Notas da sessão ordinária de 31 de agosto

por Assessoria Comunicação publicado 31/08/2015 14h25, última modificação 01/10/2021 11h30

UPA Campo Comprido I
Mauro Ignácio (PSB) alertou à necessidade de um aparelho de raio-x na unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campo Comprido. Ele justificou que a demanda por exames é grande e tem sobrecarregado os equipamentos de bairros vizinhos, como Santa Felicidade. Segundo o vereador, a alegação é que não há espaço para a máquina. (Foto 1)

UPA Campo Comprido II
Ignácio disse que fará uma visita à UPA com o secretário municipal da Saúde, César Titton, “para que possamos verificar a possibilidade ou não de se instalar tal aparelho”. O vereador também pediu apoio à Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte do Legislativo e se dispôs a ajudar na viabilização de verba para o raio-x, em Brasília.

Painel eletrônico
Foi aprovado em segundo turno, com 29 votos favoráveis, o projeto de resolução de iniciativa de diversos vereadores que altera o Regimento Interno da Câmara (011.00005.2015). O objetivo é que o resultado das votações só seja divulgado no painel eletrônico após o fim do procedimento (leia mais).

Correção em lei
Também passou em segunda votação uma iniciativa do prefeito para alterar o parágrafo 9º do artigo 3º da lei municipal 14.633/2015, referente ao funcionamento das bancas de jornais e revistas (005.00109.2015). O projeto teve 29 votos favoráveis. Segundo a justificativa da proposição, trata-se de uma mudança de ordem técnica, para corrigir um erro de digitação.

Realocação
Rogério Campos (PSC) pediu informações à prefeitura sobre quando serão realocados os moradores da rua Osório de Almeida, no bairro Tatuquara, por se tratar de uma área de risco (062.00323.2015). Ele também questionou ao Executivo a implantação de asfalto na rua Rogério Zara do Amaral, no Campo de Santana (062.00349.2015).
 
Bomba dágua
Professor Galdino (PSDB) encaminhou à prefeitura quatro requerimentos de pedidos de informações, lidos no pequeno expediente de hoje. Um deles se refere à bomba dágua do parque Tanguá (062.00351.2015) e outro questiona a conclusão da Linha Verde (062.00352.2015). O vereador ainda solicita informações quanto à empresa Higiserv (064.00028.2015).

Urbs
Números e valores arrecadados pelo serviço de fiscalização da Urbanização de Curitiba (URBS) foram indagados pelo vereador Chicarelli (PSDC), em pedido de informações oficiais (062.00354.2015).

Vias Calmas I
Valdemir Soares (PRB) manifestou preocupação quanto à previsão de instalar mais “Vias Calmas” em outras ruas e avenidas da cidade. “A avenida 7 de Setembro saiu prejudicada ao comportar uma Via Calma, virou um caos. Uma avenida que conta com uma catedral, uma universidade, dois shoppings e outros estabelecimentos não poderia sofrer essa transformação”, defendeu ele. (Foto 2)

Vias Calmas II
“Esperamos que essa ação não seja meramente arrecadatória, pois a Câmara não recebeu os dados que fundamentariam essas novas Vias Calmas” disse o vereador, que também expressou dúvidas quanto à fiscalização destes locais.

Elogios e críticas I
Chicarelli comentou que esteve no Zoológico Municipal e verificou que o local está em boas condições. “Boas vias de acesso, bons tratos aos animais. O Zôo está bem cuidado, ao contrário dos murmúrios que circulam pela internet”, afirmou ele.

Elogios e críticas II
“Infelizmente”, continuou Chicarelli, “o mesmo não pode ser dito do Largo da Ordem, que no período noturno se torna um antro de pessoas mal-intencionadas que promovem bebedeiras e consomem substâncias ilegais”.

Estudos paranaenses
Galdino também pede esclarecimentos à prefeitura sobre estudos paranaenses nas escolas de Rede Municipal de Ensino (062.00348.2015). Ele pergunta se há disciplinas específicas sobre o tema e se a capacitação dos professores aborda a história do Estado. (Foto 3)

Aniversários
O presidente da Câmara, Ailton Araújo (PSC), registrou os aniversários dos vereadores Julieta Reis (DEM) e Mestre Pop (PSC), comemorados, respectivamente, ontem (30) e hoje (31).

Táxis x Uber
Chico do Uberaba (PMN) registrou em plenário a garantia do diretor de Transporte da Urbs, Daniel Andreatta Filho, de que não será permitida a operação do Uber em Curitiba. A declaração foi realizada em audiência pública para discussão do aplicativo, na última sexta-feira (leia mais).

Marilena Rubens
Serginho do Posto (PSDB) registrou a presença em plenário da escritora e artista plástica curitibana Marilena Rubens, autora de "Indomitum Anima". “Ela foi convidada para a Bienal do Livro Rio 2015, que ocorre em setembro”, disse o vereador. (Foto 4)