a imagem na cabeça deles”, comentaram os professores Fernando Melo e Ronivaldo Esser, que acompanharam as turmas. (Foto 2)

Regional do Tatuquara I
O projeto de lei que efetiva a criação da administração regional do Tatuquara, a décima da cidade, foi aprovado em segundo turno, com unanimidade, e seguirá para a sanção do prefeito Gustavo Fruet (leia mais). De iniciativa da Prefeitura de Curitiba, a matéria (005.00178.2015) institui os cargos de administrador regional, de chefe de gabinete e de gestor público do equipamento público. A nova regional atenderá os cerca de 82 mil moradores dos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, com impacto financeiro estimado em R$ 509,9 mil, em 2016.

Regional do Tatuquara II
“Muitos não conhecem a história do bairro, como surgiu o Tatuquara, não conhecem a realidade de todo o trabalho de vários moradores, lideranças comunitárias e políticos para que chegássemos a esse momento”, disse Valdemir Soares (PRB). O vereador destacou que o projeto começou na gestão anterior, de Luciano Ducci. “Ducci começou e o Fruet vai terminar [a implantação da administração regional]”, concluiu o Professor Galdino (PSDB). (Fotos 3 e 4)

Utilidade Pública
Em votação definitiva e unânime (com 23 votos), nesta terça-feira (10), foi aprovada a declaração de Utilidade Pública à Associação de Moradores Unidos do Dom Bosco, na região do bairro Guaíra. O documento é exigido para a realização de convênios com o Poder Público. A iniciativa (014.00021.2015) foi do vereador Jairo Marcelino.  

Demissão
Em pedido oficial de informações à Prefeitura de Curitiba, lido na sessão de hoje, Chico do Uberaba (PMN) questiona a demissão de um servidor lotado originalmente na Urbs, em setembro passado (062.00451.2015). As condições, justifica ele, “merecem ser analisadas com maior atenção”.

Linhas Metropolitanas
Cristiano Santos (PV) pediu informações ao Município sobre as linhas metropolitanas que circulam em Curitiba (062.00452.2015). O vereador pergunta quantas são, a quem cabe sua fiscalização, a vistoria da qualidade da frota e se o governo estadual faz algum repasse pelo uso do Terminal Guadalupe e outros equipamentos públicos de parada da frota. Outros questionamentos são quanto aos créditos do cartão-transporte. Ele argumenta que, apesar da desintegração, “nota-se uma discrepância”, porque a prefeitura “continua arcando com inúmeras responsabilidades frente ao transporte urbano municipal e intermunicipal”.

Dia Nacional
O vereador Professor Galdino (PSDB) registrou em plenário que, na data de hoje, 10 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. “A OMS estima que 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva”, informou o parlamentar.