Notas da sessão plenária de 10 de maio - 2ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 10/05/2016 13h50, última modificação 06/10/2021 11h04

Aposentadorias atrasadas
Jorge Bernardi (Rede) informou que pedirá informações ao Município sobre o não repasse dos recursos para custeio das aposentadorias, desde agosto de 2015. “No comando do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Curitiba [IPMC] está Wilson Mokwa, servidor sério”, apontou Bernardi. Para o vereador, se realmente estão acontecendo falhas, isso se deve à própria administração municipal. (Foto 1)

Campanha
Jorge Bernardi (Rede) destacou a notícia veiculada pela mídia de que a direção municipal do PDT pediu a renúncia da vice-prefeita, Mirian Gonçalves (PT). De acordo com Luiza Simonelli, presidente municipal do PDT, Mirian fez campanha para Tadeu Veneri (PT), que pode ser adversário do atual prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), na próxima eleição.

Prostituição
O aumento da prostituição na praça Nossa Senhora da Paz e entorno foi destacada por Jorge Bernardi (Rede). “Infelizmente a região está tomada e a comunidade pede providências, principalmente por parte da Guarda Municipal (GM)”, frisou.

Manobra I
“O Partido dos Trabalhadores (PT), com ajuda do Partido Progressista (PP) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tentou dar um golpe no Brasil”, disse o vereador Professor Galdino (PSDB). Ele lembrou que o deputado federal Waldir Maranhão (PP) tentou anular a admissibilidade do impeachment aprovada pela Câmara dos Deputados, entre os dias 15 e 17 de abril. “Isso sim é golpe”, observou Galdino, que complementou: “Esse deputado indicou o filho para trabalhar no Tribunal de Contas do Maranhão, mas o filho trabalha como médico em São Paulo”. (Foto 2)

Manobra II
O vereador lembrou que a manobra foi barrada no Senado, pois Maranhão não tem como pedir devolução do processo para reverter a decisão. “O presidente Renan Calheiros teve inúmeros erros de conduta, mas não se sujeitou a entregar a alma para Dilma e Lula” disse ele. Ainda de acordo com Galdino, o que se espera de um deputado é comprometimento com a defesa do bem público, mas, segundo ele, há parlamentares interessados em fazer lobby para grandes empresas. “O Brasil não quer o golpe do PT. O Brasil está na UTI política e só vai sair quando retirar do poder o partido mais corrupto da história do país.”

Elogio
“A gente cobra a prefeitura quando tem de ser cobrado, mas quando tem motivo de elogio, a gente elogia”, disse Chicarelli (PSDC), que destacou a limpeza e o desassoreamento de um trecho de dois mil metros do rio Belém, no bairro Boqueirão. “É um pedaço pequeno, mas pode ser aumentado no futuro, para evitar as enchentes que causam tantos problemas naquela região.” O vereador chamou atenção sobre reclamações constantes em relação à rua Conrad Adenauer, também naquela região. “Cabe à prefeitura ter uma atuação mais consistente nesta via”, disse ele. (Foto 3)

Gibicon
O lançamento da Gibicon 2016 foi registrado por Cristiano Santos (PV). Segundo ele, o evento ocorreu nesta segunda-feira (9), no Solar do Barão, quando foi reinaugurada a Gibiteca de Curitiba (que passa a funcionar no mesmo local). Também participaram da atividade os vereadores Jonny Stica e Pedro Paulo, do PDT, e Paulo Salamuni (PV). A 4ª edição da Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba será entre 8 e 11 de setembro no Museu Municipal de Arte (MuMA). (Foto 4)

Emenda
A conclusão da pavimentação da rua Ludovico Bauml, na Regional Portão, foi registrada por Dirceu Moreira (PSL) em plenário. O vereador agradeceu o prefeito Gustavo Fruet por executar a obra, aplicando emenda parlamentar de sua autoria indicada ao orçamento da cidade.

Pré-candidatos
Noemia Rocha (PMDB) recebeu os colegas de partido e pré-candidatos a vereadores de Curitiba nas eleições deste ano, Anderson Silva e Piter Rosa. (Foto 5)

Data comemorativa
O Dia do Cozinheiro foi lembrado por Professor Galdino (PSDB).

Colaboraram: João Cândido Martins e Pedritta Marihá Garcia.