Notas da sessão ordinária de 3 de junho - 1ª edição

por Assessoria Comunicação publicado 03/06/2015 15h40, última modificação 30/09/2021 11h27

Chicarelli (PSDC) apresentou ao plenário a resposta do Executivo ao requerimento que solicitou informações sobre contratos realizados entre a Urbs e o ICI (Instituto Curitiba de Informática) (062.00183.2015). “A prefeitura disse que nenhum contrato novo foi realizado com o ICI depois da instalação da CPI do Transporte Coletivo [em junho de 2013]”, explicou.

Casas da Cohab

A Prefeitura de Curitiba respondeu também a proposição de Chicarelli (PSDC) que pediu o levantamento do número de casas entregues pela Cohab nos últimos três anos (062.00182.2015). “Foram 2.015 unidades em 2015, cerca de 5 mil em 2013 e apenas 1.789 no ano passado. O número de casas entregues caiu e deve continuar caindo neste e nos próximos anos. Empresários não querem investir no programa Minha Casa, Minha Vida”, observou o vereador.

Gastos com publicidade
A terceira resposta apresentada por Chicarelli (PSDC) em plenário é ao pedido de informações que requereu a relação das despesas realizadas em 2014 com publicidade e propaganda impressas com jornais, folhas e informativos de bairros. (062.00154.2015). “A prefeitura gastou R$ 1,2 milhão com estes anúncios. Pesquisei alguns nomes informados e não encontrei na internet. Tem coisa estranha acontecendo na mídia da prefeitura. Há algum interesse em anunciar nestes jornais e eu vou investigar isto”, comunicou. (Foto 1)

Reformas I

Na tribuna, Serginho do Posto (PSDB) cobrou mais resultados efetivos do governo federal e do Congresso Nacional na efetivação das grandes reformas que o Brasil precisa. Para o vereador, a reforma administrativa “deveria vir antes da "mini" reforma política que está sendo votada na Câmara e no Senado e que não satisfaz as necessidades da população”. (Foto 2)  

Reformas I
“O Congresso não avançou e está nos devendo nesses primeiros cinco meses [da nova legislatura]. Não é possível termos mais um período em que a reforma política não acontece. Também defendo veementemente a reforma administrativa. Não é possível a máquina administrativa ficar mais pesada e o governante não conseguir prestar o mínimo dos serviços necessários”, reforçou Serginho.

Supistas do Passaúna I
Felipe Braga Côrtes (PSDB) registrou a criação da Associação de Stand Up Paddle de Curitiba. “O evento aconteceu no dia 28 de maio. O stand up paddle é um esporte que vem crescendo no país. Quem pratica é um supista”, explicou. Segundo o vereador, o Lago do Passaúna é o único local da região metropolitana que possui autorização para a prática do esporte. (Foto 3)

Supistas do Passaúna II

O parlamentar sugeriu o desenvolvimento de projetos na área da preservação ambiental, com o apoio dos supistas, e melhorias na segurança e na infraestrutura do entorno do lago. “O Mirante do Passaúna é uma área grande, pública e a única da cidade que dá o acesso ao lago. É um lugar maravilhoso usado por curitibanos e moradores da região metropolitana”, completou Braga Côrtes.

Visitas
O primeiro vice-presidente do Legislativo, Felipe Braga Côrtes (PSDB) registrou a presença do presidente da Câmara Municipal de Cotia (SP), Sérgio Folha (PP), e do secretário municipal de Indústria e Comércio da cidade paulista, Almir da Rocha. Os vereadores de Joinville (SC), Claudio Aragão (PMDB) e Fabio Dalonso (PSDB), também visitaram a Câmara de Curitiba nesta quarta-feira (3). (Fotos 4 e 5)