Notas da sessão plenária de 10 de maio

por Assessoria Comunicação publicado 10/05/2017 13h50, última modificação 18/10/2021 07h24

Logradouro público
Os vereadores confirmaram, em segunda votação unânime, a denominação de logradouro público de Nicolau Inthon Kluppel, engenheiro civil e ambientalista  falecido em setembro do ano passado, aos 86 anos de idade.  Ele participou, no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), da implantação de parques como o Barigui, o Tingui e o Tanguá. Era conhecido pelo apelido de “Nicolago”. Autor do projeto de lei (009.00003.2017), que agora seguirá para a sanção do prefeito, Felipe Braga Côrtes (PSD) sugeriu que a homenagem seja ligada ao meio ambiente.

Adiamentos
O projeto (006.00003.2017) que concede a Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado Antônio Francisco Corrêa Athayde será votado em segundo turno na próxima segunda-feira (15). O adiamento foi solicitado por Sabino Picolo (DEM), já que sua colega de bancada e autora da proposição, Julieta Reis, não compareceu à sessão. Também foram adiados todos os requerimentos da segunda parte da ordem do dia.

Interrupção
Um cidadão que se apresentou como servidor público, mas não se identificou, interrompeu a fala diretor do Detran-PR Marcos Traad (leia mais), durante sessão desta quarta-feira (10), para pedir a palavra, justificando a reivindicação “porque essa é a casa do povo". Com a anuência do presidente Serginho do Posto (PSDB), o homem desejou paz a todos, fazendo uma oração que durou cerca de um minuto. Ele encerrou dizendo com o dedo em riste: “trabalhem direito, se vocês pisarem na bola, não sou eu que venho cobrar, é algo superior, amém”.

Pacto Pelo Brasil I

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) reclamou, no pequeno expediente desta quarta-feira, sobre a Câmara de Curitiba não ter sido convidada para o  1º Congresso do Pacto Pelo Brasil. "Ontem a Uvepar [União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos Municipais] falou sobre o funcionamento das câmaras municipais, mas ela nunca esteve visitando os gabinetes", disse. "Me entristeceu o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, lamentando a ausência dos vereadores no evento, mas nós fomos convidados?", questionou.

Pacto Pelo Brasil II
Em resposta ao questionamento da vereadora Maria Leticia, o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), informou que a Uvepar é uma entidade associativa, em que cabe ao parlamentar se filiar ou não. "Não temos instrumento legal que permita à Câmara pagar a mensalidade dos vereadores. Qualquer um pode se associar", explicou. "A entidade presta um serviço de assessoria e algumas câmaras do interior têm dificuldade nas suas assessorias. A nossa já possui um corpo técnico qualificado, que atende nosso trabalho legislativo", explicou.

UPA I
Durante o pequeno expediente desta quarta-feira (10), Zezinho Sabará (PDT) agradeceu a atenção dispensada pelo secretário municipal de Saúde, João Gonçalves Baracho, em reunião nesta terça. "Ontem ele me informou que no dia 21 será inaugurada a UPA do Tatuquara e que a UPA do CIC será reaberta o mais breve possível", disse. O secretário afirmou também que a distribuição de medicamentos nas unidades de saúde do município será normalizada dentro de 15 dias, conforme negociação com fornecedores.

UPA II
Zezinho do Sabará (PDT) fez um registro em plenário, no final da sessão plenária, de um caso de violência dentro da UPA Pinheirinho. Disse que não tinha os detalhes, mas lembrou história da semana passada, quando um paciente agrediu uma enfermeira na mesma Unidade de Pronto Atendimento.  

Denominação
Começou a tramitar nesta quarta-feira (10), após leitura no pequeno expediente o projeto de lei que denomina de Geraldo Vargeniak Kornatzki, um logradouro público ainda não nominado (009.00020.2017). A proposição é de autoria do vereador Mestre Pop (PSC).

Contorno Leste

O vereador Cristiano Santos (PV) apresentou pedido de informações oficiais ao Executivo questionando se existe projeto para ampliação do número de acessos à rodovia na extensão dos bairros Bairro Novo, Sítio Cercado, Umbará, Ganchinho, CIC, Pinheirinho, Alto Boqueirão e Fazenda Rio Grande (062.00262.2017). O parlamentar argumenta que há poucos pontos de acesso e de retorno na rodovia, o que prejudica moradores e comerciantes da região.

Visitas ao plenário
O plenário da Câmara Municipal recebeu hoje as visitas do líder do governo do Paraná na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), e o vereador Juliano Martins (PSC), de São José dos Pinhais. (Foto)