Notas da sessão plenária de 10 de abril - 1ª edição
Plano de recuperação I
Zezinho Sabará (PDT) reforçou, durante o pequeno expediente da sessão plenária desta segunda-feira (10), o compromisso dele e da bancada de seu partido, também formada pelos vereadores Goura, Marcos Vieira, Tito Zeglin e Toninho da Farmácia, de estudar os 12 projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara para recuperação fiscal do município. “Vamos elaborar um relatório com pedidos de informações e também com sugestões ao prefeito. Precisamos ter segurança para votar estes projetos, pois estamos sendo cobrados pela população”, frisou. (Foto 1)
Plano de recuperação II
Professora Josete (PT) também falou sobre os projetos do Executivo e pediu atenção dos vereadores especialmente às proposições que dizem respeito às carreiros dos servidores públicos. Ela alertou para as alterações sobre a data-base do funcionalismo, a suspensão dos procedimentos de progressão nas carreiras dos servidores, as mudanças nas concessões das licenças-prêmio e no 13º pago aos funcionários do Município. “Como são muitos projetos, estamos fazendo uma leitura técnica”, frisou a parlamentar. (Foto 2)
Unidade de saúde
A vereadora Katia Dittrich (SD) encaminhou ao Executivo pedido de informações sobre a razão de ainda não terem sido iniciadas as atividades da Unidade Básica de Saúde Jardim Aliança, na estrada Guilherme Weigert (062.00156.2017). Ela questiona quando é que o equipamento entrará em funcionamento, já que a obra foi finalizado em 2013.
Lombada desregulada
Outro pedido de informações de Katia Dittrich (SD) diz respeito à regulagem da lombada eletrônica, localizada na avenida Senador Salgado Filho, nº 524, que tem marcado incorretamente a velocidade dos veículos que passam pelo equipamento (062.00191.2017). Segundo a vereadora, há queixas de motoristas que relatam que, ao passar pelo local, a velocidade indicada pela lombada é quase o dobro da marcada pelo velocímetro do veículo.
Terminal
Informações sobre a previsão de construção de terminal de ônibus na praça Adolfo João Hilário da Veiga, na CIC, foi questionada pelo vereador Mauro Ignácio (PSB), em requerimento encaminhado ao Executivo (062.00195.2017). “A construção do terminal de ônibus na praça em questão foi amplamente divulgada pela gestão anterior e gerou grande expectativa na população local, especialmente naqueles que residem nos bairros Campo Comprido, Conjuntos Atenas I e II, Vila Sandra, Augusta, e outros nas proximidades”, argumenta o parlamentar.
Regularização
O vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC) pede esclarecimentos sobre a regularização de imóveis urbanos consolidados, em que foi requerido o desmembramento para obtenção de matrícula individual de imóvel. “No local se encontram moradias, comércio, igrejas que são informais em função da lei municipal que permite lotes mínimos de 2.000 m², porém, cada um tem que reivindicar seus interesses próprios, utilizando o instrumento legal da medida provisória 759/2016”, diz o documento.
Passeio Público
Informações sobre a retirada do módulo da Polícia Militar do Passeio Público foram requisitadas pelo vereador Colpani (PSB). Ele deseja ainda saber sobre como será feito o patrulhamento da região após esta mudança (062.00197.2017). “Recebemos várias reclamações sobre a retirada do módulo policial do referido local, uma vez que se tornará perigoso para os transeuntes sem a presença dos policiais”, afirma o autor, no requerimento.
Cidadão honorário
Começou a tramitar na Câmara de Curitiba projeto do vereador Pier Petruzziello (PTB) que concede o título de cidadão honorário a Yuan Jinyun (006.00005.2017). O homenageado nasceu em 1957, em Tangliu, província de Jiangsu, na China. Graduou-se em Matemática pelo Instituto de Tecnologia de Nanjing, em 1982. É pós-doutor em Matemática Computacional pela Stanford University, EUA. Hoje é professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná, concursado desde 1996.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba