Notas da sessão ordinária de 5 de agosto - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 05/08/2015 16h00, última modificação 01/10/2021 11h37
Pavimentação pendente I - Aprovada pelo plenário a indicação ao Executivo para que o orçamento de 2016 contemple a pavimentação de um trecho da rua João Bonat, no Novo Mundo. Proposta por Valdemir Soares (PRB), motivou debate entre os vereadores (201.00374.2015). Tico Kuzma (Pros) alertou que a revitalização da via já foi incluída na Lei Orçamentária Anual de 2014, e depois prometida para este ano, mas que ainda está pendente. (Foto 1)

Pavimentação pendente II
Kuzma protocolou, na manhã de hoje (5), um novo pedido de informações sobre a revitalização da rua João Bonat, entre a General Potiguara e avenida República Argentina (062.00318.2015). "A rua é muito importante para o Novo Mundo, é um eixo de ligação com outros bairros", reforçou Tito Zeglin (PDT). Mauro Ignácio (PSB) e Chico do Uberaba (PMN) falaram de obras pendentes nas regiões de Santa Felicidade e do Uberaba, respectivamente, que também tinham previsão orçamentária.

Paradesporto para surdos I
Aprovada pelo plenário, uma indicação à Prefeitura de Curitiba, de Felipe Braga Côrtes (PSDB), sugere a realização de uma competição de paradesportos para surdos (201.00376.2015). O vereador propõe que o evento ocorra na praça Oswaldo Cruz, que está sendo reformada, com a disputa de futsal, basquete e natação. (Foto 2)

Paradesporto para surdos II
"Sugere-se que a competição seja realizada em uma data próxima ao 26 de setembro, o Dia Nacional dos Surdos. Seria a primeira vez que o Município de Curitiba organizaria um evento esportivo assim", completou Braga Côrtes. Ele recepcionou em plenário, na sessão de ontem (4), representantes da Federação Desportiva dos Surdos do Paraná, que representa cerca de 400 atletas.

Audiências da LOA
Vereadores criticaram a falta de espaço dado a eles, pelo Executivo, durante as audiências públicas sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) – iniciadas ontem (4), em Santa Felicidade. "Poderia haver uma pré-discussão com os vereadores da região", sugeriu Mauro Ignácio (PSB). Chico do Uberaba (PMN) e Helio Wirbiski (PPS) defenderam que o parlamentar conhece as demandas dos bairros em que atuam e que são cobrados diariamente pela população.

Sugestão à LOA
O plenário acatou indicação ao Executivo, de Valdemir Soares (PRB), para que o orçamento do próximo ano contemple a revitalização da rua José Zgoda, entre a Santa Madalena Sofia e a Dante Angelote, no Tarumã (201.00375.2015). O vereador justifica que a via possui tráfego intenso, “já que faz a ligação da trincheira do Bairro Alto/Bacacheri e permite o acesso à Unibrasil”.

Estudantes I
Um grupo de 15 alunos do curso Espro (Ensino Social Profissionalizante), sob a supervisão da professora Cristiane Vernize, acompanhou a sessão. Os estudantes conversaram com diversos vereadores, entre eles Pier Petruzziello (PTB), que explicou aos jovens sobre as funções da Câmara Municipal e como é o trabalho dos parlamentares. (Foto 3)

Estudantes II
Segundo o site da instituição, o Espro é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Foi fundado em 1979, por iniciativa de unidades do Rotary Club, e tem como essência a transformação social, ao capacitar e encaminhar para o mundo do trabalho mais de 22 mil jovens em vulnerabilidade social por ano.

Visita I
Paulo Colnaghi, coordenador da Rede de Proteção Animal (RPA) da Prefeitura de Curitiba acompanhou parte da sessão. Colnaghi, que estava acompanhado de Ana Paula Menezes, coordenadora da RPA, foi recepcionado em plenário por diversos vereadores. (Foto 4)

Visita II
A Câmara Municipal recebeu a visita de uma comitiva de vereadores de Mauá da Serra (PR). Marcio Dias (PMDB), Marcos Macedo (PTB) e Nilson Gonçalves (DEM) foram cumprimentados pelo presidente do Legislativo, vereador Ailton Araújo (PSC). (Foto 5)